APRENDA COM OUTRAS EMPRESAS E CRIE UM NEGÓCIO DIFERENTE

APRENDA COM OUTRAS EMPRESAS E CRIE UM NEGÓCIO DIFERENTE

Você quer montar um negócio e o que você quer fazer já existem empresas que estão realizando e são referência no mercado?

Diante dessa situação, um empreendedor se pergunta: será que terei sucesso?

Se quer montar um negócio, mas é um modelo de negócio já existente como fazer isso?

Copiar este modelo e entregar algo exatamente como já existe no mercado talvez não seja a melhor alternativa.

Imagem de pessoa tendo uma ideia, insight
Sua ideia para um negócio pode ser adaptada

O ideal é que você consulte o que essas empresas fazem, verifique outros negócios que podem ser do mesmo mercado mas em outras regiões ou de diferentes mercados com outras possibilidades que você tem de ideias para o seu negócio.

Reunindo essas informações, é importante explorar aquilo que não está sendo muito bem explorado.Ou busque criar um negócio que seja semelhante, porém,  para um público-alvo diferente. Se baseando na ideia de um negócio e replicando em outro público-alvo com diferenciais competitivos que aquele negócio, teoricamente o seu concorrente, não teria.

NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

Um exemplo prático…

Hoje não faria nenhum sentido lançar um Uber no mercado, mas você poderia desenvolver um aplicativo para atender o mercado.

Portanto, poderia criar um aplicativo que atendesse um público-alvo bem definido como pessoas idosas, mulheres ou com problemas de mobilidade.

Deste modo, você está pegando uma ideia que já está no mercado e transformando  em algo que já existe com um grande diferencial.

Eu vejo claramente que as mulheres têm medo de pegar Uber muitas vezes, porque a maioria são homens e você não tem a capacidade de avaliar quem está no volante e um aplicativo que fosse direcionado só para mulheres acaba atendendo tanto motoristas quanto consumidores.

Esse é um exemplo de adaptar algo existente para uma nova realidade, até porque não haveria como competir como uma empresa como o Uber. Se você tiver um serviço diferenciado para atender um público específico, não haverá competição direta com o Uber.

Essa é uma possibilidade: olhar para um negócio e usar esse negócio como ideia para criar um novo negócio.

O que você precisa entender é que não dá pra tentar vender para o mercado mais do mesmo, porque mais do mesmo já existe, temos no mercado muitas empresas que são cópias de outras.

E também não dá pra você levar para o mercado uma cópia fake do que já existe. Isso é o que acontece muito com as marcas chinesas que criam carros que são cópias de carros de outras nacionalidades e muitas vezes a qualidade não chega nem próximo ao “original”.

Tem gente que pega um modelo e faz tudo igual, até mesmo as páginas de venda, a forma como se coloca um vídeo, tudo… Não precisa fazer isso.

Imagem que represente pessoas especializadas, time Tactus
Adapte a sua realidade, analise o que tem no mercado e tire ideias para aplicar no seu negócio.

Nós da Tactus criamos um modelo de negócio segmentado dentro da contabilidade e esse modelo de negócio foi inspirado em outros modelos já existentes, inclusive modelos que não estão no Brasil. A partir de diferentes ideias criei o meu modelo de negócio.

Se alguém for criar um modelo semelhante ao meu, pode se espelhar e criar um modelo próprio de negócio. Repetir literalmente o meu modelo não vai dar certo porque as empresas, times, habilidades e etc são diferentes. Você precisa buscar ideias para se adaptar.

Dificilmente você vai “reinventar a roda”, e lançar um produto nunca visto no mercado, pode ser até um grande problema, pois, vai ter que validar e pode ser muito mais difícil de ter resultados se não estiver no tempo certo para isso.

Muitos produtos não têm a aderência que deveriam no mercado porque quando são lançados, não têm um público preparado para aquilo, o mercado tem que estar maduro para consumir certos produtos e é preciso avaliar esse momento.

Muitas vezes fazer uma coisa antes de todo mundo, se não estiver na hora certa, pode significar que você não terá resultados.

Então você precisa entender o tempo certo e validar claramente para ter melhores resultados e ser mais assertivo na sua estratégia.

Aprenda, estude, faça estudo de casos de mercado, analise negócios dentro do segmento que você quer lançar o seu negócio, negócios que estão em outras localidades e etc. Reúna todas as informações possíveis e tente validar um novo modelo, e adapte de forma a chegar a um modelo minimamente viável para escalar dentro do seu mercado.

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