Retificar DCTF para baixar imposto

Retificar DCTF para baixar imposto

Muitos empreendedores têm dúvidas relacionadas à possibilidade de baixar o imposto fazendo a retificação do DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais).

Isso é tecnicamente possível, pois nela é informado o débito tributário.

Basicamente é simples entrar no sistema da Receita Federal fazendo a substituição da DCTF por um valor menor, conseguindo assim baixar o imposto devido, podendo em alguns casos até mesmo zerar que constam na receita.

Cuidado ao retificar a DCTF

A Receita Federal está atenta a esse tipo de situação.

Muitas empresas foram enganadas com processos de compensação inexistentes onde um agente se faz valer de um processo de compensação inexistente, simplesmente entrando no sistema e fazendo as alterações no DCTF, diminuindo o imposto devido.

Assim o débito que você tinha em conta corrente presente no sistema, dias depois não existirá automaticamente. Isso acontece porque a receita vai considerar antes a operação que foi inserida no sistema, o que acontece é que no futuro essas empresas vão sofrer severas penalidades.

E muitas dessas empresas não faziam ideia dessa situação quando acreditaram ter resolvido os problemas, assim foram confrontadas nessa situação de ter um artifício diminuído de forma artificial debito tributário.

Quando oferecerem a possibilidade para a sua empresa de diminuir débitos tributários por meio de compensação é importante entender claramente como isso funciona, ter ajuda de um profissional habilitado que possa te orientar de forma adequada para que possa tomar uma decisão certa é de extrema importância.

Na maior parte desses casos o que é oferecido não passa artifício tributário indevido, esse é o tipo de coisa vai colocar a sua empresa em risco e te trazer sérios problemas futuramente.

Procure sempre uma contabilidade especializada para que possa te auxiliar nesse e em outros casos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente