Emitir nota fiscal para Hotmart

Emitir nota fiscal para Hotmart

Uma das grandes indagações presentes no mercado digital é pra quem deve ser emitida nota fiscal. Muita gente não sabe se essa nota deve ser emitida ou não para o Hotmart, no recebimento dos comissionamentos.

É importante entender como funciona a questão da emissão de nota fiscal. Se trabalhar como afiliado ou produtor, em nenhum dos dois casos deve emitir a nota fiscal para o Hotmart. Deve entender que não está prestando um serviço para o Hotmart, só deve emitir nota fiscal para quem está recebendo o uma prestação de serviço.

Como afiliado quem está recebendo serviço prestado é o produtor, as vendas são feitas em benefício dele, recebendo assim comissão do produtor.

Hotmart

Quem paga essa comissão é o Hotmart, ele tem função de intermediar essa relação, ele ficar entre quem paga e quem recebe. Assim pode criar uma situação de intermediação, coletando as vendas do produtor e pagando para o afiliado do comissionamento correspondente.

O Hotmart na verdade presta serviços para o produtor, ele não presta serviço para quem recebe o comissionamento como afiliado, pois quem está contratando ele é o produtor.

Sendo assim ele cobra do produtor o comissionamento, e por isso emite a nota fiscal para o produtor, já o afiliado emite a nota fiscal para o produtor sempre e nunca para Hotmart.

Nota Fiscal

Muitos empreendedores digitais, de maneira errada, estão emitindo nota fiscal para o Hotmart e isso pode trazer problemas posteriores.

No ato do recebimento desta nota fiscal o Hotmart não reconhecerá como dele, ele vai negar a nota fiscal, pois ele pode fazer isso.

Consequentemente quem emitiu a nota fiscal não consegue mais cancelar depois de um determinado tempo, gerando a necessidade de emissão de uma nova nota fiscal correta e pagar o imposto duas vezes.

Ou simplesmente terá que abrir um processo na prefeitura para pedir o cancelamento desta nota fiscal e isso te trará muita dor de cabeça. É importante que entenda que não deve emitir nota fiscal para o Hotmart.

No caso do produtor ele também não irá emitir para o Hotmart  e sim direto para a venda que fez. Ele vai emitir as notas fiscais para cada venda que efetuou isso respeitando as regras aplicáveis para emissão de nota fiscal.

O que pode fazer para melhorar esse processo de emissão de nota fiscal é primeiro contar com uma assessoria contábil especializada.

Aqui na Tactus podemos ajudar o produtor digital. Nós temos centenas de clientes dentro do mercado digital, e mensalmente novos clientes nos procuram para regularizar a situação com o fisco e você também pode ser um deles.

Para que tenha tudo na sua empresa regular também pode contar com o eNotas para automatizar esse processo de maneira rápida e simples.

O eNotas cuida disso para a sua empresa digital e não vai precisar mais se preocupar com nada. A Tactus te ajuda inclusive a implantar o sistema do eNotas e colocá-lo em funcionamento para que não tenha problemas em relação a isso.

Nunca emita uma nota fiscal para o Hotmart, a não ser que sua empresa seja contratada para prestar um sérvio direto à empresa. É uma situação completamente diferente do contexto citado.

Não fique mais à margem de erros e irregularidades, procure a Tactus agora mesmo! Nós vamos esclarecer todas as suas dúvidas e ainda ajudar com a implantação do sistema eNotas na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente