CURSO - HOTMART NA PRÁTICA

Curso 100% gratuito e online para você aprender como ganhar dinheiro na internet usando a plataforma Hotmart. Assista abaixo as 6 aulas e acompanhe o conteúdo complementar abaixo de cada aula

#1: HOTMART - COMO FUNCIONA

O primeiro fator que você deve entender é que temos diferentes agentes envolvidos com a plataforma.
O primeiro é a sua empresa, que no caso chamamos de produtor.

Nesse caso, o produtor digital é quem produz conteúdo e vende isso através da plataforma do Hotmart.

O segundo agente é o afiliado.

O afiliado é uma pessoa que vende um produto digital e para isso recebe um comissionamento, ele faz a indicação desses produtos digitais que são preparados pelo produtor.

A Hotmart oferece uma plataforma de curso completamente interligada com um meio de pagamento. Ao fazer a venda para o seu cliente, a Hotmart entrega o acesso assim que confirmado o pagamento. 

Relação entre as partes

Na prática, como funciona a relação?

Você fará uma divulgação e quando seu cliente fizer a compra, direto na plataforma, ele recebe o acesso de forma automatizada.

Tudo isso acontece em tempo real.

Importante: A plataforma oferece uma série de funcionalidades e nenhuma delas é difícil para ser programada, além disso, você conta com tutoriais.

Nós temos outra pessoa envolvida nessa relação, o afiliado.

O afiliado pode fazer a indicação do produto para o cliente, nessa indicação ele recebe um comissionamento.

Quando ele faz indicação, existe um código específico desse afiliado.

Para fazer toda essa relação, a plataforma cobra uma taxa específica que inclui todo o processo. Ou seja:

  • Meio de pagamento;
  • Área de membros;
  • Ferramentas automatizadas e muito mais.

A plataforma Hotmart reúne tudo o que você precisa para vender seu produto digital, seja ele em um formato de curso, e- book ou serviços.

A venda de serviços online pela hotmart é uma nova possibilidade, você oferta através da plataforma serviços, como por exemplo, consultoria ou orientações, além de possibilidades como eventos virtuais e presenciais.

#2 - COMO VENDER NA HOTMART

Vamos explicar como você pode realizar as vendas através da plataforma com a perspectiva do produtor digital e do afiliado.

Produtor

O produtor ganha através da venda de seus produtos digitais, mas vale lembrar que eles são vendidos através de uma oferta.
Então, para vender através da internet é preciso estabelecer uma oferta, ou seja, o preço deve estar adequado a persona que se interessaria pelo seu produto digital.
Você precisa ter uma estratégia para atrair as pessoas que tenham um possível interesse e para que visitem sua página de vendas.

A página de vendas pode ser hospedada dentro da própria Hotmart, permitindo que fique incorporada com o checkout ou pode criar uma página específica.

Será preciso direcionar as pessoas que procuram o produto digital para uma página de vendas, e para gerar esse tráfego, precisa usar estratégias de marketing digital.

Muitos produtores têm um blog ou um site muito bem preparado.
Quem tem experiência e conhecimento, consegue organicamente estabelecer um bom tráfego, exigindo conhecimento detalhado de estratégias de SEO para que alcance ao menos a primeira página.

É possível também gerar tráfego pago.
Há uma infinidade de possibilidades para isso, para iniciantes o mais provável é a utilização de redes sociais como Facebook, Instagram e o próprio Google.

O ideal é que faça um curso específico sobre tráfego. Esse tipo de conhecimento trará economia para suas campanhas, maior assertividade e uma estratégia mais elaborada permitindo melhores resultados.

Dentro da plataforma da Hotmart é possível medir todo esse tráfego da página de vendas e o número de conversão.
Você também consegue medir quantas pessoas você está gerando tráfego para a página de vendas com as suas campanhas.

Consequentemente, você chega ao conceito de ROI que é o conceito do retorno de investimento que você tem através dessas campanhas.

Poderá inclusive, programar as suas campanhas a medir quantas pessoas viraram de fato leads e quantas viraram efetivamente compradores.

E a partir disso, fica mais fácil medir os diversos tipos de apontamentos e estabelecer uma relação de quantos leads você precisa para cada venda, e ainda saber o custo de cada um.

Existe uma estratégia chamada funil de vendas, as pessoas que entram nesse funil são atraídas por diferentes estratégias.

Ao chegarem no funil, elas passam pelo processo de relacionamento, onde você começa a nutrir essas pessoas de forma estratégica, parte delas serão impactadas na oferta e vão se tornar compradores.

A estratégia para vender na Hotmart contempla entender todo esse mecanismo de forma assertiva.

Afiliados

Essa é a segunda pessoa envolvida, para isso eles igualmente tem que fazer uma estratégia de geração de tráfego, para conseguirem realizar as vendas dos produtos.
A única diferença é que os afiliados fazem a geração de tráfego para a página de um terceiro ou uma página própria, linkada diretamente para o produtor.

Vantagens de ser um afiliado

Ao se tornar um afiliado você não tem as preocupações de dar suporte ao produto digital, produzir conteúdo, montar plataforma, edição, vídeos de vendas, entre outros detalhes.
Além disso, você não precisa essencialmente ter uma página de vendas, pode mandar o tráfego especificamente para a página de vendas do produtor.

Em contrapartida, você não tem controle sobre a entrega, não sabe o que de fato está sendo entregue para o seu cliente.

Por isso, precisa escolher produtos que realmente confie, pois o seu público confia em você.

Ou você pode ser um afiliado especialista em geração de tráfego, indicando diferentes produtos e nichos de mercado e atuando através das estratégias.

As duas frentes de atuação podem trazer muitos resultados.

Como em qualquer outro negócio, existe uma série de fatores que vão determinar o sucesso. Mas tenha plena certeza: os resultados são possíveis!

Nós atendemos a centenas de clientes, temos acesso aos dados e garantimos que é possível ganhar dinheiro através da internet pela Hotmart.

#3 - É CONFIÁVEL PARA AFILIADOS?

Qual é a segurança que o afiliado tem sobre a questão do recebimento de comissão?

Ou seja, a pessoa que vai comprar através desse link, efetivamente ele irá receber o comissionamento?

A maior segurança que existe em relação a isso é o rastreamento do Hotlink.

É fundamental sempre fazer indicações através dele. Se produto deixar de existir ou for descredenciado, como afiliado, você será avisado pela Hotmart.

O link do produtor nunca vai sobrescrever o link do afiliado, isso é muito importante, porque garante que você não perderá a venda.

Além disso, deve considerar a forma relativa aos links, temos diversos modos de determinar qual é o afiliado que mandou para receber o comissionamento.

Sendo um afiliado, é importante que seu cliente não perceba essa questão de clique, defina sua estratégia em relação a isso.

Outra dica importante: sendo afiliado você pode incorporar um bônus, isso faz uma grande diferença.

Na Tactus quando fazemos um processo de filiação que é complementar aos nossos produtos, sempre entregamos algum bônus.

Com isso você vai trazer mais vendas, tudo é estratégia de negócio.

Como dissemos acima, ainda que a plataforma seja segura, você precisa estabelecer um processo de credibilidade com os produtores, isso é fundamental. 

A plataforma garante sua segurança nos termos técnicos e quando identifica qualquer problema, qualquer tipo de inconsistência com seus termos, ela descredencia o produtor da plataforma. 

A comissão do afiliado tem todo o desdobramento feito através da plataforma, ela é responsável por administrar todos os valores, que ficam disponíveis após 30 dias depois que a venda ocorreu.

#4 - É SEGURO PARA PRODUTORES

É possível afirmar que a Hotmart é segura para os produtores digitais? Sim! Confira quais são os aspectos relativos à segurança.

Utilização do sistema próprio

O produtor utiliza um sistema próprio da plataforma, chamado de HotPay e evita uma série de problemas, com a possibilidade de fazer integrações diferentes, não dependendo de sistemas de terceiros.

A plataforma também permite que seja feita a venda internacional e de uso de cartões diferentes, podendo aumentar sua conversão e chances de parcelamento.

Na Tactus temos muitos casos de clientes de outros países que compram nossos produtos na plataforma.

Existe também a questão do checkout específico para celular, e isso faz a diferença porque as vendas pelo celular hoje são a maioria e dessa forma, facilitam para o cliente.

A plataforma oferece ao produtor e cliente um completo sistema antifraude, garantindo que pessoas não comprem diversas vezes e depois peçam reembolso constante, evitando também que o cartão seja clonado e uma série de outras coisas. Portanto, as tentativas de fraude são efetivamente barradas.

Também temos a fatura customizada. Ou seja, na fatura do cliente ele vai ver o nome da sua loja ou produto, isso diminui a questão de cancelamento posterior.

Existe a questão do processo de tentativas. Esse procedimento impede que o cliente tenha problemas na hora de comprar, permitindo a compra facilmente do seu produto e não precisa de diversas tentativas.

A plataforma também faz a entrega automática, ou seja, quando fazemos uma compra, imediatamente passamos por certo arrependimento natural, isso é comum! Para evitar pedidos de cancelamento quando a pessoa compra, ela recebe automaticamente o acesso ao produto.

A plataforma é muito segura para produtores!

Nós da Tactus já fizemos milhares de vendas, temos atualmente mais de 10 mil vendas processadas pela plataforma da Hotmart.

#5 - FERRAMENTAS PARA VENDER

Vamos abordar sobre a utilização de ferramentas favorecendo o seu negócio para ter melhores resultados.

Vamos falar sobre checkout builder, configurações do seu produto digital e listboss além de uma dica importante que preparamos para você!

Checkout builder

Essa ferramenta você consegue programar como é que você quer o seu checkout.

Nos nossos produtos usamos isso porque melhora a questão da compra, criar uma melhor experiência para o usuário.

O abandono de checkout acontece com muitos produtos e por várias razões. Essa é uma maneira de evitar que isso aconteça

Configurações do produto

Dentre as configurações disponíveis, você ajusta detalhes como as opções de pagamento, em quantas vezes você permite que seja pago, entre outras.

Temos também a questão dos dados que vai solicitar para compra.

Existem dados necessários para emissão da nota fiscal, mas é importante lembrar que a compra deve ser menos burocrática possível.

Você pode solicitar informações para a nota fiscal no pós-compra, por exemplo. Nas ferramentas você também tem que determinar se quer ou não há possibilidade de inserir um cupom.  

Normalmente quando aparece a possibilidade de um cupom, as pessoas se sentem mais inclinadas a solicitar acesso.

Tudo vai depender da sua estratégia!

Alguns clientes que já compram as mercadorias podem até abandonar o checkout se existe a possibilidade de um cupom e buscar esse cupom. Analise com cuidado essa opção.

ListBoss 

Esta ferramenta faz uma grande diferença!

Dependendo de como foi o comportamento da pessoa na compra, é possível fazer uma ação e interligar isso efetivamente com a minha automação de Marketing.

A pessoa pode ser impactada através da automação de marketing no abandono de um checkout por exemplo. Ou mesmo é possível uma ação se a pessoa fez uma emissão de boleto bancário e não pagou.

Sabemos que a taxa de pagamento de boleto bancário deixa a desejar, e você consegue criar uma trilha de automação baseado no que acontecer.

Toda ação como o acesso ou ausência de acesso pode ser monitorado! A automação pode identificar o comportamento do seu cliente e você pode agir conforme a necessidade.

Dica: Use as ferramentas que estão disponíveis.

Durante muito tempo, nós não usávamos as ferramentas disponíveis, hoje percebemos que isso faz uma grande diferença.

A utilização não é complicada e a integração traz uma série de facilidades e com certeza, garante melhores resultados.

Tenha um checkout mais alinhado com o que você precisa e utilize aquilo que a Hotmart oferece.

#6 - LEGALIZE SEUS GANHOS

Vamos entender como funciona o processo de legalização e quais os cuidados que você precisa ter e que não podem ser ignorados. Confira!

A Hotmart vai transacionar todo o processo de venda e gestão dos seus recursos, portanto, ela é uma intermediadora de pagamentos e negócios.

Pensando no aspecto legal dessa relação, você precisa entender que o Hotmart tem que justificar para Receita Federal o volume de dinheiro que é transacionado dentro da plataforma e consequentemente tudo o que é tributado.

A Hotmart emite nota fiscal sempre para o produtor.

Importante: Nenhum produtor ou afiliado vai emitir uma nota fiscal para Hotmart.

O produtor tem que emitir a nota fiscal para o cliente, para cada venda, sobre o valor total da venda.

No caso do afiliado, ele nunca vai emitir uma nota fiscal para o Hotmart, sempre vai emitir uma nota fiscal para o produtor.

No final de todo mês, deve reunir todas suas vendas através do recibo e emitir uma nota fiscal. Você pode automatizar isso, mas é importante que seja feita a emissão das notas fiscais para que você não tenha problemas.

Tributação da Empresa Digital

O responsável pela tributação do valor do produto é do produtor e da comissão de vendas será do afiliado.

A plataforma pode disponibilizar essa informação para Receita Federal a qualquer momento.

É neste ponto crucial que a Tactus entra!

Para fazer um saque acima de R$1.900,00 você precisa de um CNPJ.

Você precisa se preocupar, pois sem uma contabilidade digital especializada poderá estar irregular e ter um grande problema futuramente sobre esses rendimentos.

É fundamental que tenha um CNPJ e nesse caso, a Tactus faz a abertura da sua empresa e resolve toda a questão do CNPJ para você!

Além de toda a tranquilidade para a abertura de empresa e emissão de CNPJ, temos uma facilidade para nossos clientes que é nossa sede virtual gratuita.

Esse serviço é gratuito para todos os nossos clientes, tanto para afiliado quanto para produtor.

Nós damos o endereço para recebimento de todas as correspondências e notificações.

Tudo chega para nossa sede virtual e nós enviamos para nossos clientes a partir de um procedimento pré-determinado.

Na Tactus, centenas de empresas usam nossa sede virtual, esse é um grande benefício.

A Tactus vai efetivamente controlar tudo relativo aos seus impostos, vamos gerenciar suas notas fiscais, sendo você afiliado ou produtor para que pague o imposto devido e iremos processar isso. 

Afinal, você precisa justificar as suas despesas, a diferença que sobrar vai ser o lucro que foi apurado, consequentemente se pagou corretamente seu imposto não vai pagar esse imposto sobre o lucro.

De qualquer forma, é muito vantajoso que ao ganhar dinheiro através da internet você tenha tudo regularizado e não corra riscos.

Ao ser produtor ou afiliado, você acaba tendo muitas coisas para cuidar, no sentido burocrático, mas você não pode ficar se preocupando com isso, não faz sentido!

Somos uma empresa de contabilidade especializada em negócios digitais, estamos há mais de 20 anos no mercado e por um valor muito baixo podemos cuidar de tudo para você.

Você não vai se preocupar mais com a contabilidade, nem com a parte tributária do seu negócio. Sendo nosso cliente, basta seguir nossas orientações digitalmente e não terá problemas.

Você deve focar no que é o tema desse curso: como ganhar dinheiro através da internet utilizando a Hotmart.

Se preocupe em ganhar dinheiro e deixa a parte burocrática com a Tactus.

SAIBA MAIS:

Solicite mais informações de como a Tactus Contabilidade Digital pode ajudar a sua empresa:

× Fale com a gente