BPO Financeiro é uma oportunidade para empresa contábil?

BPO Financeiro é uma oportunidade para empresa contábil?

Uma das principais possibilidades que temos hoje no mercado contábil é trabalhar com o BPO (Business Process Outsourcing) financeiro.

O BPO financeiro nada mais é que uma terceirização de processos de negócio, na tradução para o português, são procedimentos realizados integrados a empresa para otimização de resultados.  

Para quem quer performar a empresa contábil e para quem está começando e quer atuar dentro da estratégia de BPO financeiro trata-se de uma ótima opção.

O BPO financeiro está em crescimento constante no nosso país, e pelo que temos acompanhado nas empresas contábeis, é o grande negócio do momento para o profissional da área contábil que quer oferecer além dos serviços básicos.

Existem grandes possibilidades para o mercado da contabilidade
O profissional contábil deve estar atento as possibilidades do mercado

É importante lembrar que muitas empresas já faziam o BPO antes dele se popularizar, pois, o BPO financeiro nada mais é que a terceirização de processos da área financeira.

Estive com Luiz Corrêa, que domina o assunto no mercado brasileiro e atende a dezenas de empresas, fazendo isso na prática e produzimos um conteúdo especialmente pra você.

Acompanhe…

Oportunidades para o mercado contábil

O BPO se tornou uma grande oportunidade para o contador que busca aumentar a sua carteira de clientes e para o novo contador que está ingressando no mercado, ele se apresenta como o principal diferencial que pode ser oferecido em termos de serviços contábeis.

O diferencial é uma coisa extremamente importante e tem ficado cada vez “menor” e mais difícil no mercado.

Os serviços que devem ser executados em si não mudam muito, e o que podemos identificar é que os contadores querem se apresentar com diferencial de atendimento.

Na nossa concepção um bom atendimento já deixou de ser um diferencial há um tempo. É agora uma regra para entrar no jogo, assim como a qualidade.

O BPO como é um serviço novo conta com poucas empresas que entraram nesse mercado e esse sim é um diferencial, sobretudo, pela maneira com que o contador conversa com o seu cliente.

Dentro do universo contábil a conversa com o cliente envolve:

  • eSocial
  • Rescisão
  • Problemas
  • Pagamentos de impostos

Estes dentre outros são assuntos que o empreendedor não gosta muito, ninguém gosta muito disso na verdade.

Já no BPO financeiro é um assunto extremamente diferente, pois, o contador vai falar com o empreendedor sobre:

  • Giro de estoque
  • Formação de preço
  • Contas a pagar e contas a receber

É muito mais conveniente para o cliente este tipo de conversa pois será mais “útil” para o seu negócio.

E não estamos falando que o serviço contábil não tem utilidade, muito pelo contrário, mas para o empreendedor diretamente a parte operacional acaba não sendo tão esclarecedora: ele precisa que ela funcione corretamente.

O serviço de BPO traz auxílio para resolução de demandas maiores.

E por isso o BPO vem como grande diferencial para você que é contador e quer se diferenciar no mercado.

Preste atenção a esse momento propício que o mercado está vivendo para o BPO financeiro.

Algumas dúvidas são comuns dentro desse mercado e o Luiz se dispos a falar um pouquinho sobre elas.

Controle e redução de custos operacionais

Uma das questões mais comuns que recebemos é: quem está começando uma empresa contábil pode começar atuando como BPO financeiro?

Não há dúvidas, um profissional que está ingressando no mercado atualmente tem muita dificuldade para se destacar, pois ele tem que disputar mercado com outros contadores que já estão há muito mais tempo no meio: é preciso que o novo contador ofereça um diferencial.

E para quem está entrando no mercado é um grande negócio, sobretudo, pela inexistência de investimento.

Um contador que quer entrar no mercado consegue fazer isso apenas com um notebook e acesso à internet. Com isso é possível efetivamente cuidar de 15 pequenas empresas.

O novo contador pode ser beneficiando por oferecer o serviço de BPO financeiro
O BPO financeiro pode beneficiar quem está iniciando no mercado contábil

E entrando através do BPO ele trará como “brinde”, no futuro, a própria contabilidade, se fizer um bom trabalho, é claro, e passa a receber pela prestação de dois serviços distintos.

E quanto a escalabilidade de atendimento?

A escalabilidade do BPO financeiro é bem diferente e melhor, economicamente falando, do que da contabilidade em si.

Isso ocorre pelo simples fato que no BPO o contador não tem que lidar com obrigações acessórias e a contabilidade para produzir, o que torna a operação mais simples.

E quando o contador, que já trabalha em um escritório contábil, entende o processo do BPO financeiro ele percebe que é muito mais fácil do que qualquer outra área de atuação.

O Luiz inclusive está criando uma estrutura em florianópolis onde será possível, operando com o BPO, atender a 500 empreendedores com apenas 10 colaboradores.

É claro que isso necessita de processos, controle e não é uma meta fácil, porém é possível.

Qual valor cobrar pelo serviço de BPO?

E quanto a valores é possível oferecer um serviço de BPO por cerca de R$1000,00 sem que seja caro, mas é claro que considerando o tamanho do nosso país isso pode variar muito, por isso é preciso analisar o mercado.

Mas pensando, por exemplo, que o seu cliente tem um colaborador da área financeira que “custa” a ele R$3000,00, o BPO terceiriza o trabalho e faz praticamente todo por um terço do valor.

Portanto é economicamente muito viável para quem vai contratar, e levando em consideração que um operador consegue cuidar de 20 empresas, fazendo o cálculo da rentabilidade e da escalabilidade vê-se que é um ótimo negócio.

Uma opção para reduzir custos da empresa
Uma alternativa econômica para as empresas

O assunto do BPO é bem extenso e abrange uma série de fatores, essas são apenas algumas dicas que o Luiz como autoridade no assunto disponibilizou ao nosso público.

Quer saber mais sobre esse assunto?

A Tactus, em parceria com o Luiz Corrêa, produziu um conteúdo exclusivo especialmente para você !

É um curso de BPO Financeiro de A a Z!

Quem adquirir o curso terá uma noção exata de tudo o que o Luiz viveu na sua empresa, e será um curso bastante prático.

O contador não vai encontrar nenhum tipo de teoria sem fundamento, tudo será explicado na prática.

Desde a compreensão do que é o BPO até como vender o negócio, conquistar novos clientes, como operar, como departamentalizar entre outras orientações.

Neste curso você vai encontrar o modelo do que foi vivido na Administrar Online, que foi a primeira e hoje é a maior empresa de BPO.

O material reúne toda a expertise da empresa junto com seus acertos, e mais importante, no conteúdo será apontado onde erraram.

Para aprender é preciso errar, e isso acaba custando um pouco do processo.

E quem adquirir este curso de terá uma ótima noção de como agir no caminho de BPO financeiro.

Então, se você realmente quer usar o BPO como estratégia de negócio e alavancar o seu escritório com um serviço direcionado para atender àquilo que os clientes de fato precisam adquira hoje mesmo este curso.

Ele fará grande diferença para você.

O BPO financeiro só está começando no Brasil e o mercado é muito inexplorado, existem no país cerca de 6 milhões de micro e pequenas empresas, portanto, esse mercado tem um potencial muito grande.

E para executar o serviço de BPO o operador não enfrenta barreiras geográfica uma vez que é possível atender a todo o país da sua sede.

Quem adquirir este curso vai passar por uma transformação na carreira, construindo novas possibilidades para o futuro.

Invista na sua empresa contábil e no seu conhecimento!

Esteja um passo à frente da concorrência e conquiste o seu espaço no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente