JOVEM EMPREENDEDOR – COMO SE PREPARAR PARA O SUCESSO

JOVEM EMPREENDEDOR – COMO SE PREPARAR PARA O SUCESSO

Os números de jovens empreendedores que procuram as soluções contábeis da Tactus não param de crescer.

Neste conteúdo, daremos algumas dicas para você que é jovem e que vai começar um negócio. Mesmo que, em razão da idade, não tenha tanta experiência, neste conteúdo vai entender que é possível aproveitar e potencializar tudo aquilo que a juventude acaba nos proporcionando.

Por que o número de jovens empreendedores cresce diariamente?A nova geração que está entrando no mercado de trabalho, naturalmente, acaba não aceitando viver o que vem sendo vivido por outras gerações, eles querem mais.

PERFIL PROFISSIONAL DOS JOVENS EMPREENDEDORES

A nova geração não se encaixa facilmente em padrões estabelecidos pela maioria das empresas. Para que se encaixe no padrão de uma empresa, será necessário que o jovem tenha uma conexão muito grande com ela.

imagem que represente jovem empreendedor começando sua carreira
O jovem precisa se identificar com a empresa

Mas as empresas ainda estão evoluindo nesse aspecto, a grande maioria não está completamente preparada para recepcionar essa geração de profissionais. Como uma saída para a realização pessoal e profissional, muitos desses jovens acabam se tornando empreendedores.

O CAMINHO DO EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo permite que eles encontrem mais liberdade no seu caminho.

O jovem acaba tendo menos medo de ousar e traz consigo a liberdade de transitar em diferentes desafios.

É comum nos deparamos com pessoas que abriram os seus negócios nos anos 80 e eles ainda permanecem quase imutáveis, e “não saem do lugar”.

Não há mais espaço para isso, o mercado mudou, muita coisa aconteceu em volta do “negócio dos anos 80” e para ter sucesso é preciso ter coragem de sair de lá. O jovem acaba sendo muito mais dinâmico.

imagem que represente grupo de jovens engajados
Os jovens empreendedores têm muito mais dinamismo nas suas ações e consequentemente usam isso ao seu favor

Por isso, um dos grandes diferenciais do jovem é a: adaptabilidade.

No mercado de negócios, ser adaptável é fundamental, como um camaleão, você precisa se adaptar a diferentes situações.

E não basta se adaptar, isso deve ser feito de forma rápida para não perder o timing da ação.

Toda essa energia que o jovem tem, quando usada ao seu favor, pode fazer uma grande diferença.

Por outro lado, o jovem também tem pontos que não o favorecem, uma delas é a falta de experiência.

Essa falta de maturidade empreendedora muitas vezes coloca o jovem no mercado precocemente, sem conhecimento algum sobre empreendedorismo.

Muitas startups que existem foram formadas por jovens, mas elas exigem evolução da maturidade de forma muito rápida, isso significativo para garantir mais chances de sucesso no futuro.

Pontos importantes que você tem que pensar quando jovem:

·   Quem é que vai mentorar o seu negócio?

·   Quais as pessoas que você vai colocar à sua volta?

·   Quais as empresas que vão efetivamente te ajudar e estão alinhadas com o seu pensamento?

Se você é uma pessoa mais tecnológica, isso inevitavelmente acontece com os jovens, você tem hoje uma empresa de contabilidade que também é tecnológica?

O seu contador conhece o seu tipo de negócio e o que você faz? Uma empresa contábil deve conhecer os seus problemas e oferecer soluções para eles.

SOLUÇÕES CONTÁBEIS NA TACTUS

A Tactus está habituada a atender muitos empreendedores jovens, quando eles chegam na nossa empresa, na maioria das vezes, chegam sem experiência nenhuma.

No ano de 2019, abrimos mais de 400 empresas, grande parte dessas empresas são de jovens profissionais, que nunca estiveram no mercado antes.

Sem dúvida esse é um dado empolgante, mas não podemos esquecer que quem abre uma empresa pela primeira vez precisa de orientação.

imagem de livros, books e material de estudo
Para abrir uma empresa é indispensável orientação prática e rápida

O jovem não tem tempo e, muitas vezes, nem paciência para sentar-se numa sala para ouvir alguém explicar tecnicamente como se faz a contabilidade ou detalhes de tributação.

Geralmente ele não vai se conectar com esse tipo de linguagem.Por isso, é tão importante ter uma empresa contábil que vai entender o seu negócio e te ajudar nessa jornada.

APRIMORANDO O CONHECIMENTO

Além da contabilidade especializada,é importante contar com a experiência de outras pessoas que possam te dar orientação.

Mesmo que opte por não fazer uma faculdade, é indispensável para o jovem empreendedor se qualificar através de treinamentos e cursos. O novo empreendedor deve estar sempre envolvido em lugares que possam trazer embasamento técnico.

A faculdade é indispensável em profissões que exigem uma normativa como médicos por exemplo, mas, no caso do empreendedor não é exigido que ele tenha uma formação.

É muito complicada a questão da graduação, porque o mundo acadêmico acaba não preparando os profissionais para a prática. Depois de uma graduação,  muitos jovens se veem perdidos, tiveram contato com muita teoria, mas não sabem de fato sua aplicabilidade.

imagem que represente pessoa pensativa,com dúvidas
Contar somente com a teoria não é uma boa estratégia para que tenha um negócio de sucesso

Não se preocupe! Atualmente, o mercado oferece ótimas possibilidades de aprender através de cursos mais rápidos e práticos, existem formações precisas que resolvem essa dor de conhecimento.

imagem que represente tecnologia
Conte com a internet como facilitador para aprendizagem

Portanto, se você é jovem precisa saber dosar, entender que tem energia e dinamismo, mas deve dosar tudo isso com conhecimento, só assim será tecnicamente hábil para tocar o seu negócio.

Nesse ponto é fundamental que se qualifique.

O número de jovens na Tactus vai continuar crescendo, pois, acreditamos muito no empreendedorismo jovem.

A Tactus busca sempre que as soluções da empresa sejam alinhadas às suas necessidades.Se você acha que a Tactus pode colaborar com o seu sucesso, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo (a).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente