Suas vendas começaram a ganhar uma proporção maior e você está em busca de uma Contabilidade especializada em dropshipping para regularizar sua operação?
Saiba que o papel da Contabilidade vai muito além de abrir um CNPJ e orientar sobre a emissão de notas fiscais.
A escolha de um parceiro contábil que conheça a complexidade do dropshipping é fundamental também para reduzir impostos, auxiliar na gestão financeira e aumentar sua lucratividade.
A Tactus foi a primeira Contabilidade a se especializar em dropshipping e, com base na nossa experiência atendendo centenas de dropshippers, vamos mostrar a seguir tudo o que envolve este trabalho.
O que faz a Contabilidade para Dropshipping
Dentre as principais atividades realizadas por uma Contabilidade no dropshipping estão:
- Estudo tributário para pagar menos impostos, aproveitando os benefícios fiscais de cada região e escolhendo o melhor regime tributário para cada caso específico;
- Abertura de CNPJ com os CNAE’s corretos para cada tipo de operação de dropshipping;
- Verificação do cadastro correto de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) nas operações de dropshipping nacional, com vistas a pagar impostos corretamente;
- Automatização do envio de notas fiscais de dropshipping nacional e internacional;
- Geração e emissão das guias para pagamento de impostos;
- Consultoria para precificação dos produtos;
- Sede virtual, disponibilizada gratuitamente pela Tactus para os clientes de dropshipping internacional;
- Atividades relacionadas a Departamento Pessoal, nos casos de negócios com funcionários em regime CLT;
- Balanço contábil por período;
- Gestão financeira;
- Dentre outras atividades.
Como a Contabilidade auxilia na regularização do negócio de dropshipping
Por ainda não ser uma atividade regulamentada, o dropshipping pode despertar entendimentos divergentes do fisco´.
Com isso, a Contabilidade ganha uma importância ainda maior, pois precisa garantir com exatidão a conformidade de todas as operações.
Para comprovar a regularidade da operação, a Contabilidade para dropshipping deve verificar continuamente aspectos como:
- Se os CNAEs estão corretos para as atividades desempenhadas pelo dropshipper;
- Descrição correta das notas fiscais;
- Rastreabilidade completa da operação, com os registros de entradas e saídas financeiras;
- Pagamento de todos os impostos relativos às operações, em níveis federal, estadual e municipal;
- Dentre outros aspectos.
Como a Contabilidade para Dropshipping ajuda a reduzir os impostos
Não existe um regime tributário específico que seja o mais indicado para todas as operações de dropshipping.
Afinal, é comum que os dropshippers atuem em diversas atividades, que podem envolver comércio eletrônico, intermediação de serviços, criação de infoprodutos, afiliação etc.
Para cada uma dessas atividades, existem tributações e benefícios fiscais diferentes, o que requer uma análise personalizada.
Neste sentido, a Contabilidade especializada em dropshipping vai analisar aspectos como:
- Realmente é necessário deixar de atuar na pessoa física e abrir um CNPJ de dropshipping?;
- É possível atuar como MEI no Dropshipping ou é necessário já abrir um CNPJ como Microempresa?;
- É melhor operar com o regime tributário do Simples Nacional para e-commerce ou Lucro Presumido?;
- Existem benefícios fiscais que sua operação pode aproveitar para reduzir os impostos?;
- No caso de dropshipping nacional, os produtos estão cadastrados com os códigos NCM corretos? Sua empresa está sofrendo com a bitributação?.
O que envolve a escolha dos regimes tributários para dropshipping
Um dos aspectos mais estratégicos para a redução dos impostos no dropshipping é a escolha do regime tributário da sua empresa.
Embora cada situação deva ser analisada individualmente, existem algumas regras gerais que a Contabilidade segue para ajudar nessa decisão.
Tributação do dropshipping nacional
O dropshipping nacional segue exatamente as mesmas estratégias tributárias aplicáveis ao e-commerce.
Isso porque essa atividade é considerada um comércio como qualquer outro e deve seguir a legislação do comércio eletrônico.
Neste caso, o Simples Nacional costuma ser a melhor opção, pois o comércio é tributado pelo Anexo I, com alíquotas progressivas a partir de 4%.
Se o seu faturamento estiver acima de R$ 200 mil por mês, pode ser mais interessante migrar para o Lucro Presumido ou até mesmo o Lucro Real, dependendo da sua margem.
No Lucro Presumido, por exemplo, a tributação pode variar de 11,33% a 16,33% a depender da sua região.
Tributação do dropshipping internacional
Ao contrário do nacional, o dropshipping internacional é considerado uma prestação de serviços de intermediação de negócios.
Isso muda tudo no quesito tributação, pois essa atividade se enquadra no anexo V do Simples Nacional, com alíquotas progressivas a partir de 15,5%.
A Contabilidade especializada em dropshipping deve lhe orientar sobre a possibilidade de migrar para o anexo III, cujas alíquotas começam em 6%.
Ainda assim, em muitos casos, conseguimos reduzir significativamente os impostos dos nossos clientes de dropshipping migrando para o Lucro Presumido.
Isso porque, além das alíquotas serem fixas, neste regime tributário é possível ter acesso a mais benefícios fiscais e deduções que impactam na estratégia tributária.
Quer saber como escolher a melhor tributação para seu negócio de dropshipping? Solicite um diagnóstico gratuito com nossos especialistas em dropshipping.
Como a Contabilidade para dropshipping auxilia na emissão de notas fiscais
A emissão de notas fiscais, sem dúvidas, é o tema que mais desperta dúvidas no modelo de dropshipping.
É papel da Contabilidade orientar sobre como realizar a emissão das notas corretamente nas operações nacionais e internacionais.
No dropshipping nacional, por exemplo, nós orientamos a enviar a nota fiscal direto para o consumidor e solicitar que o fornecedor utilize uma nota fiscal de simples remessa.
O fornecedor deve também emitir uma nota fiscal do valor real do produto para sua empresa, configurando que a mercadoria entrou no seu estoque e saiu em seguida para o cliente.
Já no dropshipping internacional, você deve emitir a nota relativa apenas à sua comissão, enquanto o fornecedor precisa enviar uma Invoice com as informações da venda.
Dependendo do volume de vendas, indicamos também utilizar um software de automatização de notas fiscais, como o eNotas, que possui módulos específicos para dropshipping.
Quanto custam os serviços de uma Contabilidade especializada em dropshipping?
No caso da Tactus, nós temos planos de contabilidade digital que se adaptam ao momento atual de cada empresa, desde as que estão iniciando como MEI, até as operações de faturamento milionário.
Nosso papel é garantir que seu negócio cresça de forma segura e pagando o mínimo de impostos, com honorários contábeis compatíveis com a sua operação.
Por que você deve contratar uma Contabilidade especializada em dropshipping?
Como vimos, o dropshipping tem uma série de complexidades que exigem um conhecimento especializado sobre o assunto.
Do contrário, você pode correr riscos desnecessários e ainda pagar impostos a mais do que deveria.
Na Tactus, por exemplo, nós já realizamos mais de 3.000 estudos tributários para os nossos clientes do mercado digital, sendo boa parte deles especialistas em dropshipping.
Nossa equipe vai saber te orientar em detalhes sobre qual a melhor forma de você operar no dropshipping e em outros negócios digitais que você esteja envolvido.
Solicite o contato de um dos nossos especialistas, tire todas as suas dúvidas e garanta que seu negócio cresça de forma segura e lucrativa.