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Nesse Artigo você vai ler:

OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO MERCADO DE CURSOS ONLINE

Anderson Hernandes e Convidada

O mercado de cursos online é realmente um bom mercado?

Quais são as características?

Quais os desafios?

Quais as oportunidades e como aproveitar?

Vivemos uma mudança de comportamento educacional e essa mudança impulsiona o mercado digital, porque pessoas que estão buscando cada vez mais praticidade.

Com os cursos online todos têm a possibilidade de ter acesso à informação de qualquer lugar e consumir isso imediatamente.

Crescimento do mercado

Num conteúdo com acesso presencial elas não teriam essa mesma possibilidade, isso impulsiona melhores resultados na venda de cursos online, quando comparado com a venda de cursos presenciais.

imagem que represente Anderson Hernandes fazendo palestras no começo da carreira
A forma de entregar os conteúdos foi adaptada com as necessidades e modernidade dos dias atuais


Há 11 anos nosso CEO Anderson Hernandes ministra cursos, que antes sempre foram presenciais, mas hoje praticamente todos os nossos conteúdos foram adaptados para o online.

Isso porque temos maior facilidade de entrega e conseguimos entregar com qualidade.

Busca pela praticidade

Além disso, a pessoa tem acesso à informação baseada na sua necessidade, é possível identificar melhor as necessidades de mercado,  produzir conteúdo e cursos que atendam essas necessidades.

E existe também o processo de conveniência.

Hoje o nosso aluno consegue assistir um curso de onde ele tiver e através do celular, esse é um processo de conveniência muito bacana.

Garantia

No mercado também temos uma mudança comportamental relacionada à garantia. Até mesmo pelo código de defesa do consumidor, nas vendas online você precisa dar minimamente 7 dias de garantia em relação àquele conteúdo.

Você precisa pensar que o conteúdo tem que ser renovável e quando falamos de conteúdo dentro de cursos online, o processo de renovação é mais simples, mas a necessidade de renovação é grande.

Não dá para desconsiderar esse fator, você precisa pensar nisso porque será essencial.

Não adianta pegar um conteúdo velho e distribuir, a sua audiência vai entender que esse conteúdo não está atualizado olhando para a produção do conteúdo.

Cobrar um valor alto para uma baixa entrega de valor agregado a conteúdo não renovado vai gerar um processo de frustração para o seu cliente.

Suporte de dúvidas

Quando distribuir um curso, você precisa ter um canal de suporte às dúvidas.

Dentro desse processo de garantia é importante que as pessoas tenham acesso indiretamente a você.

Não precisa ser você, mas é preciso ter alguém que ajude nesse processo de dúvidas.

Na nossa empresa de Treinamentos, por exemplo, temos um canal aberto durante o horário comercial que a pessoa pode pedir suporte para acessar a plataforma, tirar alguma dúvida que serão respondidas dentro do nosso processo de mentoria junto com o que entregamos.

As pessoas criam uma expectativa muito grande em relação ao conteúdo, então é preciso atingir e se possível superar essas expectativas.

Acesso ao conteúdo de qualquer origem

O formato de entrega também é importante. Temos diferentes formatos de entregas interessantes, como um material extra, uma mentoria complementar também é interessante, além do curso já gravado, quando entrega uma mentoria agrega valor.

A qualidade do seu vídeo tem que ser boa, por exemplo, se entregar um conteúdo gravado no seu celular o amadorismo fica evidente e isso pode denegrir a imagem para aquele aluno para que a entregabilidade fique comprometida.

imagem que represente pessoas conectadas
É importante que entenda também que esse mercado é impulsionado pelo fato de não existir barreiras geográficas

Cursos online e a tecnologia trouxeram uma quebra de barreiras geográficas, as pessoas podem ter acesso ao conteúdo de qualquer lugar.

Para tudo isso, o investimento é relativamente baixo. É preciso pensar que quando se compra um curso considera todos os fatores, investimento de tempo, logística e recursos. Por exemplo, se eu tiver que me deslocar do meu estado para outro estado para fazer o curso eu terei maior investimento de tempo e logístico, se eu tenho um curso de forma online que faz sentido, para mim há um ganho.

Num curso online esses são fatores positivos no processo decisório de compra deste curso.

Oportunidades

A seguir vamos falar sobre quais são as oportunidades no mercado de cursos online. Confira!

Negócio de baixo investimento inicial

O curso online necessita de baixo investimento inicial, ao mesmo tempo ele tem uma baixa barreira de entrada, então temos no mercado cursos de todos os tipos.

imagem que represente pessoa gravando conteúdo para curso online
Quase todo mundo tem a possibilidade de ensinar algo de interessante para alguém e pode montar um curso

Mas existe o “como fazer” que é um desafio muito grande.

Existe sim uma baixa barreira de entrada, mas o sucesso depende de alguns fatores importantes.

Não exige dedicação exclusiva

O lançamento de um curso não exige dedicação exclusiva, é possível acumular funções com elas.

Muita gente hoje está monetizando através de cursos online.

Pessoas de todos os segmentos estão lançando cursos online, se pensar bem vai ver que não precisa ter uma dedicação exclusiva em relação a esse negócio, é possível pode tocar outros negócios paralelamente.

Isso porque você não vai ficar todo tempo entregando pois o conteúdo se torna replicável.

Ganhar mais com menos tempo

Ele permite também que você ganhe mais com menos tempo, uma coisa que é bem interessante é fazer o famoso 6 em 7 e fazer o faturamento recorrente interessante.

