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NÔMADE DIGITAL REALMENTE EXISTE?

Tactus NÔMADE DIGITAL REALMENTE EXISTE?

Viajar pelo mundo, ganhar muito dinheiro com a internet e trabalhar de onde quiser.

Será que isso é apenas uma fábula ou de fato é possível?

Será que ser um nômade digital realmente como Raiam Santos, Eduardo Borges e Rômulo e Mirela do Travel and Share, é possível?

Se tem gente que faz, é possível, certo?! Mas o que precisa considerar para virar essa chave?

Confira o artigo que preparamos para você e conheça 3 aspectos essenciais para se tornar um nômade digital.

Vamos te mostrar de maneira prática que realmente isso é possível.

Versatilidade do universo digital

Realmente é possível ser um nômade digital e na Tactus nós atendemos a muitos clientes que viajam pelo mundo.

Conheça um pouquinho sobre alguns de nossos clientes:

Raiam Santos

O Raiam é de fato um dos mais emblemáticos nômades digitais do Brasil. Utiliza estratégias pouco convencionais e às vezes polêmicas para o crescimento da sua base de seguidores e consequentemente sua monetização.

imagem que represente Raiam Santos
O Raiam é um dos maiores nômades digitais da nossa atualidade

Além disso, o Raiam é escritor de vários livros e possui diversos cursos online, já morou em 101 países diferentes e fatura múltiplos 7 dígitos através de diversas fontes de renda. Tudo isso sem ter uma residência fixa.

Rômulo e Mirella

O casal Rômulo e Mirella do Travel and Share são clientes da Tactus e possuem um dos maiores canais de viagens no YouTube com mais de 1 milhão de inscritos.

imagem que represente imagem de Romulo e Mirella
Sem dúvidas eles são um excelente exemplo de nomadismo digital

Eles vivem a vida viajando pelo mundo, registram os melhores momentos dessas viagens e ainda fazem da sua paixão uma fonte de renda muito interessante. 

Além da monetização com o canal do YouTube, eles ainda possuem cursos digitais, eventos e outras fontes de monetização.

Eduardo Borges

O Eduardo Borges auto intitula o primeiro nômade digital Brasileiro viajando o mundo há mais de 10 anos e ganhando dinheiro pela internet.

imagem que represente Eduardo Borges
Eduardo morou em 18 países e visitou mais de 50!

Ganhou seu primeiro dinheiro com sites em 1999, aos 14 anos de idade. Trabalha hoje com foco em SEO e Facebook Ads, monetizando seus sites com afiliados/parceiros e também com a venda de seus próprios infoprodutos.

Em seu canal do YouTube ele mostra parte da sua vida e dá dicas de empreendedorismo digital.

Monetização digital

Antes de começar nessa jornada, a primeira coisa que precisa pensar é: qual o tipo de monetização que terá.

Dentro do mercado digital existem dezenas de possibilidades de monetizar.

Mas, alguns tipos de monetização são mais alinhados para quem quer ter mais liberdade, e esse é um fator que deve considerar.

Execução de tarefas

Como afiliado consegue trabalhar como nômade digital, destinando uma parte do seu tempo semanal para essa atividade e pode deixar muitas coisas rodando.

Existem muitas automações, que fazem parte de um trabalho que pode gerar resultados.

Por exemplo, é possível fazer uma campanha ou uma série de campanhas, lançar seus conjuntos de anúncios e não precisar olhar isso a todo momento, mas terá que olhar em algum momento.

imagem que represente visão estratégica
É preciso ter uma visão clara do que é especificamente esse trabalho digital

Como afiliado isso é possível e como infoprodutor também, mas existem outras atividades que terão que ter um trabalho mais efetivo e talvez fique mais difícil.

Se quiser trabalhar com Dropshipping, talvez se não tiver uma estrutura será muito difícil de tocar como nômade digital e ter que ficar dando suporte.

O afiliado não precisa dar suporte para o aluno, o infoprodutor sim.

Tenho clientes nômades que criaram uma estrutura de atendimento para dar esse suporte ao aluno.

Eles trabalham viajando pelo mundo, passam um tempo em cada cidade ou em determinada região do país e depois se mudam.

O nomadismo é um sinônimo claro de liberdade, mas não significa que vai simplesmente trabalhar cada dia em um lugar ou na praia sentado na areia.

imagem que represente pé na areia
Essas são imagens comuns, quando pensamos na venda do nomadismo digital no mercado

São imagens impressionantes, mas é preciso entender que não é uma tarefa fácil.

Fazer o processo de monetização envolve muitos aspectos.

Estrutura

Dentre eles, o segundo item é ter uma estrutura.

O nível de monetização que vai conseguir alcançar está diretamente relacionado com a estrutura que tem.

Nem que essa estrutura seja virtual, ou seja, pessoas que vão trabalhar em outros lugares, mas precisa ter pessoas dedicadas para poder ajudar no processo de alavancagem de faturamento.

Eu tenho clientes que são nômades digitais e têm canais no Youtube, eles editam seus vídeos de onde estiverem e vivem somente da monetização que vem do AdSense.

imagem que represente pessoa trabalhando de casa com estrutura
Esses não precisam de outras pessoas auxiliando, pois contam com uma estrutura completa

Isso é possível, você pode produzir vídeos quase diariamente e ganhar muito dinheiro com isso, se tiver uma base grande de seguidores e inscritos no seu canal, gerando visualizações nos seus vídeos.

Existe um trabalho também para edição do vídeo, como eu disse ter uma pessoa para fazer uma edição já é ter uma estrutura.

Uma pessoa para responder às perguntas do seu canal também é uma estrutura.

Essa estrutura que precisa é um fator determinante e alguns prestadores de serviço complementares talvez possam contratar, dentre eles a própria contabilidade.

Legalização negócio digital

Com isso entramos no terceiro aspecto que é pensar como manter legalizado o seu negócio digital, mesmo trabalhando de qualquer lugar do mundo.

Se você trabalha com plataformas digitais dentro do Brasil precisa ter uma empresa registrada no Brasil. Entenda que a origem do seu recurso sendo no Brasil, consequentemente será tributada aqui.

Existem regras que se aplicam também caso tenha uma origem de recurso fora do Brasil e traga esse dinheiro.

Negócios que se aplicam a sede virtual

Você precisa sempre ter o apoio de uma empresa contábil que entenda isso e possa te proporcionar a tão desejada liberdade.

Uma das formas de ter liberdade é ter uma sede virtual para instalar a sua empresa.

A Tactus oferece para os clientes digitais, sobretudo os que são nômades, uma sede virtual.

Atendemos há anos clientes que nunca vimos pessoalmente, pois estão sempre viajando pelo mundo ou moram fora do País, mas utilizam nossa sede virtual no seu negócio digital.

Nós recebemos correspondências e todas as informações necessárias e eles fazem a tributação e pagamento dos seus respectivos impostos aqui no Brasil.

imagem que represente call entre cliente e contador
Os clientes enviam mensalmente para nós as informações que precisamos

Na Tactus a nossa comunicação é digital, temos as plataformas digitais, os bancos digitais e o acesso à informação digital e os procedimentos. Não há necessidade de presença na nossa sede para ser atendido.

Tudo que você precisa saber

Se quer ser um nômade precisa pensar claramente:

O que fará para monetizar, qual o tipo de negócio está mais alinhado para que tenha melhores resultados, como monetizar o suficiente e ter liberdade.

Pensar que tipo de estrutura terá, ou seja, ao passo que for monetizando elevar os níveis de performance em faturamento deve considerar a estrutura.

Deve pensar sempre na legalização do seu negócio, ter um CNPJ no Brasil e uma empresa contábil que te atenda à distância fazendo o recolhimento dos impostos devidos dentro do Brasil.

Feito isso é possível sim viajar pelo mundo e ter resultados.

Como eu disse, você pode sim ter bons resultados sendo nômade digital.

Temos em nossa base clientes que são nômades digitais, Youtubers, clientes do mercado digital e que tem infoprodutos.

Muitos que moram um tempo grande em determinado país e depois se mudam, mas são considerados nômades.

Quer fazer parte desse mundo também? Entre em contato conosco, podemos te ajudar!

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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