SOBRECARGA DE INFORMAÇÃO EMPREENDEDORA PARALISA SEU NEGÓCIO – CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TOMAR!

SOBRECARGA DE INFORMAÇÃO EMPREENDEDORA PARALISA SEU NEGÓCIO – CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TOMAR!

Diariamente somos confrontados com o excesso de informações em todos os campos, somos consumidores constantes de informações e a internet atende o imediatismo que nossa sociedade vive.

O empreendedor atual tem o anseio de conhecer tudo, seja pelo medo de perder oportunidades ou de ficar estagnado.

Mas, como lidar com o excesso de informações que temos à nossa disposição?

Isso pode atrapalhar o seu desenvolvimento como empreendedor?

Vamos falar mais sobre isso…

Como eu disse acima, é importante salientar que hoje nós temos hoje o excesso de informações em todos os campos.

Nós vivemos um processo de “infotoxicação”, somos bombardeados com uma quantidade muito grande de informações o tempo todo.

Essa quantidade de informações é considerada hoje um dos grandes males, quando se trata de conseguir avançar nos seus resultados.

Informações em excesso geram um estresse tão grande que podem paralisar as ações.

imagem que represente pessoa confusa, ambiente bagunçado
Verifique quais informações aplicam melhor ao seu negócio

Quantas pessoas você conhece, ou talvez seja o seu caso, que fazem inúmeros cursos, consomem muito conteúdo e leem muitos livros, mas, não conseguem aplicar absolutamente nada no seu negócio?A quantidade de informações disponíveis é muito grande, e muitas pessoas ao consumir acabam criando dentro de si a sensação de que precisam de mais informação. Como temos tudo prontamente disponível, essa falsa necessidade acaba gerando um stress e resultando em um processo de paralisia de alcance de resultados.

COMO LIDAR COM O EXCESSO DE INFORMAÇÕES

O primeiro cuidado que você deve ter ao consumir informações é: entender quais as fontes de informação que você deve efetivamente consumir.

Muito cuidado com novos termos, novos influenciadores e cada nova demanda de informações a sua volta, isso faz com que o tempo todo você busque informações relevantes, que na verdade, acabam criando um processo de excesso de informações e isso pode ser muito prejudicial.

Uma dica que posso deixar: antes de consumir outras informações comece a aplicar o que você já aprendeu e realmente sentiu que faz sentido para você.

Comece a fazer as coisas acontecerem, à medida que você faz isso, traz informações complementares a informação que você consumiu e que você está aplicando.

Ou seja, não fuja do seu foco, vá buscar sempre o resultado.

Feito é melhor do que perfeito.

Talvez pelo excesso de informações, a maioria das pessoas busque a perfeição e não realizem uma ação. Não vamos ser perfeitos nunca, pois, não temos, na condição de humanos, como atingir a perfeição.

Mas, se fizer as coisas acontecerem, com o tempo, irá evoluir a cada dia e essas informações complementares podem te ajudar a chegar aos resultados de forma mais efetiva.

Excesso de informação pode te paralisar! Portanto:

• Seja seletivo com os cursos que vai participar;

• Seja seletivo ao escolher os livros que vai ler;

• Seja seletivo com todo o conteúdo que consumir.

imagem que represente profissional seletivo, fazendo escolha/pensativo
O profissional que busca atualizações consegue selecionar melhor as oportunidades

Existem muitos cursos maravilhosos no mercado, muitos livros bons e muito conteúdo online relevante.

Mas é preciso ser seletivo sempre, pois, mesmo um curso maravilhoso vai competir com o conhecimento que teve em outros cursos tão bons quanto, e você entra num estágio onde sempre consumirá uma série de informações, mas não consegue levar o seu conhecimento para uma ação efetiva.

Eu já conheci muitas pessoas no mercado de produtos digitais que são ávidas consumindo conteúdo, mas que não chegam a lugar nenhum.

A quantidade de conteúdo oferecido não vai parar de aumentar gradativamente. Estudos comprovam que, cada vez mais, seremos confrontados com um número de conteúdos muito maior do que a nossa capacidade de consumir.

Imagem que represente profissional confiante/ antenado
As informações precisam ser usadas de forma estratégica

Basta olhar o que acontece nas redes sociais, nos vídeos disponíveis na internet, os novos formatos que temos à disposição e na quantidade de coisas que temos à nossa volta, se não colocarmos em foco e agir de modo seletivo direcionado a ação, não chegaremos a lugar nenhum.

E, além disso, vamos gerar um processo de stress com essa quantidade de informação.

Ser seletivo envolve aprender a dizer não, sair de alguns grupos até mesmo de ordem profissional, ser seletivo com a sua fonte de informação e focar naquilo que realmente é relevante a você senão não sairá do lugar.

Portanto lembre-se que mais importante que consumir conteúdo é aplicar o que que foi consumido de forma estratégica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente