Como Comprar uma Empresa – Cuidados a serem tomados ao Negociar a compra de Empresa

Como Comprar uma Empresa – Cuidados a serem tomados ao Negociar a compra de Empresa

Sabemos que o sonho de todo empreendedor é ter uma empresa, mas, antes de fazer uma compra deste porte ele precisa considerar algumas fases importantes a serem analisadas e estudadas.

Quais cuidados são necessários ter antes de comprar uma empresa?

Neste conteúdo apresentaremos as três principais fases pertencentes da compra de uma empresa e com o que é preciso se preocupar.

Coleta de dados

Toda empresa tem informações, isso é um fato e não necessariamente essas informações estarão em uma única fonte, é preciso colher as informações de fontes diversas.

Algumas informações é possível encontrar no sistema financeiro da empresa, outras informações estarão com o contador e com outros profissionais bem como com o gestor do negócio.

Comece a coletar todas essas informações bem como todos os relatórios provenientes dos sistemas que essa empresa utilizar são importantes para a sua avaliação.

Avalie a empresa com as informações obtidas através dos gestores e relatórios financeiros
Importante avaliar a situação da empresa antes da compra através das informações coletadas

Dentro de um processo de negociação o empreendedor interessado na empresa assina um pré acordo garantindo que as informações coletadas ali não vão “vazar” para o mercado, pois, caso a transação não dê certo nenhuma das partes corre riscos.

Busque sempre conversar com as pessoas que estão envolvidas no negócio, como por exemplo, com o contador da empresa pois ele terá um espelho de informações.

Se este profissional for uma pessoa séria ele te dará as informações úteis relacionadas ao negócio.

Ele pode te falar sobre o faturamento, questões tributárias e possíveis dívidas gerando informações tributárias que constam no sistema.

O contador poderá ser de grande ajuda para compreender o faturamento da empresa
Certifique-se do faturamento da empresa com o contador e pessoas relacionadas ao negócio

Coletar todas as informações é fundamental, mas talvez com tanta informação tenha certa dificuldade de analisar os dados, e assim sugerimos que o empreendedor busque a ajuda de profissionais parceiros especializados.

Análise das informações

Para analisar essas informações coletadas será preciso, no mínimo, montar uma planilha que apresente essas informações claras para você.

Tente entender em sua análise como está essa empresa e o porque ela está em um processo de venda, quais os motivos reais da venda.

Cada empresa vive um cenário, uma empresa com dívidas vive em um cenário complicado com pagamento de juros desnecessariamente, enfrenta pressão de cobradores e pela falta de caixa tem dificuldade de conseguir melhores preços, existe um cenário que essa empresa se encontra, e é isso que você precisa descobrir.

E como fazer?

Compare o cenário atual da empresa com o possível cenário que você teria ingressando na empresa, é importante que se pergunte se o seu caixa inicial será suficiente para reverter o cenário de dívidas dessa empresa.

Cuidado para não comprar uma dívida
Avalie cuidadosamente para não comprar uma empresa com dívida

Se essa empresa está enfrentando dívidas e problemas e você assume a empresa, trocando somente o dono, será que você vai ter sucesso ou vai somente repetir os erros?

Não se deixe seduzir por um negócio à venda, muita gente “enfeita” um negócio com problemas no momento da venda, apenas para transferir o problema.

Não compre um problema, a não ser que esteja consciente disso e tenha um plano de ação para mudar o processo e o cenário existente, é preciso ser frio em um processo de análise.

Com todas as informações possíveis é preciso conversar com as pessoas, quanto mais pessoas tiver contato melhor, faça um trabalho de cliente oculto também para entender como está a empresa e enxergar as coisas que o dono do negócio não te disse.

Não tenha pressa em suas análises!

Tente avaliar se o valor de mercado que foi apresentado pela empresa é realmente condizente com essa análise que você fez, e não se deixe levar pela emoção.

A sua emoção pode dificultar o processo de compra
As suas emoções podem atrapalhar o processo de compra

A emoção em um processo de compra não pode existir.

Processo de negociação

O processo de negociação acontece depois que você estiver com as informações na mão, e é sabido que os números não mentem!

E esse é o momento de negociar com o quem está vendendo a empresa.

Você como comprador precisa de dados concretos para mostrar para quem está vendendo que você conhece as dificuldades do negócio, isso será essencial para chegar num preço melhor, pois minimiza o valor de mercado de um negócio, possibilitando a baixa de valor.

E se neste processo de negociação surgir qualquer dúvida, não compre.

Se as informações não forem extremamente claras não faça esta compra e tenha muito cuidado no processo de identificar claramente quais os passivos que você vai carregar.

As informações devem ser claras e objetivas em dúvidas
Existindo dúvidas no processo de compra desista

É preciso olhar o que está sendo entregue para você, além dos aspectos físicos, como é a folha dessa empresa, a expertise do time, se você pode aproveitá-lo e etc.

Lembre-se que deve ser frio nesse processo de negociação.

E depois de colher todas as informações, fazer as suas análises, planilhar tudo com a ajuda de alguém é a hora de ajustar o melhor preço e as melhores informações de pagamento.

Quando você propõe uma condição de pagamento consegue amarrar melhor algumas pontas, se algo não foi identificado na análise e algum passivo surgir depois porque ele estava oculto, é possível até mesmo fazer uma compensação na hora do pagamento.

Mas para que isso possa acontecer é preciso estar atento as cláusulas contratuais.

Tenha sempre claro que quando compra uma empresa está transferindo para você todos os “problemas”, é claro que estar calçado por um bom advogado é essencial, mas os problemas virão junto com a compra.

Pense muito bem antes de dar qualquer passo, muitas vezes o dinheiro que está investindo é o “único” que tem na vida, e se não for bem aplicado o seu sonho de ser um empreendedor irá por água abaixo.

Ao comprar uma empresa conte com a ajuda de profissionais como um bom advogado que vai te ajudar com um contrato que te dê segurança, um profissional contábil habilitado que conheça dos números e análises e avalie de fato o valor da empresa que pretende comprar e em alguns casos até mesmo um gestor financeiro para te ajudar.

Avalie as cláusulas com um advogado antes da compra
Um advogado será essencial para a assinatura do contrato

Não faça nada no escuro, invista nesses profissionais, e conte com pessoas que analisem sem olhar pelo lado emocional e enxerguem coisas que talvez você não tenha visto.

Fazendo uma boa coleta, uma análise efetiva de dados com a ajuda de um profissional e fazendo um processo de negociação sem pressa e sem emoção terá chances muito maiores de ser um empreendedor de sucesso.

E sendo um empreendedor você pode contar com a nossa ajuda!

Nós somos qualificados como contadores para te ajudar, basta entrar em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente