3 PERFIS DE EMPREENDEDORES E DICAS DE SUCESSO

3 PERFIS DE EMPREENDEDORES E DICAS DE SUCESSO

Empreendedores têm perfis diferentes e eles determinam vários aspectos referentes a como eles conduzem um negócio.

Vamos falar um pouco sobre três diferentes perfis e como eles influenciam a forma como o empreendedor lida com o negócio e com os resultados.

Além disso vai saber como pode melhorar, potencializar ou minimizar os aspectos dentro dos perfis.

Perfil financeiro

O empreendedor que tem um perfil financeiro, acaba sendo uma pessoa controladora, e que tem os números na mão.

Isso é muito bom, pois a grande maioria dos empreendedores ainda se debate com a questão financeira, não sabe enxergar os números e nem os controlar.

É comum que as pessoas tenham uma empresa que navega à deriva, sem um direcionamento financeiro, e isso não acontece quando controlamos tudo.

A pessoa com esse perfil financeiro está muito preocupada:

  • Com os custos;
  • Com a possibilidade de faltar caixa na empresa;
  • Com o retorno do investimento;
  • De fato, ter as finanças em dia e não quer pagar nada com atraso ou ter problemas financeiros.

Esse tipo de gestor acaba sendo muito mais conservador.

Isso tem um lado muito positivo financeiramente, mas é preciso estar atento, pois se for uma pessoa que se restringe demais os aspectos financeiros, acaba não arriscando, com isso perde oportunidades de ter ganhos mais elevados.

imagem que represente balança
Você precisa definir um equilíbrio entre o controle financeiro e momentos em que você pode arriscar um pouco mais e ser menos conservador

Esse perfil é um diferencial no mercado, ele é bem escasso.

Perfil de vendas e marketing

Um empreendedor com mais habilidades de vendas e marketing tem por natureza a busca constante por resultados, por mais clientes e que tem meios para fazer isso acontecer.

imagem que represente pessoa articulada
Pessoa tem por sua naturalidade a intenção de vendas

Em negócios digitais, mercado que a Tactus é especialista, a pessoa vendedora olha muito bem o ROI de campanha.

Ela monitora qual o ganho que tem em determinada campanha e segue escalando.

Se ela estiver investindo, por exemplo, R$100,00 e sacando R$ 150,00, ela começa colocar mais dinheiro na campanha para continuar escalando e tendo resultados.

Enquanto ela estiver com o ROI positivo, vai escalar.

Mas, diferente do perfil de uma pessoa financeira que olha o todo, a pessoa vendedora pode olhar somente uma parte do processo.

E é preciso olhar o todo, custos, impostos etc.

É preciso investir para o negócio crescer, mas também olhar a gestão financeira do negócio.

Gerar sempre um equilíbrio entre o financeiro e as vendas.

Para esse equilíbrio, é interessante contar com uma outra pessoa que pode te ajudar, como um sócio.

Quando olhamos para o mercado de startups, podemos ver que essas empresas precisam ter uma pessoa que faça um bom controle financeiro e outra que seja boa no crescimento. Um negócio demanda de profissionais com aptidões diferentes.

Perfil com visão de pessoas

Aquele empreendedor que tem uma visão de pessoas muito aguçada, consegue criar um processo de conexão com o time.

Porque a característica dessa pessoa está muito voltada a liderança.

As características de liderança forte, quando potencializadas, te tornam um líder diferenciado.

imagem que represente gestão de pessoas
Contando com isso, é possível motivar pessoas, engajar o time e ter práticas sadias de gestão de pessoas

Você pode ser um líder que cria um time muito forte, mas, se não tiver equilíbrio entre outros perfis acaba tendo um time forte e uma empresa fraca em outros aspectos.Principalmente aspectos relacionados à gestão.

Chave de sucesso

Existem outros perfis além desses, mas a minha proposta é mostrar a importância do equilíbrio.

Ao construir um negócio, você não pode ser pura e simplesmente focado somente em um perfil.

Para ter sucesso, deverá se adaptar a diferentes perfis, sempre se inclinando mais para um deles, distribuindo equilibradamente os aspectos e mantendo a sua essência principal.

Ao empreender é preciso ter o mínimo de habilidade necessárias em cada um dos perfis, mesmo focando mais num ponto, ou ter pessoas para te ajudar com as áreas que não é habilidoso.

imagem que represente pessoas de mãos dadas e união
Coloque pessoas certas para complementar as suas habilidades

Um erro comum, quando alguém procura um sócio, é buscar pessoas muito parecidas.

O correto é procurar alguém que complemente as suas habilidades, sua equipe precisa de pessoas diferentes de você.

Complementar as suas habilidades é fundamental.

Procure perfis diferentes para fazer um time mais forte no seu negócio, isso fará grande diferença nos seus resultados. E você sabe qual é o seu perfil?

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