Você sabe o que é o SPED?

Sabe quais os riscos que ele pode oferecer a sua empresa?

Quais os cuidados necessários na entrega da ECD (Escrituração Contábil Digital) ou SPED contábil?

A ECD (Escrituração Contábil Digital) é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, do Livro Diário, Livro Razão e Demonstrativos Contábeis. Na prática todas as movimentações contábeis e financeiras das empresas são expressas nesses documentos e proporcionando ao fisco um cruzamento eletrônico de dados para fiscalização das empresas.
Em 2018 o prazo se encerra em 31 de Maio referente as informações de 2017.

Acompanhe o conteúdo abaixo, ele será essencial para o seu conhecimento sobre o assunto.

O que é um SPED?

O SPED é um sistema do governo que foi criado para receber as informações das empresasÉ mais uma forma de fiscalização eletrônica do seu negócio. As empresas possuem atividades diferentes, sistemas de gestão diferentes, e isso acaba gerando informações distintas.

SPED e obrigações acessórias
SPED e obrigações acessórias que cuidamos

O governo detalhou cada informação e como ele gostaria de receber, dessa forma obriga as empresas a transmitir esses dados. Então o profissional da contabilidade faz esse intercâmbio entre a empresa e o governo. Os escritórios de contabilidade geram essas informações a partir da movimentação do cliente e transmitem para o fisco.

Essas informações englobam desde a parte financeira da empresa bem como fiscal e tributária. E o que acontece se essa informação estiver irregular? Caso tenha sido repassada errada a informação existem penalidades para as empresas.

Pontos Positivos

O SPED trouxe ganhos significativos para a parte organizacional e de gestão de empresas. Muitas empresas, antes da implantação da NF eletrônica, não sabiam exatamente o custo do item dos seus produtos ou serviços. E se o empreendedor não souber qual o custo do produto como saberá qual o lucro que está obtendo com a sua venda? Não há como saber.

Muita gente trabalhava e lidava com essas informações de modo aleatório. O SPED trouxe vários ganhos para a questão organizacional e no que diz respeito a obter informações mais úteis e detalhadas. Mas em contrapartida…

O SPED deixa a empresa mais sujeita a sofrer penalidades, devido à análise das informações apresentadas. O fisco vê essas informações de maneira mais detalhada. A entrega desse relatório deve ser um trabalho conjunto envolvendo o empresário e o profissional contábil, onde ambos têm as suas equipes que ajudam no desenvolvimento.

Tudo isso para que seja feito um trabalho satisfatório no momento da entrega para o fisco. Se não houver cuidado e atenção no momento da confecção desses relatórios é possível gerar problemas para o cliente e consequentemente para a empresa contábil. A empresa contábil é corresponsável por grande parte das informações contidas ali.

Então quando o profissional da contabilidade cobra do seu cliente algumas informações detalhadas e faz perguntas ele deve entender que é realmente necessário para que tenha um sistema ajustado. Isso é um paradigma a ser quebrado. As pessoas ainda acreditam que o SPED nasce na empresa de contabilidadeE isso não é verdade.

O SPED nasce no cliente

Ele nasce no momento da emissão do documento, no momento da compra da mercadoria, na gestão do estoque e na prestação do serviço. Essa é uma barreira a ser quebrada. As empresas precisam entender a importância delas nesse processo. Muitas vezes quando a informação chega até a contabilidade errado não há mais o que fazer.

Os dados incluem todo o apanhado financeiro da empresa, por isso os lançamentos não podem ser feitos de qualquer maneira. Um exemplo recente do uso desses dados foi a “Operação Lava Jato”.

Proposta de Serviços de Contabilidade Online

Grande parte do que foi apurado na operação tem haver com as informações contidas no SPED contábil. Esse relatório acaba se transformando em uma fratura exposta, ele mostra tudo o que acontece. Existem muitas empresas enviando o sped contábil demonstrando que há caixa significativo, porém faz operações irregulares, não paga os tributos de maneira correta.

Os atos da empresa dizem o contrário das informações que são enviadas. Na Tactus tomamos muito cuidado no momento da elaboração do SPED para nossos clientes. Sempre se certificando que as informações estão corretas e condizem com a operação. Não corra riscos, nem você e nem a empresa do seu cliente.

E a Contabilidade Online?

Com o advento da contabilidade online todo o processo de comunicação com o cliente foi facilitado. Paralelamente as informações colhidas dos clientes passaram a serem enviadas para o fisco também de forma digital. Porém, surgiu um grande problema nesse processo que são as plataformas de contabilidade online econômica em que o próprio cliente insere as informações da sua empresa (financeiras e fiscais) e essas são automaticamente processadas sem a análise de um profissional qualificado.

Na prática o que o cliente dessa plataforma colocar será o que vai ser enviado, gerando riscos absurdos nas empresas. Nos últimos meses temos recebido vários clientes que vem desse modelo de contabilidade online econômica que apresentaram problemas preocupantes nas informações prestadas através ECD (Escrituração Contábil Digital) ou SPED Contábil.

Temos uma preocupação significativa com os riscos dos nossos clientes e prestamos orientações práticas tais como essa sobre confusão patrimonial:

Contrate um serviço de contabilidade que está preparado para proteger sua empresa dos riscos fiscais, que conhece cada detalhe do seu segmento e que atende com praticidade com ferramentas online para facilitar seu dia a dia. Fuja de auto-serviços em que você gasta seu tempo com burocracia e deixa de dedicar ele para projetos essenciais do seu negócio tais como vender, gestão financeira, gestão de pessoas e estratégia.

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Tactus é a contabilidade feita de pessoas para pessoas!


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