Como ser um Empreendedor de Sucesso

Como ser um Empreendedor de Sucesso

Você já parou para analisar o fator que determina o sucesso e o fracasso de um empreendedor? O que leva essa pessoa isso? Porque a diferença entre o sucesso de um e outro? Como esse empreendedor age e quais pontos ele prioriza para o sucesso?

Existem vários fatores que fazem a diferença, vou falar um pouco sobre os principais.

Mente Empreendedora

Vamos falar um pouco sobre o pensamento empreendedor e de que forma ele é construído em uma mente que está sendo preparada para empreender.

Uma mente preparada é aquele que pensa de moto motivado, mas toma decisões de maneira realista.

É muito importante que a motivação e a realidade andem lado a lado, se você for uma pessoa motivada, mas não tiver uma visão realista do seu negócio pode tomar decisões que podem colocar em risco o seu negócio.

E caso seja realista e não tenha motivação  dificilmente vai chegar longe nesse ramo. Quando um empreendedor é bem preparado está pronto para sofrer os problemas e dificuldades que qualquer um vai enfrentar.

As pessoas têm uma visão errada a respeito do empreendedorismo, enxergam como uma coisa muito fácil, com a ideia completamente errada de que qualquer um em qualquer situação pode empreender. Mas essa não é a realidade do mercado.

Para empreender de forma correta você precisa se preparar, e ter a mente empreendedora. Uma mente assim está sempre procurando alternativas para melhorar os negócios, está sempre ligada mesmo nos momentos que não está dentro efetivamente da sua empresa.

É importante estar sempre pronto para construir alguma coisa em relação ao negócio. Esse tipo de prontidão não vai te tornar escravo do seu negócio e nem te manter em stress constante, é uma maneira de não perder oportunidades e estar sempre disposto a melhorar.

A mente do empreendedor tem que estar preparada para chegar longe.

Para chegar a esse ponto e melhorar a sua mente não vai percorrer nenhum calvário, porém precisa entender algumas coisas. Para começar uma transformação deve entender a maneira que outros empreendedores chegaram ao sucesso.

Quando começa a estudar as ideias de outros empreendedores, têm a oportunidade de receber dicas que serão importantes, principalmente porque essas pessoas já passaram por desafios e enfrentaram dificuldades, e mesmo assim estão empreendendo há anos.

Esse tipo de troca pode te proporcionar um conhecimento importante. Quando foca em aprender com essas pessoas você terá condições de melhorar o seu pensamento estratégico e usar os erros que já aconteceram com elas para evitar que aconteçam com você.  

É muito bonito pensar somente que “Querer é poder”, mas não engesse a sua mente nesse pensamento, pois você precisa se preparar e isso tem que começar de dentro da sua mente.

Essa preparação será fundamental para entender que nem tudo é tão simples, nesse seu percurso você vai enfrentar desafios, dificuldades e momentos que vai pensar em desistir.

Mas se tiver a mente empreendedora e preparada vai passar por esses obstáculos, aprendendo com cada situação que enfrenta, cada momento difícil será um caminho para o aprendizado com seus erros e seus acertos, e isso vai preparar para que seja um bom empreendedor.

Preparação para Empreender

Nesse caminho há também de se levar em consideração que deve estar preparado para ter sucesso como empreendedor. E que essa preparação vai fazer a diferença, e direi a você como pode se preparar.

Como qualquer profissional que tem sucesso no que executa a preparação, dedicação e foco são fundamentais.

Ó que no empreendedorismo não existe uma exigência prévia de preparação empreendedora. Antes de abrir o seu negócio ninguém vai te obrigar a fazer um curso de gestão, de estratégia, vendas ou qualquer coisa assim. Deve existir o interesse por parte do empresário em investir na sua formação e a consciência do quão isso será fator predominante para que seu negócio cresça. Diferente da situação que enfrenta uma pessoa que deseja ser contador ou médico há uma formação prévia exigida pra isso.

Para se tornar um empreendedor basta abrir o seu CNPJ e já será considerado em empresário aqui no Brasil. Você pode achar muito fácil porque não precisa de nenhum curso para abrir uma empresa, mas essa falta de qualificação será cobrada no seu dia a dia, dentro das situações que vai enfrentar.

Não adianta abrir uma empresa se você ao menos sabe ler um relatório. Se não tem condições de tomar uma decisão estratégica num momento em que o seu negócio vai exigir isso, ou for incapaz de conseguir observar os números da sua empresa, não sabe vender o seu produto e serviço ou  não sabe lidar com pessoas e precisa montar uma equipe.

Assim que estiver diante dessas situações sem uma preparação consegue perceber a falta que a preparação da mente e a especialização em gestão vão fazer a você  e o quanto vai te custar caro. Precisamos estar preparados para empreender, e mesmo que já seja empreendedor precisa  aperfeiçoar sempre.

Todos os dias você precisa se preparar seja em forma de leitura, vídeo ou outro tipo de preparação. O que tem que saber identificar é quando apenas leituras e vídeos não estão dando o suporte que precisa, nesse caso talvez seja necessário algum curso dentro da sua área.

Ou mesmo fazer uma viagem, onde procure estudar e para que possa se aperfeiçoar em características específicas de uma região. Esse tipo de informação vai trazer a diferença, é muito importante se preparar de maneira técnica e empreendedora para o sucesso.

A tomada de decisão

Você tem ideia de quanto é importante tomar decisões e o que você precisa para tomar decisões corretas dentro do seu negócio?

Hoje em dia é comum que o empresário muitas vezes não consiga tomar decisões baseado nas informações que tem a sua disposição. Hoje existem diferentes formas de buscar informações financeiras com, por exemplo, através de métricas sobre as vendas, negócios e relacionadas a custos e serviços.

Pode também obter métricas que estão relacionadas com o pensamento dos seus clientes. Você pode reunir informações sobre a melhoria dos seus resultados e muito mais. Mas se tiver acesso a essas informações deve usá-las como base para as decisões.

Para que atinja isso é importante que saiba ler um relatório contábil ou financeiro, parece simples para algumas pessoas, mas muitos empreendedores não sabem interpretar um sistema que fornece relatórios ou gráficos.

Esses fatores fazem a diferença na tomada de decisões, é de suma importância que aprenda sobre essas informações para que consiga reuni-las e fazer a leitura, usando os resultados como base para isso.

Você deve saber como responder perguntas como a quantidade de clientes de um ano que se passou e quanto esses clientes geraram de receita, qual à receita recorrente, os percentuais gerados em cada trimestre, isso para que possa entender o histórico de vendas anual.

Na minha empresa a Tactus somos capazes de responder prontamente esse tipo de questão em minutos, basta acessar o sistema que esses dados estarão disponíveis.

Posso responder quantos clientes deixamos de atender quais os segmentos mais rentáveis, quantos clientes novos, taxas de prospecção de clientes e etc.

São inúmeras informações envolvendo a gestão financeira do meu negócio.

Temos todas essas informações disponíveis neste momento não apenas por sermos profissionais da contabilidade, temos muito clientes que tem essas informações e estão preocupados com isso.

E você também deve aprender a lidar com isso, não é difícil aprender interpretar e usar as informações principais do seu negócio.

Vai precisar de controles que envolvem diferentes métricas e que sejam fáceis e práticos. É importante a criação de métricas para a tomada de decisões, assim que conseguir entender pode tomar decisões baseadas nos números.

Não adianta ter números e informações à sua disposição e não tomar decisões baseadas neles, isso não vai trazer o seu sucesso. Traz o mesmo efeito existente em montar qualquer aparelho com o manual dentro da gaveta.

A informação é fundamental para a tomada de decisões corretas e na nossa empresa contábil procuramos ajudar nossos clientes dispondo essas informações para tomada de decisões.

Se quiser melhorar as informações e aprender a lidar com isso, deve   consultar as pessoas que podem te ajudar e que saibam fazer isso,  para realmente dar as informações que precisa para aprender a tomar decisões de forma correta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
%d blogueiros gostam disto: