QUANDO MIGRAR PARA MICROEMPRESA?

Saiba quais fatores são determinantes para a transformação do regime tributário do seu negócio como microempreendedor individual (MEI) para uma microempresa (ME).

Qual o melhor momento de deixar de ser um MEI (microempreendedor individual)?

Acredite: Não existe uma mágica ou uma fórmula pronta. Isto porque, tudo depende do seu cenário, planejamento e de como as coisas estão acontecendo no momento em que for fazer essa escolha.

Porém, existem alguns desenquadramentos de MEI que são obrigatórios por lei.

Motivos para desenquadramento de MEI

O desenquadramento que acontece com mais frequência está relacionado ao faturamento. Isso porque o MEI pode faturar até 81 mil reais no ano.

imagem que represente valor ultrapassado
Se ultrapassou esse valor, automaticamente, tem que fazer o desenquadramento

Outro motivo, é que quando acaba precisando de uma atividade que o microempreendedor individual não é permitido executar, assim automaticamente, se torna uma microempresa (ME).

Esses são os cenários mais comuns, principalmente o do faturamento.

Como fazer a transição de MEI para Microempresa?

O cenário ideal seria conseguir migrar e fazer esse desenquadramento sempre no mês de Janeiro do ano subsequente, através de um planejamento.

É importante se manter na média do limite de faturamento e no mês ideal fazer esses desenquadramento voluntariamente, pois terá mais tranquilidade.

Se você começou algum tipo de venda de produto ou serviço no mercado digital e percebe nos primeiros meses que o seu crescimento está bastante interessante – ou seja, está faturando mais do que essa média – e consegue enxergar o crescimento do produto e a possibilidade de escalar, fique atento(a)!

Se está satisfeito com as suas vendas dentro das plataformas digitais e consegue ver essa possibilidade, fazer o desenquadramento no início de 2022 pode ser muito interessante.

Crescimento é sair da zona de conforto

Muita gente acaba se “apegando” em ser MEI, em razão da baixa taxa de imposto, mas te perguntamos: como fica o crescimento do seu negócio?

Faça a seguinte reflexão baseada na resposta: Você quer de verdade faturar o limite de 81 mil, ou quer ir mais longe?

Se está pensando em ficar como MEI no mercado digital e numa zona confortável do limite de faturamento, está no lugar errado.

imagem que represente conhecimento
Pense que o objetivo não é ficar na média e sim alcançar algo muito maior

O melhor momento para deixar de ser MEI e se tornar uma empresa é de acordo com o seu planejamento e de como estão caminhando suas vendas, portanto, recomendamos que o seu acompanhamento tem que acontecer mensalmente.

Se faturar mais 81 mil e estiver como MEI terá que voltar retroativo ao mês de janeiro e pagar todos os impostos do Simples Nacional, começando com 6%.

Te faço outra pergunta: você tem um caixa suficiente para fazer isso?

É muito importante ter ao menos um planejamento simples da sua receita, despesa e da projeção do seu negócio.

Outro ponto de atenção é que precisa entender de marketing e vendas, nem que seja um pouco, porque não adianta consumir conteúdo e não colocar em prática.

Porta de entrada para o sucesso empresarial

Claro que nem todas as atividades podem ser MEI e a cada ano existe a atualização de algumas atividade que deixam de ser.

Mas, para muitos ele é a porta de entrada.

Mas, esse limite de faturamento é condizente com seus sonhos?

Outro detalhe muito importante é ter uma assessoria contábil para fazer esse processo de migração.

Separe os gastos pessoais e empresariais

Tem muita gente no mercado digital com cadastro de Pessoa Física faturando muito e acabam misturando as despesas empresariais com coisas pessoais, afinal, como fica essa regularização e esse dinheiro todo que você já sacou dentro da plataforma como Pessoa Física?

Entenda que a Pessoa física, microempreendedor de certa forma existe uma junção de informações, mas quando a gente pensa friamente acaba sendo separado da Pessoa Física (CPF) do MEI que é o CNPJ.

imagem que represente atendimento equipe Tactus
Na Tactus Contabilidade nós atendemos milhares de microempreendedores individuais que fizeram essa migração

Deixar de ser MEI é fácil! Não tenha medo.

Contabilidade especializada em negócios digitais

Nossa equipe está preparadíssima para lidar com esses novos clientes.

Sabemos o que estamos falando, pois temos +2500 clientes na base do mercado digital como um todo.

É muito interessante entender esse cenário, pois quando for fazer a migração de MEI para Microempresa tudo vai estar redondo.

Uma dica: Pense grande!

Sabemos que temos um palco de grandes empreendedores no mercado digital que faturam muito. Mas, vamos pegar a nossa realidade e entender quais os passos devemos dar para realmente ter sucesso.

A Tactus Contabilidade pode te ajudar nesse processo, quando estiver próximo a ultrapassar o seu faturamento pode ter certeza que temos toda expertise para te ajudar nessa migração.

Nosso departamento comercial vai oferecer a melhor solução para que seja uma microempresa, pague os impostos corretos dentro da sua atividade e escale e o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não deixe seu negócio sem uma Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!