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Melhores CNAEs para infoprodutos em 2024

Imagem mostra jovem mulher sorrindo para câmeras, simulando a importância de escolher o CNAE para infoprodutos de forma correta

A escolha de CNAE para infoprodutos é estratégica para que a empresa possa pagar o mínimo possível de impostos dentro da lei.

No caso do mercado digital, a Receita Federal vem realizando constantes alterações no descritivo de alguns CNAEs, para reconhecer a classificação de determinadas atividades.

Para que você se mantenha atualizado e não cometa erros na hora de tomar essa decisão, selecionamos a seguir os principais CNAE’s para quem atua com infoprodutos em 2024.

Mas antes, vamos entender o que é CNAE

O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é um sistema utilizado no Brasil para categorizar e padronizar as atividades econômicas das empresas. 

Neste sistema, cada empresa é classificada com um código específico de acordo com a sua com sua atividade principal e atividades secundárias.

Dentre outros aspectos, a classificação da empresa de acordo com a CNAE tem um impacto direto na cobrança de impostos nos Infoprodutos, uma vez que determina a alíquota e os tributos a serem pagos.

No caso dos Infoprodutos, existem várias particularidades que devem ser analisadas, para que os infoprodutores e afiliados não paguem impostos a mais e nem corram riscos desnecessários. 

Os melhores CNAEs para Infoprodutos em 2024

A Tactus é a maior contabilidade do país especializada em Infoprodutores e Afiliados, tendo aberto milhares de empresas nestes segmentos na última década.

Por isso, estamos sempre atentos a todas as alterações nos CNAEs em todas as áreas do mercado digital.

No caso dos Infoprodutores, os principais CNAEs são os seguintes:

CNAEs para Infoprodutor e Co-produtor

O CNAE 85.99-6-04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial é ideal para quem atua como infoprodutor ou co-produtor, com vendas de cursos, mentorias e palestras.

Como CNAE secundário, você pode utilizar também o 8599-6-99 – Outras atividades de ensino, para dar uma amplitude ainda maior às atividades desempenhadas pela empresa.

CNAE para Infoprodutor que vende e-books

Nas vendas de e-books, os infoprodutores devem utilizar o CNAE 5811-5/00 – Edição de Livros.

Pode ser utilizado também o CNAE 4761-0/00 – Comércio varejista de livros.

Por oferecer uma tributação menor do que os demais CNAE’s, ele é estratégico na composição das atividades de qualquer Infoprodutor.

Mas tome cuidado para usá-los corretamente, apenas em casos em que a venda do produto principal realmente corresponder a um e-book.

A Receita Federal tem ampliado a fiscalização neste CNAE, por entender que muitos infoprodutores o estão utilizando para reduzir a sua tributação de forma fraudulenta.

CNAEs para Agência de Lançamento

Para quem está no mercado de Infoprodução atuando como Agência de Lançamento, recomendamos utilizar o CNAE 7311-4/00 – Agências de Publicidade.

Isso porque a própria Receita Federal atualizou este CNAE incluindo em sua descrição “Agências de Lançamento Publicitário de Produtos Digitais”.

Já como CNAEs secundários, podem ser aplicados:

  • 73.12-2-00 – Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação;
  • 73.19-0-03 – Marketing direto;
  •  63.19-4-00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.

CNAE para influenciador digital

No caso do Infoprodutor que também gera renda como influenciador de outros produtos e marcas, o melhor CNAE é o 73.19-0-03 – Marketing direto.

CNAE para afiliados

Se você é infoprodutor e surge a oportunidade de ser afiliado de algum produto ou serviço, o mais correto é utilizar o CNAE 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

A Receita Federal está tão de olho nos afiliados, que criou uma descrição específica para eles neste CNAE, que é “serviços de intermediação na venda de cursos online”.

Existe CNAE para Infoprodutor no MEI?

Sim, os seguintes CNAE’s utilizados por Infoprodutores estão inseridos no MEI:

  • CNAE 85.99-6-04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial;
  • CNAE 5811-5/00 – Edição de Livros;
  • CNAE 4761-0/01 – Comércio varejista de livros.

De toda forma, você deve tomar cuidado ao abrir MEI para Infoprodutor, pois o limite de faturamento de R$ 81 mil/ano é muito baixo para esse tipo de atividade.

Se você ultrapassar o limite do MEI antes de migrar para Microempresa, poderá ter que pagar os impostos retroativamente, acrescido de juros.

Como incluir CNAEs de infoprodutos no CNPJ da empresa

A inclusão de CNAEs é obrigatória logo no processo de abertura de CNPJ para infoprodutores.

Caso a sua empresa já esteja aberta, você precisará do auxílio de uma Contabilidade para solicitar a inclusão de CNAE’s secundários no seu CNPJ.

Por que contratar uma Contabilidade especializada para escolher o CNAE para infoprodutos

Como você sabe, o mercado de infoprodutos é amplo e pode cobrir uma série de atividades secundárias.

Caso você utilize um CNAE incorreto para determinada atividade, pode correr o risco de pagar impostos a mais ou de ser autuado pelo fisco.

Por isso, é fundamental ter o suporte de uma Contabilidade especializada no mercado digital, para escolher a melhor combinação de CNAEs para o seu caso específico.

Como a Tactus pode te ajudar a escolher o melhor CNAE para Infoprodutores

A Tactus foi a primeira Contabilidade a se especializar no mercado de infoprodução, em 2015.

Desde então, já realizamos a abertura de milhares de empresas de infoprodutores, afiliados e criadores de conteúdo em geral.

Nossa equipe está sempre atualizada em relação às novidades do mercado digital e tem as melhores estratégias para reduzir ao máximo a tributação e aumentar o lucro dos negócios.

Contamos com planos de contabilidade digital que se adaptam a todos os perfis de empreendedores digitais e oferecemos uma garantia de 30 dias sobre nossos serviços.

Agende uma conversa com um dos nossos especialistas em Contabilidade para Infoprodutos e obtenha um diagnóstico gratuito. 

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Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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