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MOMENTO DE CRISE PARA BARES E RESTAURANTES

Tactus MOMENTO DE CRISE PARA BARES E RESTAURANTES

Com essa crise que estamos vivendo, a situação dos bares e restaurantes é realmente desoladora. Neste artigo iremos abordar sobre a situação que os bares e restaurantes estão enfrentando. Vamos nessa?!

ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS

Segundo dados, cerca de 70% tiveram queda de faturamento, isso aconteceu também com quem adaptou o seu negócio para o delivery.

Ainda que os bares estejam vendendo via delivery, os comércios não conseguem com essa alternativa sustentarem os custos operacionais, mesmo estando fisicamente fechados. O custo total envolve a locação e toda estrutura existente, isso não sustenta se você não tiver movimento presencial.

Essa crise vai trazer alguns aprendizados, principalmente sobre os novos modelos de negócio dentro desse segmento de bares e restaurantes.

Outra mudança é que comprando em casa, o ticket médio é muito menor.

Quando alguém vai para um bar ou restaurante para fazer uma refeição, ele não consome apenas a refeição, há o pagamento de taxa de serviço, consumo de bebidas e sobremesas e não faz sentido esse tipo de compra através do delivery.

No delivery em 99% dos casos, as pessoas só pedem a refeição principal, por isso o ticket médio é mais baixo.

PROCESSO DE RETOMADA

E mesmo depois da retomada das atividades, teremos dois fatores importantes para serem considerados:

O primeiro é que haverá distanciamento das mesas, isso vai comprometer ao menos 50% do espaço físico utilizável. O número de clientes vai diminuir obrigatoriamente, consequentemente, isso vai impactar no faturamento.

Depois disso, também há a questão da insegurança que as pessoas terão. Em um estudo realizado no Rio Grande do Sul, cerca de 70% das pessoas se sentem inseguras de frequentar um bar.

Pessoalmente, eu me sinto inseguro e não vejo motivo para frequentar os bares, mesmo depois da liberação.

imagem que represente bares e restaurantes vazios
A redução do movimento está impactando diretamente os bares e restaurantes

Para mim, é preciso que essa situação que estamos vivendo se atenue muito, só assim teremos condições de nos sentirmos seguros diante desse cenário.

Depois dessa crise teremos uma nova e realidade para este segmento.

NOVOS FORMATOS DE NEGÓCIO

Será preciso analisar a existência de possibilidades de ter outros formatos de negócio.

Por exemplo, aquela pizzaria que já tem um formato delivery neste momento é privilegiada, pois ela já foi concebida para este formato.

Os negócios de baixo contato social vão se destacar daqui para diante, talvez seja uma possibilidade para pensar especificamente um formato de restaurante somente com foco na entrega ou na retirada do produto.

Com isso, a formatação do negócios se torna muito mais simplificada e abre precedente para novas possibilidades.

imagem que represente dono de negócios com cara de preocupação
Ocorre que os negócios existentes não são preparados para essa condição ou eles não podem ser adaptados a essa condição

Se você tem um restaurante para 200 pessoas, por exemplo, como adaptar um restaurante desse porte para uma condição 100% delivery?

Isso não é possível!

É preciso avaliar um modelo misto entre o presencial ou não presencial, mas não é possível manter uma estrutura presencial e não ter movimento, como está acontecendo hoje.

Talvez seja possível apostar em um negócio sem contato social ou com o contato social muito baixo, essa pode ser uma grande alternativa para essas novas possibilidades.

Para se adaptar e superar essa fase será preciso repensar seu modelo de negócio.

Aquele que teve o seu restaurante quebrado ou não chegou a ponto de quebrar – pois conseguiu fazer uma suspensão de contrato, teve acesso à crédito ou qualquer outra medida para preservar o seu negócio – depois desse processo de retomada, terá que mudar o seu negócio.

É fácil perceber que a volta será muito difícil.

Sabemos que as condições de voltar não serão fáceis e o empreendedor terá que trabalhar com uma estrutura menor.

Será preciso trabalhar com menor custo, mas de modo que consigam gerar o faturamento sustentável e ter resultados.

Às vezes os resultados aparecem com maior força se a empresa tiver uma boa gestão estratégica do que propriamente um negócio que fature muito.

Isso pode ser pensado como alternativa.

CRISE FINANCEIRA

Com essa crise, teremos também um achatamento do poder de compra das pessoas, isso impacta diretamente nos gastos que nós temos.

As pessoas vão se tornar mais pobres naturalmente depois dessa crise, o padrão de consumo existente vai mudar.

O público que iria de duas a três vezes por semana em um bar não irá mais, pois além dos fatores que eu já citei acima ligados a segurança da saúde que serão impeditivos, também haverá impedimentos relacionados à economia.

No Dia das Mães deste ano, por exemplo, com a pandemia estamos vivemos situações atípicas, uma grande rede de restaurantes que estaria cheia neste dia, apresentava uma fila na sua porta porque as pessoas foram buscar comida para ter o seu almoço do Dia das Mães em casa.

Essa pode ser uma nova realidade e traduzir um novo normal, podendo nos fazer repensar na próxima data comemorativa.

Haverá sim um retorno natural do mercado, mas pode levar muito tempo para que a economia volte ao patamar atual, não será simples para retomarmos a posição que existia até essa pandemia aparecer.

Para que tenhamos essas condições novamente, em relação aos empreendimentos como bares e restaurantes, levaremos um bom tempo.

Esse mercado demanda uma reestruturação e reavaliação de gestão, será preciso remodelar para que exista uma nova alternativa para os próximos meses e para o ano seguinte.

Esperamos, que de uma maneira ou de outra, esse conteúdo possa ajudar a você. Nosso objetivo não é uma aula de gestão, mas dar a você condições de analisar um pouco este cenário e pensar que existem alternativas possíveis. Se desejar fale conosco para esclarecer dúvidas ou acesse outros conteúdos do nosso blog.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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