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NEGÓCIO DIGITAL x FÍSICO: RISCOS DA PANDEMIA

Tactus NEGÓCIO DIGITAL x FÍSICO: RISCOS DA PANDEMIA

Há pouco mais de um ano em que estamos em momento de pandemia, decidimos elaborar este artigo para falar sobre quais foram os impactos para o negócio físico ou negócio digital. 

Como podemos pensar estrategicamente ao escolher um negócio?

Como olhar o impacto de um negócio físico e um negócio digital?

Riscos do fechamento

Entenda sobre a vertente de condições de funcionamento em comparativo com a queda de vendas sobre os dois modelos de negócios com exemplos de comércios que notamos mudança de cenários devido a situação atual que estamos enfrentando.

imagem que represente vertente sobre impactos da pandemia
Relação entre vendas e condições de funcionamento

Vamos pensar inicialmente em uma atividade que foi diretamente impactada com a pandemia: os restaurantes.

No caso de algum tipo de paralisação, como funciona isso? 

Qual é o impacto, no caso de uma restrição de atividade, ao funcionamento do restaurante?

Na vertente de funcionamento o impacto negativo é significativo.

À medida que eu tenho que fechar o restaurante, existe um impacto significativo em relação à questão do funcionamento.

Qual é o impacto da queda de vendas no caso de um restaurante?

Isso depende de como está formatado esse negócio.

Se for um negócio onde existe a possibilidade de ter a retirada de refeição no local e a entrega através delivery, o impacto é menor, ainda que exista um grande impacto em relação ao funcionamento.

Se o restaurante tem essa possibilidade, terá um alto impacto no funcionamento, mas o impacto na queda de vendas é menor.

Ele se enquadraria numa situação onde ele tem menor impacto de vendas e maior de funcionamento. Mas, imagine que esse restaurante não tenha a entrega delivery ou se a forma que ele foi formatado em si privilegia excessivamente a questão da presença física.

Isso pode acontecer no caso de uma churrascaria onde existe a questão do rodízio.

Se o restaurante não conseguiu se preparar especificamente em relação há outras formas de atender o público ou porque as pessoas não consomem muito rodízio se não for consumido no local.

Impacto nos negócios

Haveria um impacto muito grande nas condições de funcionamento e na queda de vendas, ou seja, esse negócio tem um risco significativo.

É importante considerar e pensar sobre negócios que têm alta vulnerabilidade diante de um cenário como esse que estamos vivendo.

Por que isso é importante?

Estamos há mais de um ano nessa situação, e podemos prever mais um ano pela frente, tendo que lidar com essa questão toda. Ou seja, pensar estrategicamente em relação ao negócio é algo realmente necessário.

Por outro lado, aqui na Tactus Contabilidade Digital, nós temos inúmeros negócios que não tiveram impacto direto. Por que isso aconteceu?

Porque eles se encontram em outro quadrante.

Esses negócios não têm restrição de funcionamento, porque podem trabalhar de forma alternativa. Mesmo que tenha o impacto específico de não poder funcionar, como foi o caso da nossa sede, que ficou fechada por um grande tempo.

Apesar de não termos condições de trabalhar na sede presencialmente, não fomos impactados pelo funcionamento.

Isso porque a nossa equipe continua trabalhando home office, apenas tiveram que se adaptar a uma nova realidade.

Vendas

Olhando especificamente a questão das vendas: nós não tivemos queda de vendas.

Porque nós atendemos negócios que também não foram impactados diretamente no que diz respeito a questão toda que estamos vivendo.

Isso funciona porque um negócio digital – que vende através da internet – minimizou a questão do funcionamento, pois foi possível trabalhar de casa, mesmo que tenha um time, houve adaptação para o home office.

E em relação à queda de vendas, os negócios da internet (uma parcela considerável deles) foi beneficiada pelo fato de trabalhar através da internet.

O processo de migração do dinheiro

Ele saiu do restaurante físico e foi para o delivery, por exemplo.

As pessoas deixaram de procurar serviços como salões e estética e migraram esse investimento para outras fontes.

Nós tivemos crescimento no consumo de cursos online e crescimento na venda de produtos de e-commerce, esses são negócios que não tiveram impacto negativo.

Quem consegue ter menor impacto nas vendas e no funcionamento, é uma empresa privilegiada diante de uma pandemia.

Pense estrategicamente em relação ao seu negócio

Olhando para essa situação clara, se tiver um impacto novamente por uma questão de fechamento, restrição de atividades e tudo mais. O que esse impacto poderia causar em relação ao seu caixa?

Você tem uma reserva financeira para suprir mais um pico de fechamento?

imagem que represente bar vazio
Muitos bares, lojas, restaurantes não conseguiram sobreviver

Avenidas inteiras tiveram seus negócios físicos fechados porque não conseguiram sobreviver diante do tamanho impacto gerado negativamente em relação a toda essa situação que vivenciamos.

Ter uma visão clara e estratégica em relação ao seu próprio negócio é fundamental. Isso pode definir se o seu negócio continuará funcionando ou não.

Muitos negócios inclusive, que continuaram com o negócio funcionando, não se prepararam para a segunda onda que vivemos e estão fechando.

Muita gente sobreviveu à primeira onda, mas não conseguiu sobreviver à segunda. Isso porque durante o tempo de “folga” não fizeram uma análise clara, entendendo através de cenários possíveis que passaríamos por outra situação como essa.

É claro que infelizmente temos variáveis incontroláveis à nossa volta, isso tem feito com que muitos negócios percam a oportunidade de continuar funcionando.

Torna-se inviável chegar a um determinado ponto em razão da situação atual.

Mas no processo de concepção de negócio é importante que tenha esse entendimento.

Se for para um negócio digital poderá construir o negócio que tem baixo impacto negativo, mesmo diante de uma situação adversa como essa.

Isso não significa que o negócio digital não tenha desafios, que não precise de gestão ou que vai ganhar dinheiro sem esforço.

Você pode sim construir um negócio altamente rentável, porém, precisa mergulhar no que é de fato ter um negócio digital.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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