ABRIR EMPRESA APÓS A CRISE E A NOVA POSTURA PARA O EMPREENDEDORISMO

ABRIR EMPRESA APÓS A CRISE E A NOVA POSTURA PARA O EMPREENDEDORISMO

Essa pandemia trouxe muitas mudanças para o mercado de modo geral.

Muitas empresas estão em crise e no momento estamos passando por muitos desafios.

Mas, há muitas razões para acreditar que depois dessa crise o empreendedorismo vai crescer muito, sobretudo empreendedorismo para pequenas empresas de verdade.

Alguns empreendedores, talvez aqueles comércios que não eram tão estruturados, acabaram encerrando as atividades nesta crise.  

É importante dizer que algumas empresas já estavam com problemas, há muito tempo, e a crise foi só um empurrão para o encerramento das atividades.

Mas quando tudo isso acabar, quando voltarmos as atividades econômicas normais, o que esse empreendedor vai fazer?

Acaba não fazendo sentido dizer que este empreendedor vai entrar para o mercado de trabalho, ele não tem experiência e depois da crise o emprego que já não estava fácil, será ainda mais escasso.

A maioria dos empreendedores, por não ter experiência, vai acabar montando um negócio novamente.

Mas, dessa vez, será diferente.

E por que será diferente?

O estado mundial atual trouxe muitos aprendizados, os novos negócios terão um formato diferente e mudanças.

O mercado está completamente transformado, isso não podemos negar.Os empreendedores a partir de agora vão olhar para aspectos mais voltados a gestão do negócio.

A importância de estar preparado

Há muitos anos eu já venho falado sobre gestão de negócios, é um aspecto muito importante há muito tempo, mas só agora algumas pessoas perceberam.

Outro ponto importante é que empreender não requer nenhuma especialização técnica, basta procurar um contador ou abrir um MEI pela internet.

Depois do seu CNPJ constituído já é um empreendedor.

Hoje tudo aquilo que não é exigido, sobre o ponto de vista de qualificação técnica para empreender, o mercado vai exigir num futuro breve.

 imagem que represente organização
Neste momento que vivemos e no momento que vamos viver será indispensável ser um gestor exímio

E para você que se sente perdido nesta crise, este é o momento certo para se qualificar para ser um gestor de sucesso que vai montar o seu próprio negócio.

Como fazer isso?

Existe muita informação na internet, não somente no nosso canal e nos nossos vídeos.

Existe muita informação estruturada para que efetivamente aprenda técnicas que vão te ajudar quando voltar a empreender ou começar a empreender.

Não sabemos exatamente qual o impacto dessa situação toda, só sabemos que haverá impacto, dependendo da situação: imagine o número de desempregados e a quantidade de novos negócios vão surgir como consequência do desemprego e crise.

Desafios do empreendedorismo

O brasileiro tem uma característica muito prática, ele tem boas ideias, mas não é fácil empreender por aqui.

Vivemos num país onde empreender é uma das coisas mais difíceis de realizar, temos um sistema que envolve muita burocracia.

Além disso, mesmo num momento delicado como o que estamos vivendo, onde as empresas e os empresários precisam de luz para manter os seus negócios, a maioria deles não consegue enxergar essa luz, ainda que se diga que essa luz existe.

Tudo isso é porque entre a luz e o empresário nós temos uma grande barreira de burocracia.

No nosso país encontramos muita burocracia para conseguir crédito e fazer ações que permitam que o negócio desse mantenha, por exemplo.

E isso não começou agora, convivemos com a burocracia, há mais de 20 anos estamos empreendendo e sempre convivemos com essas burocracias e vamos continuar convivendo com elas.

E por isso para que empreenda e tenha sucesso, precisa entender qual o contexto empresarial, por menor que seja o seu empreendimento.

Mesmo que você seja um pequeno empreendedor ou apenas prestador de serviços para outras pessoas e empresas, é necessário que conheça o mínimo necessário sobre questões como:

  • Impostos;
  • Reserva de caixa;
  • Controle financeiro;
  • Regras trabalhistas.

O empreendedor deve conhecer no mínimo esses pontos, dificilmente você terá resultados sem contratar alguém e para contratar alguém existem regras a serem seguidas e você precisa ter esse conhecimento mesmo que seja superficial para que tenha sucesso.

Sem dúvidas teremos muitas oportunidades depois que a pandemia acabar, mas também surgirão muitas exigências quando o assunto for gestão, e é nesse ponto que a sua preparação fará uma grande diferença.

Você está pronto (a)?

 Prepare-se para empreender!

Aproveite esse momento de turbulência que estamos vivendo para estudar e ler livros muito bacanas, somente o conhecimento pode te fornecer orientações assertivas para você.

Existem muitos cursos gratuitos, busque isso e assista a vídeos que façam sentido.

Além disso, é importante desviar a sua mente um pouco de notícias ruins, busque coisas relevantes para o seu conhecimento.

Invista na sua preparação.Na hora em que as oportunidades baterem de novo na sua porta, você vai estar preparado e isso vai ser essencial para ter sucesso no empreendedorismo nos próximos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *