Você sabe o que é o Empreendedorismo de Necessidade?

O empreendedorismo de necessidade surge de uma necessidade pessoal de se manter economicamente ativo. Por exemplo, uma das maneiras mais comuns dele aparecer é quando a pessoa fica desempregada e busca através do empreendedorismo uma maneira de se manter no mercado.

Ou seja, como o próprio nome já diz é a necessidade financeira que faz a pessoa optar por empreender, se tornando assim um empreendedor de necessidade.

São pessoas que tem uma necessidade e vão para o mercado com o objetivo de suprir essa necessidade.

Porém, é preciso ficar atento a esse tipo de empreendedorismo pois ele apresenta alguns riscos graves que podem levar rapidamente o novo empreendedor ao fracasso.

Alguns Riscos:

– Geralmente esse tipo de empreendedor tem uma baixa capacidade de gestão dos seus negócios;

– Na maioria das vezes não possui experiência como empreendedor, com pouco ou nenhum conhecimento sobre a área;

– Não possuí nenhum tipo de formação na área do empreendedorismo, de administração de empresas, de contabilidade etc.;

– É movido para o mercado por uma necessidade, sem um plano de negócios e normalmente sem conhecimento sobre o funcionamento do próprio mercado que deseja ingressar, entre outros riscos.

Enfim, a necessidade em si acaba sendo uma “cilada” pois coloca a pessoa em uma situação de risco na qual ela investe financeiramente com pouco ou nenhum conhecimento sobre a área, resultando em um negócio mal administrado, falho e com grandes chances de fracasso.

Dessa forma, desanima com a inciativa, se desmotiva e geralmente acaba desistindo de empreender, desistindo do sonho de ter um negócio próprio.

Assim, as faltas de formação na área, de experiência, de conhecimento, de qualificação interferem diretamente no desempenho do empreendedor por necessidade.

Mas não desanime pois há formas e meios de lidar com essas carências, superá-las e ter sucesso como empreendedor. Veja abaixo algumas dicas para superar as dificuldades.

Como fazer o negócio dar certo? Como evitar esses erros tão comuns?

  1. Todo iniciante na área deve ter consciência de que antes de começar qualquer negócio, ele deve antes buscar conhecimento em todas as áreas que permeiam o seu negócio.
  2. É essencial se capacitar, se qualificar, manter um estudo contínuo, buscando sempre as novidades do mercado, se aprofundando na área de trabalho e se mantendo atento a tudo o que envolve seu negócio. Se possível realizar uma formação na área.
  3. É essencial ter técnicas de gestão, saber administrar financeiramente, saber vender, saber ter um processo de gestão de pessoas, entre outras séries de aspectos que são essenciais aprender – invista sempre no seu conhecimento.
  4. Para ter um negócio próprio, também é preciso buscar conhecer como uma empresa funciona, entender de fato suas questões burocráticas, todos os trâmites que envolve o seu negócio, por mais que você tenha o auxílio de um contador, ou mesmo que sua empresa seja MEI, por exemplo, é essencial buscar todo conhecimento possível, pois será esse conhecimento que te dará suporte para gerir o negócio pelos melhores caminhos.
  5. É essencial também conhecer um pouco mais de marketing e de todas as ferramentas digitais disponíveis para lhe ajudar a alavancar e ser bem-sucedido.

Enfim, assim como qualquer outro objetivo profissional é preciso se preparar, é preciso conhecer o que se pretende fazer, analisar o mercado, se planejar e começar o negócio de forma segura e consciente, sabendo dos riscos que corre e tendo em vista todas as alternativas possíveis de saída para conseguir transformar aquilo que era inicialmente um sonho, ou até mesmo uma necessidade em um negócio de sucesso


Leave a Reply

Your email address will not be published.