Como lançar um curso online Escolha da Plataforma de Cursos

Como lançar um curso online Escolha da Plataforma de Cursos

Para lançar um curso online o produtor precisa de algumas instruções básicas.

Além de saber o conceito do produto ainda ficam pendentes outras expertises para oferecer um curso online.

Neste conteúdo vamos falar sobre plataformas e sobre a importância de escolher a mais adequada para o seu produto e como isso fará diferença no seu resultado.

Plataforma para curso online

Em um curso online, diferente do físico onde a pessoa vai até você presencialmente, todo conteúdo proposto é apresentado através de vídeos.

Mas o vídeo de um curso online pago não pode ser disponibilizado no Youtube, porque existe uma proibição do próprio You tube de colocar conteúdo pago na plataforma.

Para disponibilizar o seu curso você vai precisar de uma plataforma.

Produto e plataforma precisam ser adequados
Escolha uma plataforma apropriada ao produto

Hoje o produtor tem muitas opções e possibilidades. Há disponível no mercado plataformas especializadas em curso online que fazem o processo de venda e entrega desse vídeo de forma online.

Não faça a venda através de plataformas que não facilitam esse processo.

As plataformas de cursos online foram preparadas para entender as melhores circunstâncias de venda hoje no mercado.

Como funciona o processo de vendas?

Uma plataforma como o Hotmart já tem estabelecidos processos internos de validação que incluem:

  • Cobrança do cartão de crédito;
  • Diferentes formas de parcelamento;
  • Processo de entrega de forma automatizada;

Além desses uma série de fatores que facilitam todo o seu processo de venda do curso online.

Não se preocupe em economizar um percentual pequeno na venda, e não pagar 10% de venda para o Hotmart, pois a plataforma vai fazer a entrega de vários fatores.

Um plataforma vai facilitar até mesmo o processo de conversão, vai fornecer uma série de métricas para que avalize cada fator dentro dela.

Na prática você vai gravar o curso, subir para o Vimeo, colocar os vídeos através do código de incorporação montado na plataforma do Hotmart e a ela controla tudo.

Quando a pessoa faz o pagamento a plataforma já libera automaticamente e conecta a plataforma com outra de e-mail marketing.

Processo de vendas facilitado
Agilidade no processo de vendas

No nosso caso usamos o Leadlovers e já conectamos ele como automação de marketing com o próprio Hotmart, criando um processo de sequência de e-mails para o aluno, de entrega e liberação de senha para o aluno.

Isso facilita amplamente a distribuição do seu conteúdo pago.

E isso dentro de outras plataformas, que não são preparadas para curso online, como o PagSeguro você perderia muito no checkout, nas conversões, no processo de integração, na entrega e etc.

No caso de um cancelamento uma plataforma integrada já faz isso de forma automática. 

São criadas sequências de ações baseadas no que aconteceu com o usuário como, abandono de carrinho, emissão de boleto, é possível integrar tudo isso e criar sequências de ações específicas para facilitar todo o processo.

Com esses fatores facilitadores tudo fica mais fácil, a conversão aumenta, o suporte é menor, a percepção de valor é maior e o produtor tira dele a necessidade de criar a sua própria plataforma.

Criar plataforma própria

Nós já tivemos inclusive uma plataforma própria, mas encontramos problemas em trabalhar com ela.

Um dos problemas acontecia no momento de fazer a integração, se eu tivesse que cancelar um usuário isso seria feito de forma manual e não automática como no caso de uma plataforma integrada.

Eu tinha problemas, também, na minha hospedagem em razão do número de usuários que tínhamos e consequentemente isso me trazia reclamações de suporte.

E quando utiliza uma plataforma terceirizada a responsabilidade é deles.

Se a plataforma parar para uma empresa vai parar para todas as empresas, e se gerar um processo de insatisfação o que acontece é a troca da plataforma, pois temos concorrentes, temos muitas opções no mercado.

A recomendação que eu dou é o uso de uma plataforma especializada em cursos online.

Papel do afiliado

Paralelamente, a plataforma abre outras possibilidades a você, e uma delas é trabalhar com afiliados.

Um afiliado se cadastra no seu produto e você, o aprovando como afiliado, permite que ele divulgue o seu produto na plataforma dele.

Consequentemente, se a venda acontecer, isso será feito através de um link específico, e vai gerar um comissionamento para o afiliado.

Credibilidade na venda do produto com o afiliado
Divulgação do produto através do afiliado

Qual a vantagem que você tem?

A vantagem é que o afiliado gera o próprio tráfego, ele que investe na estratégia de marketing, muitas vezes ele tem um público que coincide com o seu e com isso abre a possibilidade de vender através do público do afiliado, principalmente se ele for autoridade no seu segmento.  

O papel do afiliado é utilizar a credibilidade e público dele para vender o produto.

O produtor acaba ganhando um pouco menos, mas também reduz de forma significativa os gastos com geração de tráfego e investimento em marketing.

Qual a vantagem de trabalhar com uma plataforma?

Quando você trabalha com uma plataforma isso facilita o processo até mesmo para trabalhar com um afiliado, pois gera credibilidade, a plataforma separa o comissionamento automaticamente, ela cobra o valor dela e repassa para o afiliado a comissão que foi acordada.

Dentro da plataforma é possível também criar parcerias de coproduções, as plataformas hoje permitem que seja criado um produto em conjunto.

Possibilidade de parcerias através das plataformas
Crie parcerias através das plataformas

É comum que uma agência de lançamento produza uma pessoa que tenha determinado conteúdo e depois a pessoa cadastra o produto na plataforma com esse comissionamento por coprodução.

E na prática acontece da seguinte forma: a plataforma identifica a venda, desconta o valor da plataforma, o valor do afiliado, se houver, e o valor líquido que sobrar será dividido entre os produtores e coprodutores.

Tudo isso já fica alinhado na plataforma.

Não é necessário nenhum tipo de prestação de contas para ninguém em relação a venda, pois, a própria plataforma faz a distribuição.

A plataforma ajuda muito na entrega do seu produto:

  • Gera maior credibilidade;
  • Facilita o seu processo de suporte;
  • Melhora o processo de vendas;
  • Tem um checkout mais otimizado e preparado para a venda de cursos online;
  • Abre possibilidades de mentoria;
  • Te prepara para ter melhores resultados.

Todas essas vantagens somadas geram grandes resultados.

A minha recomendação é que você escolha uma plataforma que esteja mais alinhada aos seus objetivos e sempre opte em trabalhar com uma especializada no segmento de curso online.

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