Não existe negócio isento de risco – seja uma empresa própria ou uma franquia – seja um negócio online ou físico – sempre que tratamos da questão de negócio próprio os riscos farão parte do cenário do mercado.

A diferenciação que podemos visualizar entre uma opção e outra estará na realidade que o mercado se encontrará no momento da abertura de tal empresa e de que tipo de investimento que você, enquanto empreendedor, deseja fazer.

Mas abrir uma empresa isento de riscos é uma possibilidade que não existe na área dos negócios, pois mesmo que sua perda financeira seja mínima, ainda assim, existiu toda uma perda de investimento de tempo com planejamento, estratégias, entre outros.

E quando se trata da abertura de uma franquia a realidade não é diferente.

Sendo assim, o que é essencial levar em consideração quando decide-se montar um negócio próprio baseado em uma franquia?

– Análise até que ponto está disposto a correr certos riscos – pois apesar de não existir um negócio que não possua risco algum, porém, existem negócios que são muito mais arriscados do que outros, então, a primeira decisão do empreendedor é decidir entre negócios de baixo e alto risco.

Infelizmente, é uma realidade muito comum, escutarmos relatos de empresários que abriram grandes empresas, com alto investimento financeiro e acabaram tendo que fechar a empresa, em alguns casos, até mesmo perdem a empresa e todo investimento feito na mesma.

– Antes de entrar em um negócio novo é preciso avaliar claramente quais são as possibilidades de tal negócio gerar de fato resultados, pois de modo geral, as sobrevivências das empresas no Brasil são difíceis, porém, é importante salientar que grande parte dessas dificuldades estão ligadas a dificuldades em realizar a gestão das mesmas, assim, saber gerir uma empresa de fato faz toda diferença na sobrevivência do negócio, bem como, em seus resultados e lucratividade.

– Cuidado com os dados passados pelo franqueador que deseja lhe vender uma franquia – é comum os donos de franquias focarem suas colocações apenas nos aspectos positivos que as mesmas possuem, na intenção de conseguir realizar a venda da franquia, porém, é essencial avaliar o mercado no seu aspecto geral, pois mesmo quando uma franquia já é consolidada no mercado, ainda assim, ela possui riscos e pode sim não ter êxito.

Nem mesmo as grandes franquias, que são vistas como negócios promissores, estão isentas de riscos.

– Antes de empreender, busque orientação profissional – pesquise, busque ajudaexistem profissionais especializados em todas as áreas, existem aqueles que possuem grande conhecimento em determinados sistemas de franquias, que conhecem determinados segmentos de mercado, etc. todo esse suporte é tão bem-vindo quanto necessário, para dar base a um planejamento conciso e orientação para a forma mais adequada de gestão.

Nesse ponto é importante salientar, que quando se trata de adquirir uma franquia, por exemplo, é muito mais interessante buscar uma orientação profissional de pessoas que estão fora do negócio em si, pois se você pedir somente a orientação de um consultor que está ligado a empresa, a qual você tem interesse de adquirir a franquia, é bem provável que o mesmo seja tendencioso nos seus argumentos, passando mais informações positivas do que informações realistas do mercado.

Portanto, o mundo dos negócios é por si só um mundo de riscos, e aqueles que fazem parte desse segmento são geralmente pessoas com perfil empreendedor que gostam de topar desafios, montar estratégias, quebrar barreiras e acima de tudo alcançar altos resultados, porém, toda cautela, conhecimento e equilíbrio também são características que devem fazer parte das atitudes desses empresários para que seus negócios alcancem ótimos resultados.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published.