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Porque uma startup quebra

Tactus Simples Nacional para Advogados

Você sabe quais são os três aspectos que podem levar uma startup a quebrar no seu início?

No conteúdo abaixo darei dicas sobre os principais motivos que podem levar uma empresa chegar a esse ponto, esse aprendizado serve para você que tem um negócio mesmo que não seja um startup.

Recursos Financeiros

Um dos principais motivos que levam uma startup a quebrar é principalmente a falta de recursos financeiros.

Como a falta de recurso financeiro pode implicar na perda do seu negócio? Para que seja possível desenvolver qualquer tipo de negócio é necessário o recurso financeiro.

Ao montar uma loja ou uma empresa prestadora de serviço, você precisa de dinheiro para ter capital de giro, de dinheiro para montar as instalações, contratar uma equipe, fazer o seu estoque e assim por diante.

Quando o empreendedor se depara com a falta dinheiro consequentemente terá problemas financeiros.

Um dos principais problemas que temos no Brasil é o custo do capital, pois ele é muito alto.

Os bancos que hoje emprestam dinheiro para as empresas cobram valores altíssimos, e os investidores que poderiam investir nas pequenas empresas ou nas startups não têm acesso direto aos novos negócios.

Isso porque eles dependem de uma boa ideia, de que você faça um pitch de vendas relacionado ao futuro do seu negócio para convencer os investidores, e dependendo da situação financeira da empresa logo de início ela vai entregar grande parte do capital da sua empresa para esse investidor.

Esse tipo de ação pode comprometer as novas rodadas, que venham a ter no negócio inerente a captação de recurso, e podem não ser um facilitador para que o seu negócio continue crescendo.

A questão referente ao dinheiro é muito complicada para o pequeno empreendedor e para quem está montando um startup e merece atenção.

Mercado

O segundo fator é a falta de mercado, muitas vezes nós projetamos de forma errada qual é o nosso mercado.

Isso porque não conhecemos claramente quem é o nosso público alvo, o que esse público alvo quer, qual o tamanho do mercado disponível para o comprador do nosso produto ou do nosso serviço e como chegar nesse público alvo.

E ainda se considerarmos uma empresa física, o local onde será feita a instalação da sua sede física vai influenciar diretamente no seu resultado, porque o seu negócio pode estar instalado em um local onde não está aplicado para aquele público alvo.

E você pode ver hoje, por exemplo, locais que tem várias empresas que vendem o mesmo tipo de produto, no mesmo tipo de mercado, porém elas tem sucesso porque existe uma frequência de compradores que vão para esses locais específicos a procura desses produtos.

Olhando para o universo empresarial às vezes o empreendedor pensa que um lugar sem concorrência é o melhor lugar para estabelecer o seu negócio, quando na verdade pode ser que com esse tipo de estratégia ele não consiga atingir o seu mercado por falta de demanda.

Pensando em negócios pela internet, você pode simplesmente criar um tipo de produto para um mercado que já tem várias opções de produtos diferentes e de repente não estabelecer uma comunicação efetiva ou ter um produto que consiga quebrar a barreira de compra desse mercado. E desse modo como consequência os seu negócio pode não decolar.

Como é possível melhorar esse ponto?

Se no primeiro ponto, que é a falta de recurso financeiro é preciso buscar um recurso com o  menor custo possível para não comprometer o resultado do seu negócio, nesse segundo ponto é preciso que tenha um bom planejamento de marketing.

É preciso conhecer muito bem o marketing e talvez até contar com a ajuda de um profissional que te auxilie nesse ponto, para que seja possível criar um produto certo para o mercado, garantindo de alguma forma que possa ter melhores resultados.

Formar times

O terceiro aspecto diz respeito a falta que faz ter uma equipe preparada. Para quem está começando um negócio é muito difícil formar ou mesmo contratar gente preparada para ajudar, e você que é empreendedor e que tem uma pequena empresa ou que tem  uma pequena startup e está começando agora vai precisar de pessoas boas para compor o seu time.

As pessoas são elementos chaves para o sucesso de um negócio, sem o envolvimento efetivo das pessoas pode ser muito difícil ter resultados.

Encontrando profissionais

Agora o desafio enfrentado pelo empreendedor é: como encontrar essas pessoas no mercado?

Um dos pontos decisivos para as startups que começaram e obtiveram sucesso foi no momento da sua fundação , aqueles que criaram o negócio e trouxeram pessoas estratégicas com ideias e com capital humano suficiente para ajudar esse negócio a decolar, com a promessa de que se esse negócio realmente decolasse elas teriam uma participação em relação a esse negócio, conseguiram grandes avanços.

É claro que tudo isso de forma muito bem documentada, mas é uma alternativa que você tem para quando está começando o seu negócio.

Então talvez seja mais vantajoso para você, inicialmente montar um negócio em parceria, constituir uma sociedade.

Isso vai permitir que delimite um pouco mais as funções de cada um e quando mais pessoas apostam em uma ideia é mais fácil para que esse negócio possa de fato decolar.

Entenda que sozinho é muito difícil chegar longe com o seu negócio, porque é muito complicado hoje com toda a competitividade que nós temos, com todas as habilidades que nós empreendedores precisamos ter, sermos capazes de tocar um negócio sozinhos.

Então os três pontos que devem ser observados para evitar a quebra do seu negócio são os seguintes:

1 – A falta de recurso, que pode matar o seu negócio logo no começo. Pois ele não terá oxigênio para funcionar.

2 – Se não tiver gente para te ajudar nesse processo será difícil que chegue longe, sem pessoas você fica limitado, do ponto de vista de recursos humanos, e consequentemente isso pode impactar você a não ter resultados.

3 – E se não tiver um mercado adequado para a compra do seu produto ou serviço também será difícil.

Por isso é preciso entender de fato se o seu produto e serviço tem um mercado para ele e você precisa fazer testes e entender, pois no mercado das startups muitas vezes existe uma mudança do rumo do negócio.

A startup está indo em uma determinada direção e chega em dado momento, quando percebem que não é a direção certa, vão para outra, uma que indique um ponto certo.

Tudo isso pode ser uma alternativa para o seu negócio físico ou digital, para você que é um pequeno empreendedor ou para você que está começando agora a sua empresa.

Se atente a essas dicas e se tiver qualquer dúvida nos procure para que possamos auxiliá-lo nessa questão.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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