QUANTO CUSTA PARA ABRIR UMA EMPRESA?

Saiba qual é o investimento inicial para abrir uma empresa e regularizar o negócio digital cumprindo todas as obrigações que a Tactus cuida de todos os processos.

Será que é fácil e barato constituir uma empresa nos dias de hoje?

Nós da Tactus Contabilidade Digital vamos explicar o processo de abertura, e quanto custa abrir uma empresa.

Processo de constituição da empresa

No início de todo o processo, vai para a junta comercial, às vezes o cartório, Receita Federal, Receita Municipal, Receita Estadual – dependendo da atividade – se a sua empresa vai ser comércio, serviço, indústria, isso vai diferenciar se sua empresa terá todos os processos, todas as inscrições nos órgãos ou não.

imagem que represente operacional da Tactus
Conte com a Tactus para fazer o processo de abertura da sua empres

Mas, para toda a empresa é obrigatório:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Cartório;
  • Receita Federal;
  • Receita Municipal.

Qualquer tipo de empresa tem que ter esses documentos e registros. O que vai diferenciar se terá inscrição estadual ou não é se sua atividade for comércio.

Lembre-se, mesmo sendo um e-commerce, uma loja totalmente virtual, uma empresa toda online se a sua atividade é de comércio, obrigatoriamente tem que ter uma Inscrição Estadual, porque o estado que faz essa liberação da venda de mercadoria, é preciso entender isso também.

O processo como um todo está mais barato?

Sim! Mas quando falamos em mais barato, não é somente no aspecto financeiro.

O custo também caiu, o custo de uma empresa hoje está muito menor do que antigamente e o processo está muito mais rápido.

Isso varia de cada junta comercial, de estado para estado, prefeitura para prefeitura porque nem todos estão utilizando o cadastro sincronizado.

Entenda o que é o cadastro sincronizado

O cadastro sincronizado é quando você registra num órgão e automaticamente ele já comunica com outros e isso ainda não está acontecendo com todos os estados.

Em alguns estados o processo é muito rápido como em Belo Horizonte, por exemplo, a partir do momento que você dá entrada no processo, automaticamente já sai tudo junto: inscrição municipal, estadual, contrato social é um processo bem rápido.

Mas, em outros municípios isso não é assim, ainda existe um processo um pouco lento, mas nada que seja muito complicado.

Abertura de empresa em contabilidade digital

Tudo isso nós da Tactus Contabilidade Digital tiramos de letra!

Nosso departamento de legalização tem um time muito capacitado e vai conseguir atender todos os nossos clientes, independentemente de onde estiver.

É claro que é sempre preciso alinhar com nosso departamento comercial, para que eles possam de verdade analisar a sua prefeitura e o seu município.

Nós temos um fluxo de entrada de clientes muito grande, mas conseguimos entregar tudo em condição perfeita para que você trabalhe com segurança.

Portanto, ao afirmar que o processo está um pouco mais barato não é somente no aspecto financeiro, mas também incluindo toda essa velocidade que vai diminuir o seu custo inicial.

Desta forma o empreendedor digital começa a ter uma receita mais rápida, a entrar dinheiro com mais agilidade e sua receita cobre essas despesas iniciais.

Tenha o controle financeiro

É muito interessante ter um caixa para cobrir suas despesas iniciais.

Em um negócio alguns vão conseguir fazer a sua venda imediatamente, se tiverem um processo estruturado, mas outros negócios tem um processo de maturação mais lento e você tem que ter um caixa para arcar com todas essas despesas.

Outra coisa que escutamos bastante é: a contabilidade é muito cara.

Contabilidade não é caro e é extremamente necessária!

Na Tactus Contabilidade Digital nós temos planos bastante específicos para você, eu tenho certeza de que podemos atender o seu negócio digital online.

banner de divulgação planos Tactus contabilidade
Conheça nossos planos e regularize seu negócio com segurança

 Somos especialistas no mercado digital, pode ter certeza de que conseguimos escalar e facilitar muito todo o seu processo.

Documentos essenciais para o seu negócio

Quando abrir uma empresa terá documentos importantes que devem ser guardados a 7 chaves, pois são a identidade do seu negócio.

Você sempre pode precisar desses documentos e tem que ter eles em mãos, confira a seguir quais são:

  • Contrato social ( registrado na junta comercial ou no cartório);
  • Cartão do CNPJ que é o registro na Receita Federal;
  • Inscrição Municipal – a inscrição que o município liberou a sua atividade naquele endereço;
  • Alvará de localização – em algumas atividades o alvará é dispensado por ser de baixo impacto, mas para outras é necessário. Isso o departamento de legalização vai te passar
  • Inscrição estadual – que é o estado liberando a comercialização daquele produto.

O Estado também cuida de outras atividades que consideramos como serviço, como por exemplo, transporte.

Quem faz transporte rodoviário de carga é obrigatório ter o registro estadual também, pois de certa forma está transportando mercadoria.

É essencial que tenha esses documentos em mãos.

Banco digital para empreendedores

A partir do momento que abrir a sua empresa, será preciso abrir a sua conta bancária, conheça as vantagens de ter uma conta PJ gratuita.

Outro ponto importante é abrir a conta bancária num banco digital, isso pode facilitar muito.

Nós temos no nosso canal do youtube um vídeo do CORA, que é um banco digital parceiro que está fazendo todo o processo de abertura para micro e pequenas empresas.

imagem que represente controle do aplicativo Banco Cora
Todas as funcionalidades do banco digital na palma da sua mão

O Banco Cora é focado especificamente em micro e pequenas empresas, bem diferente dos bancos tradicionais. Você pode confiar plenamente, ele é um banco seguro e nós utilizamos para nossos negócios!

O melhor é que ele é totalmente digital, online e gratuito.

Abrir o seu negócio hoje é muito simples, o que precisa aprender são outras coisas, outros detalhes sobre o seu negócio como vendas, marketing, como oferecer para o seu cliente algo diferente e inovador.

No empreendedorismo digital tenha em mente que é preciso inovar sempre.

Aposte inovando em pequenos pontos da sua empresa, seguem os principais:

  • Atendimento;
  • Processo de marketing;
  • Processo de vendas;
  • Processo interno com colaboradores;
  • Comunicação com o cliente.

Com certeza pequenas mudanças farão total diferença no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não deixe seu negócio sem uma Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!