Você quer atuar como empreendedor digital e quer saber como pode manter a sua situação regularizada?
Acompanhe esse conteúdo, pois falarei um pouco sobre isso, sobre a abertura de empresa dentro do seu negócio digital.
Pensando nas possibilidades que você tem para começar a montar a sua empresa, precisa considerar primeiro a de ser um microempreendedor individual.
Microempreendedor individual
O regime de microempreendedor individual permite que você tenha um negócio digital e fature até 81 mil reais por ano. Esse conceito de faturamento é o valor que envolve o total das suas vendas.
Se você trabalhar, por exemplo, com um produto o cálculo que deve ser feito é o total das vendas incluindo comissionamento da plataforma, que no caso pode ser o Hotmart ou outras plataformas.
Se você for um afiliado é o valor total que teve de comissionamento proporcionalmente ao período que você tem a sua empresa.
Se você abriu a sua empresa no mês de maio, para seus cálculos vai considerar de maio a dezembro a quantidade de meses ativos e consequentemente dividir por 12, multiplicando por esses meses, só assim você vai chegar ao valor que pode faturar no ano que está atuando, caso ultrapasse o valor estipulado para o seu caso existem regras próprias que se aplicam a cada um.
Simples nacional
Outra possibilidade existente é construir uma empresa optando pelo regime do Simples Nacional.
Nesse tipo de empresa do simples nacional você tem um limite de faturamento, que é superior a quatro milhões, e isso te deixa tranquilo em relação a limites.
Porque dificilmente alguém vai faturar dentro desse mercado digital tão rapidamente esse montante.
Com essa empresa no simples nacional é recomendável que faça a abertura através de uma empresa de contabilidade, pois para fazer esse trâmite sozinho você pode acabar se complicando.
Essa abertura envolve a emissão de diversos documentos, como tirar o seu CNPJ, o registro do contrato social na junta comercial, que é o órgão que faz o arquivamento do seu contrato e também a prefeitura, que vai liberar o seu cadastro municipal para liberar a emissão das notas fiscais .
Quando você pensa nessa questão de abrir a sua empresa no simples nacional deve considerar alguns benefícios.
Dentre eles uma diminuição da carga tributária quando comparado com outros tipos de empresas em outros regimes como, por exemplo, o lucro presumido que torna um pouco mais caro o seu imposto.
Enquanto no simples nacional você terá uma carga tributária inicial por volta de 6%, no lucro presumido começaria com a carga por volta de 15% aproximadamente.
Então existe uma diferença de valores consideráveis que você precisa pensar, além de outros custos que você teria também numa empresa do lucro presumido.
O simples nacional geralmente é a melhor alternativa, posterior ao MEI, se você já está começando o seu negócio, já tem comissionamento pendente porque vinha trabalhando como física e não havia sacado esses valores por não ter uma pessoa jurídica e tem perspectiva de faturar acima dos 81 mil ou 81 mil proporcional como expliquei, é melhor já partir para uma empresa do simples nacional.
Desse modo pode abrir a sua microempresa e ficar regularizado, e não tem que fazer depois um processo migração onde teria dois trabalhos.
Basicamente a documentação para abrir uma empresa é muito simples, serão necessários seus documentos pessoais e se houver um sócio igualmente, um comprovante de residência e um comprovante da empresa.
E eu posso abrir a empresa na minha casa?
Pode, desde que você não tenha restrição em relação à prefeitura.
Se a sua casa for um apartamento no caso, ou tiver num condomínio é preciso verificar o que dizem as regras do condomínio.
Porque pode haver alguma restrição de abrir uma empresa dentro de lugar que é um condomínio residencial.
E nesse caso poderia ter algum problema com o prédio, tecnicamente falando você não teria problema se a prefeitura não impedisse, porém se tiver problema com o prédio por causa de regras do condomínio isso pode te prejudicar .
Então, você poderia usar como alternativa uma sede virtual.
A Tactus atende a centenas de empreendedores e disponibiliza gratuitamente aos clientes uma sede virtual.
Muitos dos nossos clientes não poderiam utilizar sua empresa no endereço residencial e acabam abrindo na nossa sede virtual onde não há problema nenhum em relação a isso, é uma alternativa.
Quanto tempo leva para abrir uma empresa?
O prazo de abertura de uma empresa pode durar entre 15 e 30 dias aproximadamente para que tenha a sua empresa registrada.
Após ter a sua empresa registrada estará apto para começar a proceder com as suas operações.
Como emitir as suas notas fiscais, fazer o pagamento dos seus impostos pagar os serviços da contabilidade que tem todo o trabalho de fazer a contabilização dos valores que entraram lançar os seus impostos apurar o lucro para depois esse lucro ter isenção de imposto de renda.
Desde que tenha seus impostos em dia e mantenha essa contabilidade regular.
Enfim, o contador é um parceiro ideal para o seu negócio e ele vai te ajudar muito nesse sentido.
Paralelamente utilizar uma plataforma de emissão de notas fiscais tal como E-notas pode te ajudar muito.
Ela vai automatizar uma coisa que pode ser um pouco chata para você que é ficar emitindo suas notas fiscais todos os meses.
Conte sempre com a ajuda de um profissional capacitado para abrir a sua empresa e tirar suas dúvidas.