COMUNICAÇÃO QUE GERA RESULTADOS

Saiba como a forma que nos comunicamos tem evoluído ao longo dos anos e como ter melhores resultados com uma comunicação eficaz nos dias atuais.

Estive com Bob Floriano que é escritor, palestrante e especialista em comunicação.

Durante muito tempo ele foi a voz das Casas Bahia e é reconhecido pela sua forma simples e persuasiva de falar.

Gente gosta de falar com gente, quanto mais você se adequa a comunicação, melhores serão os seus resultados.

A revolução na comunicação

Bob consolidou sua carreira passando pelo Rádio, TV e na área corporativa.

Conosco ele palestrou nos dois eventos do Marketing Contábil Summit– maior evento de marketing contábil do Brasil – e pontua a evolução e diferença nos vocabulários utilizados entre os meios offline e online, pois no online os caracteres reduzidos criaram uma nova forma de comunicar.

Nessa pandemia, provavelmente adiantamos a comunicação em 10 anos.

Bob Floriano

Hoje podemos afirmar que a comunicação está presente em todo lugar. É importante salientar também a forma como o podcast se tornou maior devido ao atual momento da pandemia, gerando uma transformação na comunicação.

imagem que represente gravação de podcast Bob e Anderson Hernandes
Nosso podcast contou com toda experiência do comunicados sobre a forma que nos comunicamos no tempo atual

O Bob trabalha bastante com varejo e ele observa que vivemos um desenvolvimento no ramo do varejo, onde o processo criativo tem uma dinâmica muito rápida, tendo de 15 minutos a no máximo 1 hora para desenvolver, pois a dinâmica exige essa rapidez.

Antes havia um processo de gravação em estúdio e etc e hoje não é mais dessa forma.

A síndrome do pensamento acelerado

Muitas vezes essa dinâmica no trabalho leva a síndrome do pensamento acelerado, autor Augusto Cury gerando uma ansiedade onde a pessoa vicia nessa rapidez e agilidade até mesmo na comunicação pessoal do cotidiano.

(…) a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental. Assim, o problema desta síndrome não está relacionado com o conteúdo dos pensamentos, que geralmente são interessantes, cultos e positivos, mas sim com a sua quantidade e a velocidade com que acontecem dentro do cérebro.

Fonte: https://www.tuasaude.com/sindrome-do-pensamento-acelerado/ acessado em 24/09/2021 às 15:07.

Hoje em dia ninguém mais tem paciência, até no ato de usar sempre o Waze (aplicativo de gps), mesmo que num trajeto de rotina, para ter a sensação de otimização do tempo e prever qualquer obstáculo que possa haver no caminho.

Tenha consciência e não seja intoxicado por isso.

A sensação de que você está perdendo algo, como o tempo, é escravizante.

A importância da comunicação

Bob veio de um outro meio de comunicação e teve que evoluir isso.

Ele contou sobre como foi sua experiência na Rádio Cidade em 1980 como locutor, onde tinham que ter a característica de DJ e MC para conduzir a rádio.

imagem que represente locutor Bob Floriano
O início da carreira com muitos desafios e aprendizados que marcaram a trajetória profissional de Bob Floriano

Aquele era o novo modelo de rádio que ele precisava para passar no teste para entrar na rádio, e na época o diferencial era ter uma voz notável e potente, coisa que hoje em dia já não é uma exigência do ramo.

Foram 10 anos fazendo parte da rádio, entre alguns trabalhos paralelos em tv e publicidade, abrindo um leque de possibilidades dentro da profissão.

Aproximação com o ouvinte

Justamente o rádio que é a chave para essa desenvoltura, por ter essa dinâmica de ter que levar o programa sozinho de frente para um microfone, sem a reação instantânea do ouvinte. 

Bob diz que o mais importante foi entender que era para levar como um diálogo, usando a imaginação para prever a resposta do ouvinte, essa interação gera uma aproximação com o ouvinte, e se sente próximo, aproveitando essa interação como se realmente o locutor estivesse falando com o público.

A voz de alguém pode ser muito conhecida e reconhecida em todos os cantos, mas a imagem nem sempre é associada e a forma com que ele consegue abranger e usar dos vários tons de voz para dar um tom diferente para cada tipo de trabalho, indo do documentário da Discovery até anúncios variados de varejo.

O medo pode te paralisar

Muita gente tem medo de falar em público, por que isso acontece?

O medo de falar em público vem da necessidade de aprovação e reconhecimento, é um ponto a ser trabalhado e se olhar através da lente do propósito de negócio, da paixão pelo que faz para superar esse medo.

Quanto mais você experimenta e vivencia, mais segurança você tem.

Muita gente perde oportunidades por medo, e o medo é humano.

Como melhorar a comunicação?

Treino, experiência, autocrítica e saber onde pode melhorar.

O medo pode estar te aterrorizando e tirando várias oportunidades de você crescer!

Se o que não te serve, não te adianta, por que você carrega?

Bob elaborou o seu conteúdo para palestrar e com isso nasceu um livro, com a ajuda de Edilson Menezes, o livro “Quem fala bem vende mais”.

imagem que represente capa do livro Bob Floriano
Os segredos da comunicação por um dos maiores locutores do País

Ele também fez o curso do Tom Robbins, voltado para 5 mil pessoas onde não há como não se sentir transformado depois de ouvir a palestra do coach Tom Robbins, através do seu propósito de ser uma pessoa melhor a cada dia e passar isso aos seus ouvintes.

Melhores resultados com uma comunicação eficaz

Todos os processos de transformação precisam de um preparo de si próprio e das pessoas ao redor, pois o desenvolvimento gera um incômodo em algumas pessoas ao redor e você tem que estar preparado para essa transformação.

Essa e outras experiências levaram Bob a querer mais e buscar fazer coisas grandes saindo da zona de conforto e levar sua experiência para outras pessoas.

Pontua também a necessidade de falar corretamente, não fazer uso de gírias, até mesmo porque a forma de falar vai definir para qual público-alvo vai destinar sua comunicação.

(inserir imagem que represente pessoa falando com público)
Legenda:  Ao falar o português correto, você vende mais e vende para todos os públicos

imagem que represente pessoa falando com público
Ao falar o português correto, você vende mais e vende para todos os públicos

Tudo é venda, o tempo todo.

Busque o seu resultado, transforme a sua consciência.

Qual o seu propósito de vida?

Não arranje desculpas, passe por cima dos seus medos e seja feliz.

A sua vida é muito rica para gastar com gente, emprego, comida, hábito ou qualquer coisa que não te faça bem e o medo de falar em público não precisa fazer parte da sua vida, domine o seu juízo interno e pare de ser cruel com você mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não deixe seu negócio sem uma Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!