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CNAE para Marketing Digital: como escolher o melhor para sua atividade

imagem mostra mulher pesquisando no notebook informações relacionadas a cnae para marketing digital

A escolha do melhor CNAE para Marketing Digital é estratégica para não correr riscos legais e também pagar o mínimo possível de impostos na sua empresa.

No caso específico do Marketing Digital, não existe um único CNAE que cubra todas as atividades.

Ou seja, cada caso precisa ser avaliado de forma individual, de preferência com o suporte de uma contabilidade especializada em negócios digitais.

Vamos analisar a seguir quais os melhores CNAES para as atividades do marketing digital, quais deles estão incluídos no MEI e como funciona a tributação para esses negócios.

O que é CNAE?

Basicamente, o  CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE) é o código que determina quais atividades sua empresa pode prestar.

Esse código é obrigatório durante o processo de abertura da sua empresa no mercado digital e pode ser alterado posteriormente pelo seu contador.

Isso impacta diretamente nos impostos que serão cobrados do seu negócio, pois cada atividade pode ser enquadrada numa tabela diferente do Simples Nacional.

O grande segredo está em reunir a combinação de CNAE’s ideal para a sua empresa.

Assim, você garante que está pagando o mínimo de imposto possível dentro da legislação.

Quer ter a certeza de escolher os melhores CNAEs para suas atividades no Marketing Digital? 

Solicite aqui um diagnóstico personalizado com um dos nossos contadores especialistas em negócios digitais.

Por que NUNCA utilizar o CNAE de Promoção de Vendas no Marketing Digital?

Antes de indicarmos os CNAEs para cada atividade, é importante fazer um alerta sobre o CNAE de Promoção de Vendas (7319-0/02).

Este CNAE foi utilizado amplamente no mercado digital, pois é uma das atividades permitidas pela legislação do MEI (Microempreendedor Individual), com tributação menor.

Mas perceba que nenhuma das atividades do CNAE de Promoção de Vendas tem relação com o marketing digital:

imagem mostra lista de atividades do CNAE 7319-0/02, relacionado a Promoção de Vendas
O CNAE 7319-0/02 está composto por esta lista de atividades – Fonte: https://concla.ibge.gov.br/busca-online-cnae.html?subclasse=7319002&view=subclasse

Atentas a isso, diversas prefeituras têm autuado os MEI’s que utilizam o CNAE de Promoção de Vendas indevidamente.

Como consequência, esses empresários são desenquadrados do MEI e se tornam obrigados a pagar os impostos do Simples dos últimos cinco anos, com juros.

Ou seja, é um risco que, definitivamente, não compensa e pode até mesmo inviabilizar o seu negócio digital.

Conheça os CNAEs para Marketing Digital

Como vimos, não existe um único CNAE para marketing digital. 

Vamos agora entender quais as melhores opções de CNAE para as seguintes atividades:

  • Agência de Lançamento;
  • Infoprodutor e Coprodutor;
  • Afiliado;
  • Gestor de tráfego;
  • Social media;
  • Youtuber;
  • Influenciador digital;
  • Copywriter;
  • Agência de Marketing Digital;
  • Dropshipping;
  • Analista de SEO.

Leia também: Como abrir seu CNPJ online

CNAE para Agência de Lançamento

Assim como tem ocorrido com outras áreas do mercado digital, a Receita Federal trouxe mais clareza sobre qual deve ser CNAE das agências de lançamento.

Conforme as atualizações da Receita, o CNAE 7311-4/00 – Agências de Publicidade agora inclui “Agências de Lançamento Publicitário de Produtos Digitais”.

Com isso, foi eliminada mais uma distorção relacionada a essa atividade e ficou claro também que agência de lançamento não pode ser MEI.

Outros CNAEs secundários para agência de lançamento podem ser:

  •  6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet;
  • 7319-0/03 – Marketing direto;
  • Dentre outros.

CNAE para Infoprodutor e Coprodutor

No caso da Contabilidade para infoprodutores, temos algumas situações que precisam ser analisadas com bastante calma para evitar riscos.

Se você atua com a venda de cursos online, o CNAE mais adequado é 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial

Já no caso da venda de e-books, é necessário incluir o CNAE 5811-5/00, que corresponde a “Edição de livros”. 

O coprodutor deve usar o mesmo CNAE do infoprodutor com quem ele se associou, para que não haja riscos fiscais no futuro.

Posso tributar curso online como ebook? CUIDADO!

Muitos infoprodutores têm dúvida se podem utilizar o CNAE de edição de livros, quando o ebook faz parte do curso online comercializado.

Isso porque a tributação do ebook pode ser significativamente menor do que a do curso em si.

Agora, pensa comigo: você acha normal um lançamento de 6 ou 7 dígitos ser tributado como ebook?

Pois é, a Receita Federal também não acha nada normal e tem crescido cada vez mais os olhos para essas distorções.

Não caia nessa tentação, pois já vimos algumas vezes esse tipo de “jeitinho” sair muito mais caro do que fazer o certo.

CNAE para Afiliado

A atividade de afiliados é outra que ganhou uma nova descrição recente pela Receita Federal, eliminando distorções sobre este tema.

Agora a classificação correta para afiliados é o CNAE 7490-1/04, que se refere a “Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.” 

Especificamente, essa categoria inclui “serviços de intermediação na venda de cursos online”, reconhecendo assim com clareza a atividade de Afiliado.

Com isso, é fundamental fazer as devidas atualizações de CNAE para afiliados, evitando riscos nesta atividade que tem despertado cada vez mais o olhar do fisco.

CNAE para Gestor de Tráfego

Antigamente, os gestores de tráfego tinham de se enquadrar no CNAE de agência de publicidade.

Mas essa atividade ganhou tanta relevância, que a Receita Federal a incluiu no CNAE 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.

Dentre as atividades deste CNAE, passou a ter também a “gestão e mediação de tráfego digital na internet”.

Uma outra opção de CNAE secundário para gestor de tráfego pode incluir também 7319-0/03 – Marketing direto.

CNAE para Social Media

Para quem atua como Social Media, o CNAE mais indicado é o 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.

Este CNAE reconhece a atividade de “administração e gestão de conteúdos relacionados às redes sociais para terceiros”.

Contudo, a atividade de social media poder ser tão ampla, que se encaixa também em diversos CNAE’s secundários, como:

  • 7319-0/03 – Marketing Direto;
  • 5819-1/00 – Edição de cadastros, listas e outros produtos gráficos;
  • 7319-0/04 – Consultoria em Publicidade;
  • Dentre outros.

Por isso, é tão importante ter o auxílio de uma contabilidade especializada em Social Media.

Assim, é possível contar com a combinação de CNAE’ mais adequada para sua atividade específica de social media, arcando com menos impostos dentro da lei.

CNAE para Youtuber

A Contabilidade para Youtubers é cheia de particularidades, pois são diversas as formas de ganho desses criadores de conteúdo.

Uma opção de CNAE bastante utilizada é a de 7319-0/03 – Marketing direto.

Outros CNAEs secundários, dependendo da atividade desempenhado pelo Youtuber, podem ser:

  • 7311-4/00 – Agências de publicidade;
  • 5911-1/99 – Atividades de produção cinematográfica;
  • Dentre outros.

CNAE para Influenciador Digital

De todos os negócios de marketing digital, o CNAE de digital influencer é o que mais gera dúvidas.

Isso porque essa ainda não é uma atividade com nomenclatura definida pela Receita Federal. Ou seja, ela não está incluída em um CNAE específico.

Então a escolha do CNAE vai depender da atividade realizada por esse influenciador na prestação do seu serviço.

De um modo geral, orientamos a utilização do CNAE 7319-0/03 – Marketing direto.

Dentre os CNAE’s secundários, dependendo da atuação específica do digital influencer, podem ser incluídos ainda:

  • 7311-4/00 Agências de Publicidade;
  • 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial;
  • Dentre outros.

Ao abrir empresa para influenciador digital, é fundamental contar com o auxílio de uma contabilidade especializada em digital influencers, para encontrar a melhor tributação para sua atividade específica.

CNAE para Copywriter

A Receita Federal também ampliou recentemente seu olhar para o Copywriter, determinando um CNAE específico para essa atividade.

Trata-se do CNAE 7490-1/01 – Serviços de tradução, interpretação e similares, que agora inclui em sua descrição “Atividades de Copywriting”.

Com essa mudança, o copywriter não pode mais ser MEI (Microempreendedor Individual).

CNAE para Agência de Marketing Digital 

Para agências de marketing digital, o CNAE 7311-4/00 – Agências de publicidade é o mais utilizado para designar essa atividade.

Dentre os CNAE’s secundários, tudo vai depender das atividades desempenhadas por essa agência, podendo incluir:

  • 7319-0/03 – Marketing Direto;
  • 5819-1/00 – Edição de cadastros, listas e outros produtos gráficos;
  • 7319-0/04 – Consultoria em Publicidade;
  • 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet;
  • Etc.

Essa definição da combinação de CNAE’s é fundamental para reduzir ao máximo os impostos, pois cada uma dessas atividades pode sofrer tributação diferente.

CNAE para Dropshipping

Embora ainda não seja regulamentado no Brasil, o dropshipping é uma atividade legal.

Mas é preciso tomar cuidado ao abrir seu CNPJ no dropshipping, pois existem diferenças em relação aos CNAEs de dropshipping nacional e internacional.

Isso porque o dropshipping internacional é considerado um serviço que deve ter o CNAE 7490-1/04Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto o imobiliário.

No caso de dropshipping nacional, a situação é diferente e podem ser utilizados os CNAE’s relacionados a e-commerce.

CNAE para analista de SEO

Essa é mais uma das atividades que ainda não têm uma descrição específica por parte da Receita Federal.

Por ser uma atividade relacionada a marketing digital, pode ser considerado o CNAE 7311-4/00 de agência de publicidade. 

Outra opção seria o CNAE 7319-0/04 de Consultoria em Publicidade.

Quais atividades do marketing digital podem ser MEI?

De todas essas atividades do marketing digital listadas neste artigo, nenhuma delas é permitida pela legislação do MEI.

Portanto, se você atua com marketing digital e utiliza algum CNAE do MEI, como o de Promoção de Vendas ou similar, seu negócio está em risco de autuação pelo fisco.

Como funciona a tributação para essas atividades do marketing digital

No início da empresa, a opção tributária mais comum é o Simples Nacional, pois tem alíquotas iniciais menores do que os outros regimes tributários.

Considerando o Simples Nacional, os CNAES do marketing digital se enquadram no anexo III (com alíquotas a partir de 6%) e no anexo V, com alíquotas iniciais de 15,5%.

Mas mesmo para quem está no anexo V, dependendo das suas despesas com folha de pagamento (incluindo pro-labore), é possível migrar para o anexo III.

Embora seja pouco comentado, em muitos casos o Lucro Presumido acaba sendo a melhor opção para negócios digitais, com alíquotas a partir de 13,33%

Como especialista no mercado digital, a Tactus já realizou mais de 2 mil estudos tributários para negócios digitais e temos a opção mais segura e com menos impostos para sua empresa.

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Como escolher o melhor CNAE para marketing digital

Como vimos, a melhor forma de fazer a escolha certa de CNAE para marketing digital é com a assessoria de uma contabilidade especializada em negócios digitais.

A Tactus conta com mais de 2.000 clientes atualmente, dentro das mais variadas atividades do marketing digital e de outros negócios digitais.

Somos uma contabilidade digital com relacionamento pessoal com nossos clientes, que são atendidos por especialistas reais (e não por robôs) nas dúvidas que sempre surgem no dia a dia.

Além disso, somos a única contabilidade digital a oferecer 30 dias de garantia para os nossos clientes. 

Assim, você tem a segurança de ter ao seu lado uma contabilidade que entende a dinâmica do mercado digital e conta com soluções ágeis e seguras para você cuidar do seu negócio, otimizando ao máximo seus custos.

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Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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