Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar gratuitamente um Atendimento Personalizado

Nesse Artigo você vai ler:

REPRESENTANTE COMERCIAL PODE SER MEI?

Tactus REPRESENTANTE COMERCIAL PODE SER MEI?

A atividade de representantação comercial cresce cada vez mais no nosso país, principalmente neste cenário de crise.

Muitas pessoas estão vendo a atividade de representação comercial como uma oportunidade de empreender e não perder seus rendimentos e essa é realmente uma ótima opção.

Geralmente os representantes comerciais têm muitas dúvidas envolvendo a sua tributação e sobre o melhor regime tributário para adotar.

Se você é representante comercial ou está querendo começar a trabalhar, você precisa constituir a sua empresa. Tenho certeza de que já passou pela sua cabeça ou alguém já te alertou sobre o representante comercial poder ser microempreendedor individual – MEI.

Será que isso é possível? Será que essa seria uma maneira de regularizar os seus rendimentos como representante?

Acompanhe este conteúdo, nele você terá acesso a informações recentes e bastante relevantes sobre o assunto.

Exercício da profissão

A atividade de representação comercial é uma atividade regulamentada.

Essa é uma afirmação importante, pois toda atividade regulamentada não pode tributar como microempreendedor individual.

Nós ouvimos muito na Tactus: “Mas muitas empresas estão aceitando o MEI.”

Ok, muitas empresas estão aceitando o MEI e do mesmo jeito que muitas empresas estão aceitando o MEI, muitas denúncias estão chegando nos Conselhos Regionais, no CORE dos representantes.

Não estamos entrando no mérito, do que o CORE faz ou não, mas ele é sim uma regulamentadora da sua atividade e vem recebendo muitas denúncias de empresas.

imagem que represente denúncia
As empresas que estão aceitando contratar representante comercial com atividade de promoção de vendas estão sendo denunciadas

A atividade de promotor de vendas, dentro do MEI, é permitida por lei. Mas, nós na Tactus, não consideramos essa uma estratégia para que o representante comercial opere.

O nosso papel como contador é passar a orientação correta, ou seja, aquilo que a legislação permite que seja feito.

Sabemos que existem várias empresas nessa situação. 

Sempre chega até nós, através de contatos, como canal do Youtube e WhatsApp, que a pessoa vai trabalhar numa empresa de representação onde é permitido ser MEI.

Mas, você já parou para verificar que a atividade que consta no MEI não é de representação comercial e sim de promoção de vendas?

Preste muita atenção neste ponto!

Pense muito bem antes de tomar qualquer caminho.

Se já está chegando aos órgãos essa informação, em breve os representantes comerciais que usam a atividade de promoção de vendas serão fiscalizadas com intuito de verificação.

imagem que represente conferência
Vai ser feita uma checagem para certificar se a sua atividade é condizente com aquilo que você faz

A atividade de promoção de vendas é totalmente diferente do que realmente faz o representante comercial.

Papel do contador

Na Tactus nós atendemos a diversos representantes comerciais, que atendem todo o país.

E nada melhor do que repassar essa informação segura para você que é ou quer ser representante comercial, alertamos para que tome cuidado.

Se a Receita Federal fizer uma fiscalização, você pode ser sim penalizado por estar exercendo uma atividade que não condiz com a sua realidade.

O representante comercial teve sim benefícios com a opção do Simples Nacional. 

Toda empresa tem que pagar impostos e o Simples Nacional trouxe uma redução significativa para o representante comercial, comparado ao que já existia no mercado.

Se você ficou com qualquer dúvida ou está precisando de algum esclarecimento entre em contato com a Tactus. O nosso time comercial está totalmente preparado para te ajudar nas suas dúvidas e a tomar a melhor decisão para garantir a segurança da sua empresa.

A maioria dos representantes comerciais da nossa empresa tem contato direto com nosso sócio Bruno Lanna, que tem muita experiência no assunto e pode juntamente com o representante comercial elaborar uma estratégia para que opere de forma completamente legal e segura com a sua atividade.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar gratuitamente um Atendimento Personalizado

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a Conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não deixe seu negócio sem uma

Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!