Podemos falar isso com propriedade, porque a quantidade de clientes que vem para Tactus Contabilidade Digital que começaram o negócio digital do zero e explodiram rapidamente é incrível!

É claro que existem outros desafios, conforme vai evoluindo, mas efetivamente tem condições de ganhar mais com menos tempo.

Vendendo um curso online você pode escalar os ganhos, quando hospedados em plataformas como a Hotmart temos um processo super possível de escalabilidade.

Processo de escalabilidade

Imagine que você tem uma curva de crescimento de vendas e uma curva de custo que não acompanha o mesmo crescimento na mesma proporção, a curva de crescimento.

Assim vende muito mais e tem custos muito menores, do ponto de vista de custos fixos. É efetivamente uma coisa incrível, ao pensar na questão de estratégia.

Liberdade Geográfica

Existe também a questão da liberdade geográfica, é importante considerar a liberdade geográfica como possibilidade.

imagem que represente nômade digital trabalhando
Nesse negócio existe uma baixíssima taxa de quebra

Nós temos clientes que não moram no Brasil e conseguem produzir os seus cursos de onde eles estiverem e nômades digitais que passam a vida viajando e produzem de onde estiverem.

Baixa taxa de quebra

A quantidade de empresas que fecham dentro dos mercados digitais que nós atendemos é muito pequena, é um negócio em que tem condições de ganhar muito dinheiro.

Eu também estou nesse tipo de negócio, isso é real! Vejo meus clientes em que a quantidade de empresas que encerramos dentro dos nichos de cursos online é muito pequena, comparada com outros nichos que atendemos.

Desafios

Efetivamente vale muito a pena pensar nas oportunidades que existem em relação a esse negócio.

Mas, existem também desafios. Vamos abordar a seguir quais sãos os principais desafios, continue acompanhando!

Domínio de ferramentas

O primeiro desafio é a plataforma de conteúdo, você precisa escolher uma plataforma de conteúdo que atenda o seu público.

Uma plataforma digital mais estruturada como utilizamos hoje, que é a Hotmart, não apresentando problemas de queda de manutenção, é muito raro ter algum tipo de problema.

Essas plataformas aprenderam muito nos últimos anos em como atender o mercado e foram aprimorando as suas entregas.

É muito importante trabalhar a questão do relacionamento, essa é uma coisa que você não pode deixar, o relacionamento retém o aluno, quando pensamos na questão do LTV. (Lifetime Value)

O LTV é o tempo de vida do seu cliente na sua empresa e o quanto ele gasta nesse tempo de vida na empresa.

Na Tactus Contabilidade Digital conseguimos trabalhar a jornada do cliente com uma esteira de produtos.

Ao trabalhar estrategicamente uma esteira de produtos terá mais resultado em relação ao atendimento, isso tem que ser parte do seu processo.

Estratégia de vendas

Temos hoje diferentes formatos de estratégia de vendas e existe uma estratégia para cada tipo de lançamento digital.

Nós só alavancamos  nossa venda quando nos conscientizamos que tínhamos que ir para sala de aula aprender sobre técnicas de venda, gatilhos mentais, estratégias de negócios, processos diferentes de lançamentos e etc.

Eu fiz inúmeros cursos e posso afirmar que vale a pena, o que não dá é começar a fazer cursos e não sair da inércia.

Faça cursos que darão direcionamento para vender melhor, isso faz a diferença.

Formação de Afiliados

Ao trabalhar com afiliados, deve considerar que o desafio é a gestão: é uma pessoa usando a sua marca e você tem que saber de perto o que ela está fazendo.

Tivemos um aumento enorme da concorrência.

Ainda que os nichos concorridos sejam gigantes é preciso considerar que sem criar um processo de autoridade, dificilmente conseguirá alavancar.

Pense em reinventar nichos e micro nichos, alguns deles são quase inexplorados e neste caso você tem um público muito menor, mas não tem concorrência, facilitando o processo de venda para ter melhores resultados e consegue ter um ROI muito interessante.

Aumento da concorrência

Existe esse processo de concorrência que não pode ser negado.

Entender o conceito de rentabilidade é um desafio grande, você precisa aumentar a escala, mas precisa manter a rentabilidade.

Muitos produtores digitais atingem o tão sonhado 7 em 7 mas não consideram os gastos com impostos e tributação. Pensando nisso, preparamos um estudo voltado para o planejamento tributário para infoprodutores.

Você precisa escalar, mas precisa manter a rentabilidade e entender que tem uma parte de imposto a ser pago.

É muito importante também entender que faturamento não é a mesma coisa que lucro.

Ao passo que o seu faturamento aumenta, suas alíquotas consequentemente te colocam numa tabela muito maior de empresa e talvez tenha que excluir a sua empresa do Simples Nacional, o que acaba sendo uma possibilidade mais interessante para a maioria das empresas que estão nesse nicho.

Você precisa olhar para o seu negócio e pensar nele de forma estratégica para ter melhores resultados.

Uma visão a longo prazo fará grande diferença.

Esse é um mercado fantástico, onde terá grandes oportunidades!

Mas precisa pensar estrategicamente ter um mindset de gestor, precisa evoluir no processo estratégico, saber vender, saber gerir e entender minimamente de impostos.

A contabilidade – parte chata e burocrática do seu negócio – também é muito importante.

Nesse ponto, conte com uma assessoria contábil especializada como a Tactus Contabilidade Digital, para te ajudar no que precisar. Separamos para você o acesso ao material completo utilizado para a produção do conteúdo: faça o download e confira!

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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