Dicas para Sociedade empresarial de sucesso

Dicas para Sociedade empresarial de sucesso

Ter uma sociedade é altamente desafiador, mas, em muitos casos o fato de não ter sócio pode ser mais desafiador ainda para o seu negócio e pode inclusive inviabilizá-lo.

Como firmar uma sociedade e ter menos problemas, atingindo assim melhores resultados?

A primeira coisa a observar para ter uma sociedade sem problemas é que é preciso ter regras claras.

Estabeleça as regras

As regras são essenciais para o negócio com um sócio.

Quando existe um documento onde tudo está devidamente descrito a sociedade tem seus objetivos mais claros e evita problemas na relação.

Com um documento fica mais claro o que você pode e o que não pode cobrar, e o papel de cada um.

As regras deves estar estabelecidas no contrato da sociedade
Estabeleça todas as regras da sociedade através de um contrato

Os combinados descritos em contrato trazem mais segurança para todas as partes de uma sociedade.

É possível também fazer um acordo de acionistas paralelo ao seu contrato, você deve buscar mais informações sobre esse instrumento jurídico, mas, seja qual for o meio o contrato é importante.

Dentro desse documento é fundamental estabelecer regras de saída que tenham uma previsibilidade caso algo dê errado na sua sociedade.

As regras vão proteger o seu negócio.

O nosso negócio tem que ser maior do que os próprios sócios: ego, vaidade e performance ruim não podem ser maiores que o nosso próprio negócio.

Quando você tem uma marca e um propósito claro suas ações devem estar relacionadas com esse propósito e, assim, o negócio terá muito mais resultados quando ele é colocado em primeiro plano, acima das suas próprias vontades.

Deixando suas regras claras e fazendo a previsibilidade das situações possíveis tudo acaba ficando mais fácil.

Dentro deste cenário se em algum momento for preciso fazer alguma mudança, se reúna com o seu sócio e descreva essas mudanças também em um documento.

O papel de cada sócio

Para que em uma sociedade aconteça é preciso também respeitar os espaços de cada um.

A medida que as regras forem determinadas é preciso fazer a delimitação dos espaços, definir quais serão as áreas de atuação de cada um, e como dentro dessas áreas o trabalho deve ser desempenhado.

E dentro do contexto existente no papel cada pessoa dentro do negócio é preciso entregar a performance esperada.

Quando um dos sócios determina uma área de atuação ele deve dominar o assunto, ele deve ser capaz de entregar o que se espera e o que o negócio precisa.

As habilidades dos sócios definiram as áreas que poderão atuar
Defina o papel de cada sócio de acordo com suas habilidades

É importante questionar: você como sócio está qualificado para exercer a sua função dentro dessa sociedade?

Essa é uma questão importantíssima para avaliação do seu negócio.

Caso perceba que a sua performance não está de acordo com o que a sua função exige você deve saber reconhecer e melhorar.

Claro que a mesma regra é válida para seu sócio.

É preciso que o profissional tenha atuação eximia dentro daquilo que foi proposto a ele e de acordo com o que exige a função.

É esperado que cada profissional dentro da empresa, incluindo os sócios, façam as suas entregas da melhor forma.

Importante: uma sociedade tem responsabilidades, e essas responsabilidades não deixam de ser essenciais quando essa sociedade envolve a participação de parentes.

Sociedade constituída por parentes

Dentro da Tactus temos um exemplo bem claro: eu tenho uma sociedade onde estão presentes o meu irmão, a minha esposa e outro sócio que não tem parentesco conosco.

Como alinhamos isso nosso dia a dia?

Nós não temos nenhum problema com o fato da sociedade ser constituída por parentes, isso porque cada um sabe qual a sua área e função e há respeito com o trabalho de cada um.

Se for identificada em alguma área uma performance ruim o fato é discutido com o grupo e o problema é brevemente sanado.

Ser direto e não esconder os fatos de quem está junto com você na empresa ajuda muito nesse processo.

O sucesso não abre lugar para ego ou vaidade, é preciso ser prático na sua tomada de decisões.

Como eu disse acima, nós colocamos a Tactus acima de todos e estamos objetivando sempre o que é melhor para empresa, pensando nos nossos clientes e no nosso processo como um todo.

Os objetivos da Tactus têm que estar acima de mim e dos demais sócios.

É claro que ninguém é perfeito, os problemas existem e sempre vão existir, porém, a forma como você resolve esses problemas faz grande diferença.

E você sabe realmente como resolver problemas? Ou você deixa que os problemas perdurem na sua empresa?

Esse é um fator importante a avaliar  principalmente quando você lida com uma sociedade entre parentes .

Imagine o meu caso onde tenho como sócia a minha esposa, se eu deixasse os problemas que acontecem na empresa para resolver depois eu acabaria vivendo esse problema muito além da sociedade, ele viria para dentro da minha casa.

Sem uma  estratégia de resolução de problemas as relações ficam mais difíceis de encarar, e as relações que eu me refiro são as pessoais e profissionais, são fatores difíceis de lidar.

Relações humanas são naturalmente complexas.

Resolver problemas é uma característica fundamental para que tenha sucesso, você não pode deixar que os problemas fiquem sem solução.

As decisões devem ser tomadas sempre em função da empresa
Os problemas devem ser resolvidos prontamente considerando sempre o que é melhor para a empresa

Mas é preciso equilíbrio…

O empreendedor não pode ser exagerado e querer impor a todo momento resolução de problemas e “picuinhas” desnecessárias.

É preciso maturidade do profissional para entender quando é realmente necessário sentar e discutir uma situação específica, e quando o momento chegar a sua opinião não pode ser colocada com soberania.

No meu caso, por exemplo, sou o fundador da Tactus, mesmo estando no negócio há mais tempo que todos eu preciso ter maturidade para entender que o meu sócio que exerce a função dele diariamente entende muito mais da área específica que ele atua do que eu.

Eu não posso impor a minha opinião como absoluta, eu preciso respeitar a opinião deles, e é pra isso que serve uma sociedade: várias pessoas com expertises diferentes buscando um único objetivo.

Uma sociedade deve ser composta como objetivo de extrair o melhor que cada um pode entregar e ter esse objetivo sempre a frente vai ajudar o desempenho do seu negócio diretamente e refletir nos seus resultados.

Então, para ter uma sociedade empresarial de sucesso:

  • Estabeleça o seu propósito;
  • Estabeleça as funções;
  • Determine regras e coloque no papel o que for necessário;
  • Utilize um instrumento jurídico complementar se for necessário;
  • Tenha estratégia para resolver os problemas;
  • Não jogue seus problemas para debaixo do tapete, pois isso vai atrapalhar o seu processo.

E sempre tenha em mente que o seu negócio e a sua marca são o propósito principal.

Por isso, se desprenda dos aspectos relacionados a vaidade, manter uma postura egocêntrica traz grandes problemas dentro das sociedades empresariais.

Ter uma sociedade pode levar o seu negócio muito mais longe, basta fazer isso do modo estratégico e planejado que com certeza vai alcançar melhores resultados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente