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CONHEÇA A JORNADA DE UMA STARTUP

Anderson Hernandes e Convidado

Estive com Rafael Martinelli, presidente do Grupo Redspark e CEO do Gestta, empresas do mercado de tecnologia e automação de tarefas.

Acompanhe este conteúdo e conheça um pouco mais da trajetória de Rafael e das empresas que ele atua.

A postura do empreendedor

O Rafael nunca trabalhou com um sonho muito grande, sempre trabalhou com metas de curto e longo prazo e na sua vida tudo aconteceu ao longo do tempo, de forma natural.

As empresas de Rafael foram investidas, e ele tem bem clara a postura que deve ter com o investidor.

Quando ele vai vender a ideia para um investidor, tem que explicar claramente o porquê quer aquele dinheiro e por quais razões precisa de alguém para ajudar naquele momento.

Ele diz que o sonho deles foi sempre muito pé no chão e começou sua carreira no banco, mas ele queria um resultado mais rápido e apostou no sucesso indo trabalhar em uma  empresa com o irmão.

Ele passou a ser desenvolvedor, começou a criar uma tecnologia bastante inovadora para a época.

imagem que represente ideia
Depois de algum tempo, ele e o irmão resolveram vender essa tecnologia como produto

Ele errou muito, pois por muito tempo era técnico, quem cuidava do comercial eram outras pessoas e isso prejudicou ele.

Depois de um tempo, se desassociou do irmão e criou o Grupo Redspark sozinho.

Com a Redspark, veio o Holmes junto e alguns contratos, desde então prestavam serviço de desenvolvimento de software de forma muito inovadora.

A Redspark se criou assim, com um pouco de prejuízo, mas ele acreditava muito no produto.

O Holmes é um produto único com receita recorrente. Ele é um software de gestão de processos muito forte, onde você consegue desenhar e mapear qualquer processo da sua empresa ou de usuários externos.

Qualificação profissional

Para jogar o jogo que Rafael está jogando ele teve que se qualificar, como ele fez isso?

Ele tem graduação em engenharia, e a partir disso ele não fez nenhum curso a longo prazo.

imagem que represente pessoa buscando conhecimento
Ele lê muito e assiste muitos vídeos, ele prefere ler conteúdos pequenos e histórias de pessoas

Além disso, ele visita outras empresas, participa de eventos e faz tudo o que pode para aumentar o seu networking.

O networking é muito importante, ele abre portas e permite trocar conhecimento e ideias.

Muitas vezes o seu concorrente salta em razão do networking que ele construiu, você pode até ter um produto melhor, mas se o networking do outro for melhor, ele se destaca.

Mercado contábil promissor

O que ele conhecia do mercado contábil?

Na época que começaram com o Holmes, vendiam por telefone, sem nenhum processo de marketing.

Eles migraram de mercado, porque o ticket começou a influenciar muito e enxergaram que o produto tinha escala e passaram a ser mais essenciais para o profissional contador.

Eles têm o Gestta, Holmes e Redspark e apenas as duas primeiras têm produtos comercializáveis, a Redspark é uma prestação de serviços, desenvolvimento e transformação digital.

São negócios diferentes e separados, e isso não confunde as coisas.

Como funciona a questão do investimento?

O Rafael tem total poder para distribuir os investimentos que vem para as três marcas e por mais que o fundo tenha os seus conselheiros eles não estão no dia a dia, então eles vão até certo nível e confiam nas decisões de Rafael.

Os riscos para os investidores existem e eles sabem disso.

Entre o investimento, a análise de documentos e o dinheiro entrar na conta, há um processo de cerca de 6 meses.

E quando perguntei se Isso obriga a planejar uma nova rodada ele explicou que não necessariamente, depende do voo que eles querem dar, eles estão num crescimento acelerado e constante, não é exponencial.

Todo mundo quer crescer exponencialmente, mas é preciso analisar se existe estrutura real de todos os lados para isso.

Investimento em melhorias

Em termos de produto, ainda se consome muito caixa para melhorias?

Esse caixa de melhorias é infinito, é preciso ter um time mínimo que é infinito, o produto não acaba, caso contrário você é engolido pelo mercado.

imagem que represente software contábil
O mercado ficou muito dinâmico, e é natural que qualquer software precise de pequenas melhorias

Com um produto, uma vez que existe um corpo técnico você só vai crescer ele e tudo isso custa.

A importância de pessoas no time

Rafael entende a importância das pessoas, ele valoriza demais as pessoas e entende que elas são o pilar de um negócio.

Uma das coisas que ele tem bastante latente na sua cultura é a compreensão de que todos podem errar, ele dá muitas chances, principalmente se alguém erra tentando acertar e apesar de terem a liberdade de errar todas as pessoas têm medo.

Ele entende que os erros fazem parte do processo, mas é uma cultura que não existe no Brasil.

Rafael diz que tudo o que ele vivenciou transformou ele tanto profissionalmente, quanto como pessoa.

Tudo é um aprendizado, hoje ele aprendeu a lidar com os sentimentos e tem reações de forma mais madura.

Vendas é o coração do negócio

Ele demorou para entender que vendas é a área mais importante da empresa e quem não pensa nisso não vai ter sucesso.

É preciso aprender a jogar o jogo da venda.

Por muito tempo, no papel de CEO, ele se cobrava muito com a questão de horário e de coisas da empresa, hoje ele consegue se cobrar menos e dar espaços maiores para o seu lazer, sem culpa.

Uma coisa muito legal que ele disse é: não adianta trabalhar 60h por semana se não for na coisa certa.

Pode ser que algumas pessoas trabalhem 10h na coisa certa e sempre estarão na sua frente.

imagem que represente pessoa com muitas tarefas para executar
Não tente abraçar o mundo todo de uma vez, tenha foco!

E essa cobrança é natural para um líder, mas é preciso saber o momento de parar.

Com o tempo você começa a perceber que o trabalho não tem fim, é importante escolher o que fazer para ser mais assertivo e aprender a delegar.

Você precisa abrir mão das coisas para não entrar num processo de escravidão, a vida passa.

Seja seletivo para que os problemas do dia a dia não te consumam.

O empreendedor precisa ter sabedoria, entender seus limites e sempre buscar conhecimento e equilíbrio.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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