Motivos que não impedem mais de fazer GESTÃO FINANCEIRA

Motivos que não impedem mais de fazer GESTÃO FINANCEIRA

Porque as empresas, sobretudo as pequenas, não fazem um controle de gestão financeira?

Se este é o caso da sua empresa, você sabe como fazer para mudar essa situação?

Após um estudo que realizamos chegamos a alguns denominadores que podem ajudar ao empreendedor a entender a importância da gestão financeira e que não há mais motivos concretos que impeçam o  controle dela na sua empresa.

Cultura

O primeiro aspecto que foi identificado é o fator cultural.

Nós não temos uma cultura de controle financeiro. Normalmente temos uma visão do que acontece no dia a dia de uma empresa e ela é obtida através do seu extrato bancário que mostra os valores que entraram e que saíram e somente isso.

Porém uma gestão financeira vai muito além disso.

Quando é analisado por você e pela sua empresa onde foi gasto cada um desses valores e você sabe qual a origem de cada uma dessas despesas?

Você consegue validar onde a sua empresa tem maior faturamento e onde tem maiores gastos?

Se não tiver um controle e uma boa gestão financeira não chegará a essa visão plena.

Mantenha um controle financeiro efetivo
A sua empresa necessita de um controle financeiro efetivo

De modo superficial você só sabe o que sobra no final do mês ou o que sobra no final de determinado período que é a sua sobra de caixa.

Mas com essa visão rasa não sabe sequer se a sua atividade e sua empresa efetivamente tem lucro, e saber isso sem um bom controle é muito difícil.

Cultura de controle

E porque não existe uma cultura de controle?

Não existe porque normalmente o foco dos empreendedores está no processo de venda.

É muito comum que o empreendedor monte um negócio, sendo ele físico ou online, e o foco seja a venda.

Você quer vender o máximo possível e muitas vezes, por não ter controle para olhar para onde está indo o dinheiro, acaba não notando que grande parte desse dinheiro pode estar sendo desperdiçado.

Isso não acontece somente nas empresas, mas acontece também no âmbito das pessoas físicas.

Se isso não fosse verdade não existiriam tantos especialistas hoje falando de finanças pessoais e batendo nessa tecla do controle, de não ter a cultura de controle e não saber onde estamos gastando o nosso dinheiro.

E para resolver este problema é preciso ter a clara visão de que você precisa controlar o seu negócio.

Importante ter conhecimento de onde está o seu dinheiro
Controle o seu negócio por saber onde está o seu dinheiro

Se não souber medir o seu negócio não saberá dizer também para onde ele está indo.

Ao não enxergar plenamente o seu negócio de perto não consegue tomar decisões acertadas, pois não tem elementos para fazer o seu negócio realmente prosperar mediante as decisões que você vai tomar no seu dia a dia.

Por isso é fundamental e necessário que você tenha um controle.

Sistema de controle

E o segundo problema que surge neste aspecto é não ter acesso a um sistema de controle.

Voltando um pouco ao tempo… Anos atrás para ter um sistema de controle havia duas saídas: você comprava um sistema de gaveta já pronto que era vendido até mesmo em CDs e DVDs ou você baixava pela internet e instalava o sistema pelo computador.

A Tactus usou durante bastante tempo esses tipos de sistema e nos deparávamos com alguns problemas.

Um dos sistemas que optamos utilizar era extremamente engessado.

Ao comprar o sistema ele poderia ser instalado em uma ou mais máquinas, mas não havia a possibilidade de compartilhamento da informação, se eu instalasse ele no meu computador seria necessário instalar no servidor para que outras pessoas pudessem ter acesso e muitas vezes duas pessoas não poderiam acessar ao mesmo tempo o sistema.

Depois disso os sistemas evoluíram e começaram a ter ERPs de gestão financeira, mas com isso esses sistemas ficaram caros demais no mercado. 

Na Tactus, por exemplo, investimos um valor considerável em um sistema que depois de um ano trabalhando com ele chegamos à conclusão que ele era burocrático demais e não ajudava a nossa gestão como nós gostaríamos.

Ocorre que este cenário mudou completamente. Empresas enxergaram a possibilidade de fornecer este sistema sem um custo de aquisição.

Na prática você pode ter um sistema de gestão financeira na sua empresa, a partir de hoje, e começar com esse sistema sem ter que desembolsar nenhum valor de aquisição, somente pagando pela assinatura que são os SAS.

O SAS (Statistical Analysis System) é um sistema que fica na nuvem, não no seu computador.

O sistema na nuvem promove produtividade e agilidade para sua empresa
Maior produtividade e acesso as informações com mais agilidade para o seu negócio com sistema nas nuvem

Você determina quantos usuários podem acessar e isso pode ser feito de modo simultâneo, não tendo preocupação com backup.

Se houver algum problema é de responsabilidade da empresa, e o empreendedor que contrata o serviço não tem mais que se preocupar com a perda de dados.

Essa perda era um problema muito grande antes quando instalávamos o sistema no nosso computador: se a máquina desse problema tudo se perderia sem backup.

No sistema SAS isso não existe: o sistema é atualizado com novas funcionalidades que permitem que você tenha ganho operacional.

Na Tactus trabalhamos com o sistema ContaAzul, que nos atende muito bem considerando o tamanho da nossa empresa e o tamanho da maioria dos nossos clientes.

E outra facilidade que temos é a de acessar a informação do meu cliente a qualquer tempo  e que outras pessoas tenham acesso ao sistema trazendo a nossa empresa maior produtividade.

Esse problema do sistema acabou!

Com as novas facilidades você não terá mais esses problemas com sistema.

Mão de obra

E o terceiro aspecto é o aspecto relacionado à mão de obra.

Na prática aqui na Tactus eu sou o gestor da minha empresa, o CEO. Eu não tenho condições de me dedicar a fazer o processo de gestão financeira da minha empresa, pois isso demandaria muito tempo, mesmo tendo um bom sistema.

Nós temos centenas de clientes e o sistema atende muitas funcionalidades e eu não posso parar para fazer isso.

Porém, eu tenho acesso à informação quando eu preciso consultar e tenho alguém que faz isso por mim, é preciso ter um time de apoio que possa fornecer informações precisas sobre o seu operacional.

Mas quando partimos para a realidade de uma empresa de porte menor normalmente não há uma demanda significativa para que uma única pessoa trabalhe com um processo como esse de gestão financeira.

Você tem dois caminhos: ter uma outra pessoa que deverá ter outras habilidades e outras funcionalidades e responsabilidades na sua empresa ou terceirizar este serviço.

Hoje é possível, para as pequenas empresas, terceirizar o seu serviço de gestão financeira através de empresas que são especializadas nisso, ou para empresas como a Tactus que incluíram nos seus processos essa possibilidade de atender também neste sentido seus clientes.

Consulte a opção de terceirizar a gestão financiera
Terceirizar a gestão financeira da sua empresa pode ser uma alternativa

O novo mercado contábil tem a possibilidade de, com um custo muito reduzido (aproximadamente ⅕ do valor total que você gastaria com um profissional dedicado), oferecer este serviço à sua empresa.

As coisas estão muito favoráveis agora!

Antes havia um problema cultural e você consegue resolver esse problema cultural à medida que muda seu mindset e entende que efetivamente precisa gerir o seu negócio.

Depois você tinha um problema de sistema, custava muito caro instalar um sistema e os sistemas antigos não eram suficientes e próprios para nos dar segurança para nos permitir o que precisávamos.

Hoje você tem os sistemas SAS que atendem a todas as suas necessidades e não precisa se preocupar em instalar nada e pode ter pessoas a distância acessando esse sistema. 

E, por fim, você tinha o problema do custo da mão de obra, pois custava muito caro para uma pessoa somente para fazer isso, e hoje você tem esse serviço disponível para você.

Não existe mais desculpa para não gerir a sua empresa e para você não fazer gestão financeira, controlar o seu caixa, tomar decisões acertadas, melhorar os seus resultados e efetivamente exercer a função de gestor dentro do seu negócio.

O que você precisa fazer é mudar a sua cultura, assumir um sistema apropriado para o seu negócio e ter alguém que faça o trabalho de gerenciamento para você internamente ou terceirizado.

Será que podemos ajudar a você?

Entre em contato conosco através dos nossos canais e solicite mais informações. Nós vamos analisar o seu negócio e entender se temos uma solução nesse sentido para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente