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Como proteger sua empresa no dropshipping

Como proteger sua empresa no dropshipping

Você atua no mercado de dropshipping ou quer começar a atuar nele?

Sabe como evitar riscos tributários dentro deste mercado?

A primeira coisa que temos que considerar é que não existe uma legislação regulamentada para este tipo de atividade.

O que existem são outras legislações, que poderiam embasar as operações do dropshipping.

Não acreditamos que isso mudará tão cedo porque nós temos outros mercados que performam muito mais do que o próprio dropshipping e que também não tem uma legislação específica, assim como o mercado de afiliados.

Trabalhando de forma segura

No mercado de afiliados hoje movimenta-se milhões de reais e não temos uma legislação específica dizendo como é a atividade legal dos afiliados.

O que nós temos para trabalhar tanto com a atividade de afiliado quanto com a de dropshipping são princípios tributários, e baseados nesses princípios a nossa empresa estabeleceu uma rotina.

Vale lembrar que a Tactus foi a primeira empresa no Brasil a atuar dentro deste segmento de dropshipping com especialização.

Depois de nós outras empresas começaram a usar o nosso modelo e trabalhar com esse nicho.

Na Tactus temos centenas de clientes que atendemos dentro de negócios digitais.

Entre os nossos clientes nós temos: produtores, afiliados, comércio de cápsulas, dropshipping, além de youtubers, blogueiros, entre outros.

No dropshipping, como eu já indiquei, não existe essa legislação, porém na Tactus nós criamos uma estratégia para poder proteger o nosso cliente que opera com essa atividade.

E esse é um princípio que consideramos muito importante: a proteção do seu negócio.

Entenda os princípios tributários para operar de forma segura
Conheça os princípios tributários para proteger o seu negócio

Ao olhar o que está acontecendo no mercado podemos notar que existem algumas “soluções” que estão sendo criadas que não trazem ao empreendedor uma proteção.

Essa soluções aparentemente podem representar a você uma tributação menor, mas de forma insegura.

Isso porque é possível que você se enquadre numa empresa do Simples Nacional e pague menos imposto devido a isso, porém, os CNAES (Códigos de Atividade) não te dão a proteção que você precisa em relação ao seu negócio sob os aspectos relativos à movimentação financeira.

Mas, se não existe uma tributação específica e não existe uma regulamentação porque você pagaria mais impostos?

Existem muitas variações dentro dos CNAEs para dropshipping e operar com esse código errado traz muitos problemas para a empresa.

A nossa recomendação é: ainda que você pague um pouco mais de imposto você terá ainda mais proteção em relação a sua atuação dentro desse mercado.

Os impostos devem ser pagos mesmo sem legislação definida
Mesmo sem uma legislação específica pague os impostos

É isso que nós indicamos ao nosso cliente e quando um cliente nos procura nós somos muito claros em relação a esses aspectos.

Estratégias de proteção

O nosso departamento comercial no contato com o cliente explica muito bem tudo o que nós temos pré-estabelecido como regra do nosso negócio.

Nós temos uma estratégia de compliance para poder proteger o negócio do nosso cliente e explicamos isso a ele.

Nossas regras de compliance envolvem diretamente a proteção à pessoa física do nosso cliente e as empresas que ele tem.

Estamos sempre orientando da melhor maneira possível o nosso cliente.

Vamos buscar abrir uma empresa para operar com dropshipping de maneira que ele pague uma menor tributação, porém, a nossa prioridade é que ele esteja protegido em relação ao seu negócio.

Contabilmente falando existe um procedimento interno que não é possível enxergar e ele é de suma importância, e com isso que é que precisamos tomar mais cuidado.

Aquilo que você não enxerga é o que o fisco está vendo em relação ao seu negócio.

Existe uma forma de contabilizar onde é possível tributar somente através do valor que é o do seu comissionamento.

Caso contrário essa tributação não faria sentido.

Se fizer a importação do produto e depois for vender dentro do comércio natural, como um e-commerce, sem atuar da forma que é o dropshipping, você não teria como se manter, pois não ia conseguir ter a rentabilidade necessária para praticar os preços .

Dessa forma é preciso de uma estratégia que permita fazer a tributação através do valor efetivamente que você recebe como comissionamento.

Estude uma estratégia de tributação para o seu negócio
Estabeleça uma estratégia que proporcione realizar a tributação

Dentro deste valor existem uma série de procedimentos como por exemplo:

  • A emissão de nota fiscal para operações de dropshipping;
  • O envio de nota fiscal para quem comprou o produto;
  • Como colocar as informações no site;
  • Como vão acontecer as questões relacionadas aos pagamentos dos impostos;
  • Como fazer a distribuição como lucro depois para ter isenção.

Todos esses são aspectos, que são relevantes, nós explicamos para nossos clientes e outros aspectos fazemos dentro do nosso negócio.

O empreendedor deve tomar cuidados, pois, no mercado existem pessoas que estão prestando orientações muito vagas à respeito deste assunto, sem explicar a realidade que acontece envolvendo isso e, também, dizendo pura e simplesmente que você vai poder pagar menos impostos, e não explicam que com isso não tem segurança alguma em relação aos aspectos contábeis do seu negócio.

Profissionais especializados poderão informar corretamente como operar de forma segura
Busque orientações seguras com profissionais especializados

Nós somos extremamente criteriosos nos nossos processos.

Para entregarmos o IR do nosso cliente temos uma operação e um procedimento que tem que ser revisto.

Contabilmente falando, nesse procedimento:

  • Nós analisamos o valor das retiradas;
  • O valor que entrou na conta corrente do nosso cliente;
  • Se houveram valores que não foram declarados corretamente;
  • Os pagamentos que ele fez de campanhas e etc.

Tudo isso é avaliado para que nosso cliente possa ter a ponta do serviço para o fisco, que é o imposto de renda da pessoa física, tenha o menor risco possível.

Entre as centenas de clientes que nós atendemos, somente os que colocaram a atividade na nossa sede gratuitamente ultrapassa o número de 400; nenhum passou por um processo de fiscalização.

E isso acontece porque damos extrema importância para a seriedade do trabalho e pensamos muito na proteção do nosso cliente.

Esse é um dos princípios que nós temos na Tactus: a proteção do nosso cliente.

E quando o nosso cliente busca uma facilidade tributária, que é contrária aos nossos princípios de segurança, acabamos desligando esse cliente da nossa base, e isso não é incomum acontecer.

Quando um cliente tem uma situação que foge das diretrizes tributárias e sabemos que isso vai dar problema para esse cliente o primeiro passo da nossa equipe é: orientar este cliente, mas muitos acabam aceitando, de outras contabilidades ou profissionais, uma facilidade tributária que acaba possibilitando que ele pague menos impostos mesmo estando em risco.

Nós não admitimos trabalhar com “coisas tortas”, o nosso objetivo é sempre proteger o nosso cliente.

Como agimos com dropshipping?

Para operarmos dentro do dropshipping nós vamos analisar o que é possível fazer para que o cliente pague de menor tributo possível, dentro de uma realidade que te permita proteção em relação aos aspectos tributários.

Nós teremos a possibilidade de colocar a sua empresa na nossa realidade de hoje, dentro do e-commerce que nós fazemos para alguns de nossos clientes que é dar sede virtual para que eles trabalhem.

Além disso, nós vamos organizar toda operação contábil e tributária do cliente e dar orientação que ele ele precisa.

Nossos clientes recebem em call uma orientação específica sobre atividade ou caso específico, quando ele começa trabalhar com a Tactus e dentro dessa orientação vamos dizer qual o procedimento.

Avaliamos a necessidade de cada cliente individualmente
Orientamos nossos clientes de acordo com a sua necessidade.

Vamos acompanhar o que está acontecendo e faremos o nosso trabalho sem incomodar o nosso cliente com detalhamentos desnecessários.

Os detalhamentos são desnecessário para nós, pois, conhecemos as plataformas que nossos clientes usam para trabalhar e conhecemos profundamente a atividade dos nosso clientes.

A nossa experiência prévia facilita todo o processo de retirada de informações através da internet e fazemos isso sempre pensando na proteção do seu cliente.

Se você está nesse mercado, independente de contratar ou não os serviços da nossa empresa Tactus, pense sempre na importância de contratar um profissional sério da contabilidade.

Estamos enfrentando uma situação muito grave nesse sentido porque existem profissionais que estão se posicionando nesse mercado que se quer são contadores.

Alguns profissionais estão falando sobre tributação, orientando empreendedores sobre contabilidade, vendendo facilidades, vendendo tributação menor e mentorias sobre esses assuntos tributários e nem sequer tem formação na área!

Isso é um risco muito grande para a sua empresa e para o seu negócio.

E quem está sendo “iludido” com esses aspectos não terá problemas hoje, e sim daqui uns anos e terá sérios problemas na empresa o que é uma situação completamente contrária a dos nossos clientes que buscamos proteger a todo tempo.

Nós e nem ninguém detém o método de trabalho perfeito, e não temos nem a pretensão disso, pois o nosso trabalho é feito por pessoas, mas temos um trabalho sério e que visa a proteção do nosso cliente acima de tudo.

Muito cuidado com os riscos que o seu negócio pode correr !

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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