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COMO FAZER LANÇAMENTO DE UM PRODUTO DIGITAL

Tactus COMO FAZER LANÇAMENTO DE UM PRODUTO DIGITAL

Você quer fazer o lançamento de um produto digital e não sabe por onde começar? Muitas pessoas que são especialistas na área, conhecem muito bem, mas não sabem como fazer um lançamento, ou até fizeram um curso de lançamento, mas não tem condições de cuidar de todos os aspectos de lançamento.

Sucesso no mercado digital

Para esses casos, você precisa ter um lançador do seu produto digital ou uma agência de lançamento (uma estrutura um pouco maior para poder cuidar o seu lançamento). 

Neste conteúdo vamos te contar o que precisa avaliar para ter sucesso nesse sentido.

Pontos para analisar

A primeira coisa que precisa analisar é: o que falta para você fazer o seu lançamento? Basicamente um lançamento tem:

  • Estratégia de geração de tráfego: você precisa ter alguém que faça a geração de tráfego do Facebook, Instagram e Google (você precisa ter alguém que cuide disso);
  • Você tem que ter uma estratégia;
  • Saber qual tipo de tráfego que vai utilizar vai depender da fase do lançamento;
  • Estratégia de lançamento: quais os conteúdos que você vai postar, se você vai fazer lives, como serão e onde serão transmitidas, qual o tamanho da sua audiência e que tipo de audiência complementar você precisa, qual o momento certo de fazer um lançamento,etc.
imagem que represente pessoa fazendo planejamento para lançar produto digital
Existem vários fatores que farão a diferença para o sucesso do seu produto digital

Você precisa de ajuda com essa questão toda! Existe a questão de como será a copy do lançamento, da página de vendas, dos seus vídeos e como será sua estratégia se fizer um determinado lançamento.

Gestor de tráfego

Isso nos leva ao profissional que vai te assessorar. Talvez você tenha um profissional que fique com uma fatia maior do seu lançamento, mas esse profissional tem experiência em lançar produtos digitais. Isso faz uma grande diferença, pode acreditar!

Validar quem é esse profissional talvez não seja tão simples assim, muitos nunca fizeram lançamento antes, mas se sentem preparados para fazer isso e não necessariamente alguém que não fez o lançamento antes, vai fazer um lançamento ruim. 

imagem que represente pessoa criando checklist
Ele pode fazer um bom lançamento se ele seguir uma metodologia

Essa é uma questão também de entender o seu momento, se vai pegar alguém muito experiente ou alguém que não tenha experiência, mas que efetivamente vai trabalhar fortemente para te ajudar nesse lançamento.

imagem que represente negociação financeira
Você deve entender o quanto isso vai te custar e como isso vai ser pago

Muitas vezes pode contratar uma empresa ou um lançador e pagar um valor para ele fazer esse lançamento, sendo responsável por cuidar das funções, mas não tem nenhum tipo de comprometimento em relação aos resultados.

Na minha opinião, você sempre precisa ter alguma coisa atrelada aos resultados e algo que seja relevante. Ainda que faça o pagamento de uma parte do valor, uma segunda parte estaria relacionada aos resultados.

Talvez 100% relacionados aos resultados você não consiga encontrar alguém para isso e tomar essa decisão é uma decisão difícil, mas é importante e necessária.

Organização Jurídica

O segundo aspecto que precisa pensar é justamente como vai ser organizada, sob o ponto de vista jurídico, essa relação.

Existem várias formas de fazer isso, podendo pagar como sendo um prestador de serviços e se essa pessoa tiver um CNPJ vai emitir uma Nota Fiscal para você.

É muito importante ter um contrato, não é possível estabelecer uma relação de parceria sem um contrato, sempre pense que algo pode dar errado, é preciso estar preparado para isso.

Atuamos no mercado digital há muito tempo e já vimos vários players que não deram certo, isso porque várias pessoas se aventuram em fazer estratégias e nem sempre tem sucesso.

Na minha opinião, se você não tem experiência no marketing contábil, precisa ter alguém na parte digital e se não tiver tempo para cuidar das coisas, precisa de alguém que ajude no processo de direcionamento e te ajude em todas as ações necessárias.

imagem que represente pessoas negociando responsabilidades de funções
Dentro do lançamento é preciso ficar claro o papel de cada um

Se contratar alguém para fazer o lançamento sozinho e essa pessoa dizer que vai fazer tudo, tenha cuidado!

Ninguém é especialista em tudo, provavelmente essa pessoa vai deixar a desejar no lançamento e você pode ter problemas com seus resultados.

Observe com atenção a questão documental.

É preciso ter um contrato de prestação de serviços, porque com um contrato as coisas ficam mais simples. 

Pode ser interessante estabelecer um contrato para determinado lançamento e não de longo prazo e aí você pode rever as condições para o próximo lançamento, baseado em resultados, pois a situação sempre pode mudar e advogados especialistas podem te ajudar nisso.

Aspectos Tributários

Vemos muitos lançadores que não tem empresa, ou tem uma empresa para atender a especialidade dele, mas não tem uma para atender a venda de produto digital.

Eu vou precisar abrir uma nova empresa?

Talvez, você possa utilizar a sua empresa e fazer uma alteração contratual, mas as vezes vale a pena abrir, pois o custo de abertura é baixo.

O importante é estar regularizado, até mesmo para fazer o contrato de forma correta e também para pensar nos aspectos da nota fiscal.

Processo de coprodução

Hoje você tem a possibilidade de fazer a coprodução, com isso, os dois entram na plataforma e  já são separados automaticamente.

imagem que represente parceria em gravação de conteúdo para aulas
Na minha empresa de treinamento eu tenho vários processos de coprodução

Alguns cursos que ministramos tem coprodução, ou seja,  a plataforma faz o split automaticamente das notas fiscais, quando conectado ao sistema de emissão de nota fiscal.

A plataforma separa tudo e você tem uma tributação menor.

Se a sua relação de produção e coprodução for 70% x 30% vai pagar imposto sobre os 70% e os 30% serão pagos pelo coprodutor, não será preciso um emitir nota fiscal para o outro e consequentemente pagar o imposto 2x.

Isso é muito importante considerar!

Por fim, pense como irão ficar outros aspectos que você precisa prever, como por exemplo, o investimento de tráfego:

  • Ele será feito somente pelo produtor digital?
  • Quanto você vai investir em tráfego?
  • O risco é todo seu ou você vai dividir com esse coprodutor?
  • Qual o percentual que cada um está assumindo?

Pense em todos esses aspectos, isso pode fazer uma grande diferença!

Existem pessoas experientes nestas áreas que podem te ajudar tanto no lançamento quanto na parte burocrática como a Tactus Contabilidade.

A Tactus vai manter essa relação toda regularizada, com a ajuda de um profissional especializado vai evitar muitos problemas.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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