SOLUÇÕES DIGITAIS PARA VIDA FINANCEIRA

Acompanhe quais foram as grandes alterações que aconteceram no mercado financeiro e porque as soluções digitais facilitam a sua rotina para melhor gestão financeira com segurança.

A partir da década de 90, pudemos presenciar o início da revolução digital com o uso mais intenso da internet ao redor do mundo. Você pode estar pensando que não era a “revolução” que vemos atualmente, especialmente as grandes alterações que aconteceram no mercado financeiro ao longo dos últimos anos.

E ao longo das últimas décadas, bancos e outras instituições financeiras têm absorvido novas tecnologias digitais. No entanto, é notável que os surgimentos de novas aplicações, voltadas a prestação de serviço foram intensificadas mais recentemente, no decorrer dos últimos 5 anos.

E você tem ideia do real impacto das soluções digitais para sua vida financeira e econômica? Continue lendo esse texto para entender mais sobre acessibilidade, eficiência e a praticidade desses produtos digitais que podem contribuir com nossas vidas!

Opções digitais que facilitam sua vida

Com a revolução tecnológica mudando o panorama da prestação de serviços financeiros, nasceram diversos produtos digitais que facilitam muito a vida das pessoas, tais como:

  • Internet banking;
  • Inteligência artificial;
  • Blockchain.

A seguir vamos falar sobre cada uma delas. Confira!

Internet banking

Com a novidade de poder utilizar o banco virtualmente, muitas pessoas tiveram receio da novidade por conta de fraudes e roubo de dados. E essa preocupação é, de fato, bastante relevante. Mas o setor financeiro sabe de todos esses riscos e, por isso, é a que mais investe em segurança de dados no país.

Por esse motivo, a internet banking e o mobile banking se popularizaram no Brasil. Uma pesquisa feita em 2016 mostrou que mais de 90% das pessoas já faziam uso desse serviço através de seus smartphones. A internet banking também possibilitou com a comodidade, a transformação nos processos de muitas organizações que passaram a aceitar pagamentos e conferir o recebimento de quantias tudo via digital. Algo que pode ser feito dia após dia sem a necessidade de deslocamento até uma agência bancária.

Inteligência artificial

Você já deve ter, pelo menos, ouvir falar dos chatbots, que são os robôs que prestam atendimento online para usuários nos sites das empresas. O grande ponto a destacar desse tipo de tecnologia é que ela ajuda a otimizar o serviço financeiro na solução de problemas simples de uma organização. Fato é que a inteligência artificial está causando uma revolução sem precedentes  no sistema financeiro, como o uso de algoritmos inteligentes capazes de reduzir custos operacionais.

Blockchain

Um dos grandes acontecimentos dos últimos anos, tanto no universo financeiro como nos demais setores econômicos, foi um “boom” do bitcoin e de outras criptomoedas.

imagem que represente tecnologia digital
Para possíveis novas formas de dinheiro, esses ativos representam a tecnologia do blockchain

O blockchain é uma tecnologia de banco de dados que surgiu para garantir a segurança das operações realizadas com as moedas virtuais. Pouco a pouco, o seu estudo está se ampliando a outros projetos como a eliminação da necessidade de intermediários para a realização de transações financeiras, por exemplo.

Contabilidade digital: como funciona

O termo contabilidade digital significa a automatização dos serviços contábeis, usando softwares e plataformas especializadas e eficientes. 

O papel não é somente usar a internet, como também conhecimentos de inteligência artificial e automação para agregar valor ao trabalho dos contadores.

imagem que represente modelo de contabilidade digital
Análises que antigamente eram realizadas individualmente, hoje são feitas de maneira mais rápida e mais completa via plataforma

O ponto central não é somente agilizar os processos e a comunicação de uma forma geral, mas dar mais autonomia ao cliente. Nas grandes organizações, o contador realiza atividades com intuito mais estratégico e com o surgimento da contabilidade digital, a estratégia é um dos grandes pilares. 

Outras vantagens a destacar com a contabilidade digital são:

  • Maior produtividade
  • Melhorias na gestão financeira do escritório
  • Uso de menos recursos físicos
  • Desburocratização dos processos
  • Comunicação otimizada

Fintechs de crédito

A fintech é um tipo de empresa que tem como seu core business os serviços financeiros proporcionados pelos avanços tecnológicos. Na verdade, são organizações ou startups que criam serviços financeiros que são apenas digitais e o uso da tecnologia é o maior diferencial em comparação a empresas do mesmo setor.

Benefícios e vantagens

As fintechs têm muitas vantagens em comparação a outras instituições financeiras. Elas, por exemplo, possuem a vantagem de serem inovadoras e disruptivas em seu nicho de mercado, com a necessidade por serviços digitais de maneira rápida, segura e personalizada.

Outra vantagem da fintech é que seus créditos são bem menos burocráticos para aprovação, além de oferecerem juros muito inferiores do que os praticados pelos grandes bancos.

Para solicitar qualquer linha de crédito, você pode, através da comodidade do seu lar, usando um smartphone ou tablet, comparar várias modalidades diferentes, usando simuladores online e poder escolher aquele tipo de empréstimo que mais tem a ver com o seu perfil econômico, desde opções sem a necessidade de comprovação de renda, até outras com débito automático em conta.

Por que digitalizar?

Dentre as diversas razões para digitalizar, podemos destacar segurança, conforto, praticidade, diminuição de custos, redução de tempo, podem ser alguns dos motivos porque é tão importante tornar sua vida financeira digital. Seu bolso estará mais cheio e seu tempo será muito maior, por conta da agilidade empregada nos serviços financeiros digitais.

Quer mais algum outro motivo para tomar essa decisão? Vamos abordar sobre os resultados positivos. Confira!

Resultados positivos

Depois de todos argumentos apresentados acima, não há como discordar que todos os produtos digitais que existem atualmente só vieram agregar nas nossas vidas. O resultado pode ser constatado com o surgimento, por exemplo, do pagamento via PIX que está facilitando a vida de pessoas físicas como jurídicas. 
E você, qual dos pontos apresentados acima considera como o maior trunfo das soluções digitais para sua vida financeira? Deixe nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *