INFOPRODUTO É SERVIÇO OU PRODUTO?

Um infoproduto é serviço ou produto? Entenda o conceito e saiba quais são as diferentes possibilidades para entregar um infoproduto no mercado digital.

Ouvimos muito hoje sobre ter um infoproduto, mas a pergunta que surge é: o infoproduto é um serviço ou um produto?

Neste conteúdo você vai entender esse conceito.

O que são infoprodutos

O Infoproduto se popularizou com o surgimento de plataformas digitais, tais como a Hotmart.

É considerado um produto digital normalmente quando está relacionado à informação, ou seja, está ligado a algo que você entrega e tem um aspecto de orientar as pessoas.

Existem diferentes formas de entregar o infoprodutos como:

  • Curso;
  • E-book;
  • Área de membros;
  • Assinatura.

Essas são apenas algumas das diferentes possibilidades para entregar um infoproduto, a grande maioria dos infoprodutos são de fato serviços.

Infoproduto no mercado digital

Ao vender um curso online você está entregando um conteúdo, mas não a materialização disso.

Seria necessária essa materialização para que realmente ele se tornasse um produto de fato, mesmo se chamando infoproduto. Entendeu a diferença entre produtos e serviços?

É um nome muito bacana que se criou no mercado e que hoje é amplamente conhecido, mas a grande maioria dos infoprodutos são serviços. Conheça alguns exemplos:

  • Eventos online e presenciais vendidos através de plataformas;
  • Cursos online;
  • Mentorias;
  • Plataformas de assinaturas.

Todas essas são formas de entregar um serviço para o cliente final.

Infoproduto digital: E-books

Quando existe a entrega de um e-book você tem um processo de materialização, porque esse conteúdo pode ser acessado e consequentemente sendo baixado –  quer seja pelo Hotmart ou por outra plataforma.

Nós mesmo temos um livro produzido pelo nosso CEO Anderson Hernandes que possui tanto a versão física (produto) como a versão e-book (infoproduto).

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Sobre a ótica tributária o e-book é de fato um produto e muda a questão até mesmo da emissão da nota fiscal.

Nota Fiscal de produto digital

Os infoprodutos de serviços sempre vão ser emitidos através de uma nota fiscal de serviços que é autorizada pela prefeitura.

Para que a prefeitura autorize isso você precisa primeiro ter cumprido os requisitos iniciais que é ter um CNPJ e seu contrato registrado na junta.

Depois você faz o registro na prefeitura, e ela te dá uma inscrição e uma senha de acesso, com a qual você consegue fazer a emissão da nota fiscal como serviço deste produto.

A mesma coisa se aplica a uma assinatura: você libera um espaço para a pessoa acessar trilhas de conteúdos que também será considerado neste caso, como serviço.

Quando existe um e-book você emite outro tipo de nota fiscal, para isso vai precisar de uma inscrição estadual que permite emitir uma NFe para entrega de um produto. Entenda que é a mesma nota fiscal de um produto físico, só que neste caso se trata de um e-book.

Na venda do ebook você tem benefícios –  o governo está querendo acabar com os benefícios de e-book – mas ainda estão vigentes os benefícios por enquanto, eles garantem uma redução tributária significativa.

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Mas é muito importante entender qual é a relação correta, saber o que você tem quando de fato que é produto e o que é o serviço. Se não entender essa relação pode tributar erroneamente, pagando de forma indevida os impostos.

Deste modo, pode correr o risco de gastar dinheiro desnecessariamente com imposto ou de pagar a menos e sofrer uma autuação posterior com o próprio físico.

Se você entende esse conceito fica mais fácil para que possa realmente ter sucesso com o lançamento e com a venda do seu infoproduto.

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  • Vamos alinhar a categorização de CNAE mais adequado e muito mais!

Tudo isso a Tactus faz para você, permitindo que você foque na venda do seu infoproduto.

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