O MUNDO DO CONHECIMENTO

Conheça a trajetória do Edilson Lopes, diretor da KLA Eventos responsável pelo treinamento de empreendedores tanto no Brasil quanto em outros países há mais de 20 anos e irá compartilhar conosco a importância de investir em conhecimento.

Estive com Edilson Lopes, diretor da K.L.A Eventos Empresariais que já treinou milhares de empreendedores no Brasil e também em outros países.

Há mais de 20 anos o Edilson Lopes se dedica a passar o conhecimento através de eventos, seminários, livros e etc.

Cliente KLA há mais de 20 anos

Eu era cliente da KLA e conheci Edilson durante um evento.

Tenho mais de 20 certificados de cursos da empresa KLA, ou seja, são anos treinando empreendedores e profissionais.

certificados do Anderson Hernandes na KLA Eventos empresariais
A busca por conhecimento é um processo contínuo e se faz necessário para manter-se atualizado

Ao perguntar para o Edilson o que ele aprendeu nos últimos anos na evolução do conhecimento, ele diz que o conhecimento é infinito, e todo dia é possível aprender algo novo.

Muita gente acaba se recusando a aprender com os outros e a sabedoria nasce na sua vontade de aprender com os outros.

A KLA já treinou mais 200 mil pessoas e tem a maior coleção de dvd de palestrantes no mundo todo

imagem que represente compartilhamento de conhecimento
O sábio é aquele que aprende com os outros, e nisso está o princípio da sabedoria

Hoje em dia, o dvd foi substituído por cursos online e o mercado no geral passou por uma grande transformação.

Adaptação ao longo dos anos

Como a KLA se adaptou a esses formatos de mídias diferentes?

Se antes o conhecimento era entregue através de um evento presencial, hoje isso pode ser feito eventos online, seja através de livros, apostilas e etc.

O mais importante é que o mercado do conhecimento não tem fim, as pessoas sempre vão estar em busca desse conhecimento, independente da forma que ele será entregue.

“Palestrantes da KLA são como mensageiros e essa forma de entregar conhecimento não acaba nunca.”

Edilson Lopes

Quem está nesse mercado deve saber como entregar o conhecimento no momento, mas a busca pelo conhecimento não terá fim nunca!

O mercado de cursos online

Hoje – em razão de toda situação – estamos entregando de forma híbrida a rede de franqueados, sem problemas.

Os eventos que a KLA costuma entregar presencialmente não aconteceram e estão com o projeto do Canal KLA, que será lançado no ano de 2022. O canal teoricamente vai abraçar esse novo formato de entrega de eventos.

O novo cenário mundial foi um desafio para todos, mas claro que quem tem uma base forte de conhecimento teve que se readaptar.

Em contrapartida abriu um mercado milionário, a entrega pode ser online, ao vivo ou gravada.

Um universo de possibilidades surgiu através do mercado online e hoje temos a oportunidade de entregar conteúdo online semanalmente, de forma remota.

Esse novo mercado é melhor do que antes.

Na Tactus Contabilidade Digital estamos diretamente ligados a esse novo mercado e o crescimento que existiu em 2020 em razão da pandemia foi monstruoso em razão da demanda.

imagem que represente print da procura por serviços contábeis no departamento comercial
Empresas que distribuem conteúdos também sentiram um aumento significativo na demanda

Um palestrante para se manter em alta e ativo por mais de uma década precisa de uma construção de negócio, da mesma forma que está acontecendo os eventos online hoje.

O mercado está amadurecendo muito na entrega de conteúdo, olhando quem veio para esse mercado com o objetivo de construir algo a longo prazo.

imagem que represente gravação de podcast com Anderson Hernandes
Eles criaram uma metodologia própria para que isso fosse possível

A escola da KLA surgiu há 5 anos para entregar conteúdo diretamente a empresas numa determinada cidade. Em algumas cidades, existe um licenciamento que pode ministrar conteúdos localmente.

Empreendedor na área da educação

A vida de Edilson é muito pautada no aspecto estratégico.

Ele pensa muito bem em tudo para não errar.

E ele diz que não há melhor forma de fazer negócio, essa é a forma que ele encontrou e acredita ser o ideal. Diz ainda que não acredita em planejamento a longo prazo e sim nos cuidados que o gestor de uma empresa deve tomar, independentemente de ser pequena ou grande.

Dicas para o sucesso

Uma lição que ele diz que pode deixar é que devemos ter conselheiros ou mentores, o melhor conselho vem de uma pessoa que não tem nada a perder ou a ganhar com a sua decisão.

Ele aprendeu isso e hoje aplica todas as decisões de negócio que vai tomar – é claro que fala com a equipe – mas o grande conselho é de quem não está no meio.

Outra dica é ter vários conselheiros, várias visões podem te ajudar muito. Ou seja, o empresário precisa ouvir o que ele rejeita, tem que estar atento às opiniões que nem sempre são agradáveis.

O bom conselho provavelmente não irá vir de quem está do seu lado, geralmente está numa pessoa de fora que enxerga as coisas por outra perspectiva.

O dono de uma empresa tem que estar muito atento a esses sinais, de pessoas de fora.

Geralmente a pessoa que aconselha já passou por uma situação parecida, pois ela tem uma visão estratégica.

Dentro do que foi construído na KLA, aprendi que palestras curtas fazem mais sentido para que não fique cansativo.

Um provérbio pode mudar a sua vida como dono de empresa, assim como uma metodologia também pode.

Tudo está no receptor das informações: entenda que para receber os milagres é preciso preparar os recipientes.

Não adianta ter pessoas fechadas, se isso acontece, o milagre não ocorre.

Transmissão de informações

Em um evento temos características diferentes de palestrantes, alguns são focados em aspectos técnicos e outros motivacionais, e os dois níveis são importantes para o empreendedor.

Há uma conexão entre o mensageiro e quem recebe a mensagem, então não devemos medir por “números de curtidas”, pois nem todas as mensagens são para todas as pessoas.

Quando fala para um público em específico limita sim sua audiência, por outro lado, consegue ter maior referência e se especializa na dor da audiência.

Faça o que eu faço e terá o sucesso que eu tenho! Essa é a lição número 1 desse negócio.

Muitas pessoas não dão certo porque elas querem falar sobre algo que não fizeram.

Qual o critério que utilizou para escolher palestrantes?

Se você vai montar um evento que depende da venda de bilhetes, é preciso ter alguns nomes que garantam a receita e o restante tem que ter uma mensagem forte.

Saber mapear para criar um evento com 4 estrelas, não mais que isso e com a liberdade de repetir palestrantes, pois as pessoas querem ouvir novamente, afinal,  foi aquilo que conectou o público e fez ele voltar para ver novamente.

É muito importante para o profissional que está nesse meio ter uma obra publicada.

Muita gente quer fazer, mas não faz, pois não tem o poder da disciplina.

Isso vale para qualquer profissão: se dedicar todos os dias.

Outro ponto muito importante que falamos foi sobre ter a disciplina para se manter nesse ecossistema, afinal, tendo disciplina para produzir conteúdo, exercitar e ser disciplinado.

imagem que represente profissional da KLA
A KLA tem profissionais capacitados para transmitir os conteúdos próprios deles
Fonte Imagem: LinkedIn KLA

A missão da empresa é: uma organização educacional dedicada a ajudar empresas familiares.

Ela não é uma empresa de treinamentos e cursos, eles têm essa missão.

E a luta hoje com a KLA é não sair da visão, não perder o foco.

O empresário tem que ser muito forte, saber onde tem que mudar sem perder a visão.

Quando o Edilson teve essa ideia de transformação, descentralizou algumas coisas que estavam sob o controle dele.

Como lidar quando um licenciado quer mudar um pouco as coisas?

Ele diz que liderança não é querer agradar a todos, porque agradar a todos é ego.

Muitos quebram porque não enxergam onde tem que mudar sem perder a visão.

Muito cuidado, poucos têm condições de ter várias ideias e administrar bem.

Recado para quem tem dificuldade de investir em conhecimento

A primeira busca que você deve fazer é combater o adversário que existe dentro de você.

A partir do momento que enxerga o que antes não conseguia, tudo se torna um aprendizado.

A sabedoria nasce em dominar aquilo que quer nos dominar.

Enxergar que a sabedoria está em todo lugar, as pequenas sabedorias nascem na gente, afinal, com uma mente muito fechada você não consegue acessar a sabedoria.

Ele se qualificou muito para fazer o que faz hoje, de onde veio a inspiração para construir a KLA?

Edilson diz que foi uma descoberta, todo mundo tem uma missão.

Confira a seguir a dica final para quem quer se tornar um palestrante:

O mercado de palestras não existe, só existe é o mundo do conhecimento. Falam também sobre aliança estratégica, sobre sociedade que pode ser vital para um negócio.

Divide-se o custo, novas mentes e uma grande parceria exige um bom contrato.

Uma boa parceria te complementa onde você é fraco. Vocês podem ter opiniões diferentes, mas precisam da mesma visão.

Foque onde você é forte, não onde é fraco.

O mercado de conhecimento é amplo, mas é muito fechado. Entenda que o processo de credibilidade é difícil em todos aspectos.

Há uma metodologia para escrever uma palestra.

Tudo tem roteiro, e qualquer palavra que você escreve esconde diamantes ocultos.

A K.L.A Eventos Empresariais construiu uma legião de clientes fiéis e essa fidelização só nasce quando é originada na cabeça do líder antes.

imagem que represente comunicação entre profissional e cliente
É papel do dono do negócio saber encantar clientes

Meta é fácil, difícil é criar estratégia para alcançar as metas.

A disciplina para o empreendedor é fundamental.

Nunca esqueça do que você fazia, antes de chegar no topo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não deixe seu negócio sem uma Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!