PAGAMENTO DE IMPOSTOS: ENTENDA A IMPORTÂNCIA

Entenda a importância do pagamento de impostos em dia e quais são os impactos no caso de atrasos e inadimplência. Saiba qual é a importância de ter um planejamento tributário para não pagar mais impostos.

Se o empreendedor não efetuar o pagamento dos seus impostos o que pode acontecer com a empresa e automaticamente com a Pessoa Física do sócio administrador?

Somos uma empresa contábil aconselhando que você pague seus impostos em dia, isso parece simples e óbvio, não é mesmo?!

Mas, vamos te explicar por que isso é tão importante.

Pague os impostos em dia

A partir do momento que constituir uma empresa, tiver faturamento e receita, terá que pagar impostos. Isso é diferente de despesas, algumas empresas mesmo sem ter ainda faturamento, tem algumas despesas recorrentes que tem que pagar.

Estamos falando de impostos, quando houver receita, faturamento e emissão de nota fiscal você terá que pagar impostos.

É claro que existe o planejamento tributário que pode ajudar que haja uma redução da carga tributária.

Mas, independentemente da sua tributação: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, você terá que pagar impostos.

Não existe nenhuma empresa que não pague nenhum tipo de imposto. Se tiver receita e faturamento, vai pagar imposto.

Rastreabilidade Receita Federal

Antigamente – há uns 10 anos – a Receita Federal demorava muito para fazer as devidas apurações e cobranças.

Na prática, uma empresa vende o seu serviço ou produto, emite a nota fiscal, a contabilidade faz todas as apurações e as entregas das declarações acessórias.

imagem que represente contador fazendo cálculos financeiros
A contabilidade informa para o fisco o valor que a empresa tem que pagar

A Receita Federal, Estadual e Municipal já têm conhecimento dos valores porque a contabilidade faz a entrega das declarações acessórias.

Ela já sabe que a empresa teve um passivo, a partir do momento que a empresa entrega as declarações acessórias com movimento, você tem algo a pagar.

Modernização de processos

A Receita Federal especificamente e até a estadual, demorava muito para fazer essa cobrança e muitos empresários se “beneficiavam” da demora de cobrança para não pagar impostos.

Mas a conta vem e a Receita Federal demorava muito para mandar  a dívida ativa todos os seus débitos, só que agora as coisas estão muito mais rápidas.

Além disso, temos a questão do Simples Nacional, que é uma grande maioria de tributação das empresas, quando virar o ano praticamente tudo já está automatizado. Ou seja, ao fim de cada ano no Simples Nacional a Receita Federal já tem tudo lançado, só que nós temos também a estadual e a municipal.

Antigamente demorava quase cinco anos para que a Receita Federal começasse a fiscalizar e buscar e cobrar do contribuinte o que ele estava devendo.

E por que cinco anos? Porque esse é o prazo prescricional.

Muitas empresas deixavam para lá, não pagavam os impostos imediatamente no mês subsequente à data da apuração, esperavam o órgão fazer as cobranças.

Mas, neste caso, não teria certidão negativa e os valores além da correção de juros e multa – caso fosse para a dívida ativa – poderia aumentar consideravelmente e dependendo do montante isso iria até para as vias judiciais, acarretando valores astronômicos.

E em um certo momento fica completamente inviável, na verdade você não vai conseguir dar continuidade a sua empresa devido os impostos atrasados .

Tanto a Secretaria da Fazenda Municipal, Estadual e Federal estão mandando para cartório, encontrando uma forma mais rápida de negativar o CNPJ.

Negativando CNPJ você pode ter problemas com seus fornecedores, problemas com o banco ou seja: suas dívidas vão impactar a sua operação.

imagem que represente pagamento de impostos
O pagamento de impostos é primordial para o bom andamento da sua empresa

Busque esse tipo de informação, faça o seu caixa muito bem feito, faça o seu planejamento de imposto para que ele seja pago subsequente à data da apuração, assim não terá nenhum tipo de problema.

O pagamento regular dos impostos é primordial para a saúde da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não deixe seu negócio sem uma Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!