Propósito do negócio – como encontrar na sua empresa

Propósito do negócio – como encontrar na sua empresa

Falamos muito sobre ter um propósito para o seu negócio, mas qual a verdade sobre isso e como se constrói esse propósito na prática?

O propósito de um negócio realmente é um fator extremamente importante e urgente, mas é preciso entender que não é algo que vai nascer em um final de semana.

Suponhamos que faça um curso, de um final de semana, e nele o seu mentor te expõe e conceito de propósito e te explica exatamente como fazer e o que fazer para traçar um, você já sai de lá com um propósito?

Isso realmente serve para você, que tem 10 anos de empresa e nunca sequer considerou essa ideia?

Será que é assim que nasce um propósito na sua empresa, num final de semana?

Não é assim!

Construção do propósito

O propósito é algo que tem que emergir e se você já tem um negócio há algum tempo você já tem esse propósito “semi construído” na sua mente, mas precisa fazer com que ele venha a emergir.

E você pode construir este propósito sozinho, porém, pode construí-lo também com o seu time.

Quando você dispõe de um tempo com o seu time e começa a construir este propósito pode conseguir enxergar coisas que, talvez, não enxergasse se estivesse sozinho, pois o seu time tem uma visão diferente da sua como gestor muitas vezes.

E com a ajuda do seu time pode ser muito mais fácil começar a fazer este processo de construção do propósito do seu negócio.

A construção do propósito deve estar de acordo com a realidade da sua empresa
Construa o seu propósito baseado em sua realidade

Neste processo de construção as ideias começam a surgir e você consegue construir de uma forma simplificada um propósito que vai ter que permear pela sua empresa.

Portanto, é preciso primeiro construir este propósito, algo que seja factível, alinhado com a realidade e ao mesmo tempo um propósito que as pessoas tenham uma conexão real, pois sozinho você não vai chegar a lugar algum.

Pessoas envolvidas

Você precisa de fato ter a participação de pessoas estratégicas na construção deste propósito.

Então o seu propósito não vai acontecer em um final de semana e ele não pode ser construído em apenas um dia, o propósito precisa emergir e estar alinhado com aquilo que as pessoas acreditam.

Qual a vantagem de ter um propósito para o seu negócio?

Quando há um propósito fortemente estabelecido, a sua maneira de lidar com o seu time e as suas ações passam por mudanças.

Na Tactus por exemplo nós temos um propósito claro e a cada dia mais trabalhamos ele com o nosso time.

A diferença é que este propósito está alinhado também com as pessoas que vão entrar para o nosso negócio e para isso é necessário que exista uma conexão.

O propósito da empresa precisa estar alinhado com o time
Prepare o seu time para a construção do propósito

Na Tactus o nosso processo seletivo é muito rigoroso, quando um profissional se interessa por uma de nossas vagas e passa pelo nosso processo seletivo o papel da minha equipe que faz este processo é alinhar e entender se os interesses dessa pessoa estão alinhados com o propósito do nosso negócio.

O propósito do nosso negócio está acima de qualquer um dentro da nossa empresa, até mesmo do CEO/ Diretor, tanto o diretor quanto qualquer outro profissional do time têm que servir este propósito.

E a construção dele não é tão simples assim, mas com o tempo você vai alinhando isso com o seu time, e é fundamental que envolva as pessoas do seu time que podem te ajudar na construção deste propósito.

Consolidar o propósito

Ao estabelecer um propósito para a sua empresa você tem um norte e ele vai guiar as suas ações estratégicas daquele ponto em diante.

Se você tiver que tomar uma decisão e ela for de “encontro” com o propósito do seu negócio, consequentemente, você tem mais chances de tomar uma decisão mais acertada.

Quando você tem um propósito claro você consegue executar seus esforços e não se perder no meio do caminho de maneira desnecessária.

Quando não existe um propósito tudo na sua empresa pode parecer muito “solto” e consequentemente isso vai atrapalhar muito o seu processo decisório, principalmente quando isso envolve o seu cliente.

Na Tactus lidamos com aspectos muito complicados, que estão relacionados a parte tributária dos nossos clientes e que se relacionam com o nosso negócio como um todo, e dentro do nosso propósito o nosso foco é proteger o nosso cliente e isso direciona cada uma das nossas decisões.

Se o nosso cliente quiser tomar alguma decisão que vá contra o nosso propósito, seguindo nossas diretrizes, podemos até mesmo abrir mão deste cliente, porque o nosso propósito é protegê-lo.

A proteção do nosso cliente está acima dos nossos clientes, pode parecer até mesmo controverso mas não é, e isso norteia as nossas ações, nós não vamos fazer nada que possa colocar o nosso cliente em risco.

A realização do propósito deve ser prioridade
As situações diárias não podem interferir na realização do propósito

Diariamente lidamos com situações que colocam isso em cheque e para enfrentá-las este propósito deve estar claro para o nosso time.

Não é um trabalho simples, para nós como empresa é difícil, para que nosso time, em um primeiro momento entenda também pode ser difícil, mas ele traz um grande benefício.

Construir um propósito vai fazer grande diferença no seu negócio.

Tenha claro em mente que nenhum propósito nasce em um final de semana, encontrar o propósito que vai nortear o seu negócio e as ações da sua empresa não é tão simples assim.

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