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Contabilidade para Social Media: Veja como funciona e tire todas suas dúvidas

Tactus Contabilidade para Social Media: Como funciona?

A contabilidade para social media tem como principais funções ajudar estes profissionais em aspectos como:

  • Entender se é melhor ganhar como pessoa física ou jurídica;
  • Realizar a abertura da empresa e toda sua estruturação tributária;
  • Escolher o melhor modelo de tributação para garantir que estão pagando menos impostos;
  • Cumprir as obrigações fiscais acessórias todos os meses para dar segurança à sua atuação;
  • Orientar em relação à parte trabalhista no caso da contratação de funcionários;
  • Auxiliar na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física;
  • Auxiliar na gestão financeira do negócio.

A Tactus é a maior contabilidade digital do Brasil especializada em negócios digitais, com especialistas que garantem a menor tributação em qualquer região do país.

Vamos te orientar a seguir sobre as principais dúvidas dos profissionais de social media em relação à Contabilidade.

É melhor ser social media como pessoa física ou jurídica?

Essa é uma das principais dúvidas que os nossos clientes social media nos trazem antes de decidir se devem ou não contratar uma Contabilidade.

Vamos entender a seguir como funcionam esses dois modelos de atuação.

Tributação do social media como pessoa física

Para atuar como pessoa física, o social media precisará pagar os impostos seguindo a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física:

Base de cálculoAlíquotaDedução
de R$ 0,00 até R$ 2.112,00isentoR$ 0,00
de R$ 2.112,01 até R$ 2.826,657,50%R$ 158,40
de R$ 2.826,66 até R$ 3.751,0515,00%R$ 370,40
de R$ 3.751,06 até R$ 4.664,6822,50%R$ 651,73
a partir de R$ 4.664,6827,50%R$ 884,96

Ou seja, ali na terceira faixa de tributação, os impostos já começam a pesar mais no bolso, com alíquota de 15% sobre os seus ganhos.

Na quarta faixa, se torna completamente inviável atuar como pessoa física, se tornando muito mais vantajoso abrir a sua própria empresa.

Além disso, muitos contratantes exigem que o Social Media atue como pessoa jurídica, para que a relação entre ambos seja 100% legal e com o mínimo de tributação.

Tributação do social media como pessoa jurídica (abertura de CNPJ)

Já como pessoa jurídica, na grande maioria dos casos, é mais vantajoso para o Social Media ser tributado pelo Simples Nacional.

Isso porque as alíquotas iniciais são de apenas 6%, com todos os impostos sendo pagos em uma única guia de forma simplificada.

Além disso, ao atuar como pessoa jurídica, o Social Media tem um ganho adicional de credibilidade no seu mercado, podendo:

  • Emitir nota fiscal para os seus contratantes;
  • Contratar profissionais que exercem atividades paralelas como videomakers, redatores, designers e outros;
  • Focar no crescimento contínuo do seu negócio, sabendo que sua empresa está regular e pagando o mínimo possível de impostos.

Quer ter a certeza se é mais vantajoso para você atuar como PF ou PJ? Solicite aqui um diagnóstico gratuito com nossos especialistas no mercado digital.

Social media pode ser MEI?

Dentre os vários CNAEs que podem ser utilizados para atividades de Marketing Digital, os de Social Media não estão incluídos na legislação do MEI.

Muitos Social Media acabam utilizando o CNAE de Promoção de Vendas para “forçar” uma entrada no MEI, mas a Receita Federal tem crescido a fiscalização sobre esse CNAE justamente por isso.

Temos recebido aqui diversos casos em que os empreendedores digitais foram punidos por isso, sendo obrigados a pagar os impostos dos últimos cinco anos com multas, juros e correção monetária.

No caso do Social Media, inclusive, a Receita Federal atualizou recentemente a descrição dessa atividade em um CNAE específico.

É sinal de que é uma atividade que entrou de vez no radar do fisco, exigindo um cuidado especial dessas empresas em cumprir as obrigações corretamente.

CNAE’s para Social Media

Recentemente, a Receita Federal incluiu no CNAE 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet o seguinte descritivo:

Administração (Gestão) de Conteúdos Relacionados às Redes Sociais para Terceiros.

Com isso, fica claro que este deve ser o CNAE principal para a atividade de Social Media, incluindo-se no Anexo III do Simples Nacional, com alíquotas a partir de 6%.

Além disso, pela natureza ampla da sua atividade, o Social Media pode ter ainda CNAE’s secundários como:

  • 7319-0/04 – Consultoria em Publicidade;
  • 7319-0/03 – Marketing Direto;
  • 7311-4/00 – Agências de Publicidade;
  • 5819-1/00 – Edição de cadastros, listas e outros produtos gráficos;
  • Dentre outros.

É fundamental contar com a ajuda de uma Contabilidade para Social Media antes de escolher os CNAE’s, pois isso impacta diretamente nos impostos.

Qual o melhor regime tributário para Social Media

No Brasil, existem três regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

De forma geral, o Simples Nacional quase sempre será a melhor opção, pois a atividade de Social Media se enquadra no Anexo III:

Faixa de Faturamento (em 12 meses)Alíquota (%)Dedução por Faixa (em R$)
Até R$ 180 mil6,0R$ 0,00
De R$ 180 mil a R$ 360 mil11,2R$ 9.360,00
De R$ 360 mil a R$ 720 mil13,5R$ 17.640,00
De R$ 720 mil a R$ 1,8 milhão16,0R$ 35.640,00
De R$ 1,8 milhão a R$ 3,6 milhões21,0R$ 125.640,00
De R$ 3,6 milhões a R$ 4,8 milhões33,0R$ 648.000,00

No Lucro Presumido, por sua vez, a tributação pode variar de 11,33% a 16,33%, dependendo do município.

Com isso, só passa a ser uma opção considerada no caso de o Social Media estiver faturando acima de R$ 720 mil no ano.

O Lucro Real, por sua vez, salvo raríssimas exceções, não é uma opção viável.

Como funciona para abrir o CNPJ para Social Media

Se você chegou até aqui e se convenceu de que está na hora de abrir o seu CNPJ, o melhor a se fazer é contratar uma contabilidade especializada em Social Media.

Neste processo, essa contabilidade cuidará de:

  • Pegar com você um briefing completo sobre suas atividades, para que possa escolher CNAE’s que permitam pagar menos impostos de forma segura;
  • Reunir toda a documentação, como RG,CPF, comprovante de residência, título de eleitor, certidão de casamento e certificado digital;
  • Definir a sede da empresa, que pode ser a própria residência do Social Media ou uma sede virtual. No caso dos clientes da Tactus, oferecemos sede virtual gratuita.
  • Definir a natureza jurídica da empresa, que costuma ser a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) para a maioria dos Social Medias;
  • Elaborar o contrato social, com informações como razão social, nome fantasia, capital social etc.;
  • Realizar os cadastros nos órgãos públicos, como Receita Federal do Brasil, Jucesp (Estadual) e Prefeitura da cidade da sede da empresa;
  • Fazer a opção pelo regime tributário, que tem o Simples Nacional como principal escolha.

De toda forma, você não precisa se preocupar, pois a Contabilidade cuidará de todos esses trâmites.

O prazo para concluir a abertura do CNPJ para Social Media pode variar conforme a região, levando de 7 a 10 dias úteis.

Por que contratar a Tactus como sua Contabilidade para Social Media

A Tactus é a única Contabilidade Digital a oferecer garantia de 30 dias para os seus clientes.

Ou seja, se por algum motivo você não gostar dos nossos serviços, garantimos a devolução do seu dinheiro.

Além disso, fomos a primeira Contabilidade a se especializar em negócios digitais e temos familiaridade com todas as plataformas de conteúdo e infoprodutos.

Já realizamos mais de 2.000 estudos tributários para os nossos clientes e estamos preparados para seu negócio crescer de forma segura e sem pagar impostos demais.

Conheça nossos planos de contabilidade, que se adaptam a todos os perfis de empresas.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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