O que é o eSocial para Empresas do Simples Nacional

O que é o eSocial para Empresas do Simples Nacional

Esse conteúdo traz informações essenciais sobre o eSocial para pequenas empresas.

Inicialmente é necessário que entenda o propósito do eSocial.

O que é o eSocial?

O eSocial é um projeto do governo que unifica todas as informações trabalhistas e previdenciárias, ele tem o objetivo de facilitar o recolhimento e consulta de dados concentrando em um único local as informações que o governo precisa saber em relação a sua empresa.

Qual a finalidade do governo com o eSocial?

O eSocial é apenas um vértice de todo o projeto de sped que o governo tem, nesse projeto ele já vinha reunindo muitas informações sobre as empresas.

O governo já tinha por exemplo as informações contábeis, fiscais entre outras.

Com a chegada do eSocial ele passa também a ter acesso às informações trabalhistas de forma unificada.

Qual o grande problema do eSocial?

Como acontece em todo novo projeto as empresas e as contabilidades que prestam serviço estão sendo oneradas para que seja possível entregar os primeiros projetos do eSocial.

Isso acontece porque toda mudança sofre um processo de adaptação, imagine como era a situação antes do eSocial, as empresas tinham informações completamente espalhadas o que tornava o recolhimento extremamente dificultoso.

Por exemplo, algumas informações sobre sócios não eram necessárias até que o eSocial passou a exigi-las para controle.

Hoje os cadastros do eSocial são muito mais completos, disponibilizam informações completas sobre os colaboradores da empresa e com isso inicia-se o controle também da medicina do trabalho do colaborador, desde atestados e exames médicos, tudo passa a ser controlado dentro do eSocial.

Com a exigência de tantas informações diferentes o governo achou por bem que o eSocial fosse inserido através de um processo com diferentes fases.

Utilizar o eSocial de forma correta
Aprender o máximo sobre eSocial, pode minimizar problemas futuros

Isso possibilita estabelecer prazos para cada tipo de entrega a ser feita.

Segmentando as informações as empresas conseguem entregar de forma mais calma e eles recebem as informações de maneira mais ordenada.

Para saber exatamente quais são as fases do eSocial para a sua empresa basta acessar o site oficial do eSocial, lá encontrará cada uma delas.

O que é preciso entender em relação ao eSocial?

Um ponto crucial que as empresas devem entender é que a contabilidade não conseguirá fazer o eSocial sozinha, sem a ajuda direta do seu cliente.

Como são solicitadas muitas informações o profissional contábil precisa de ajuda para obtê-las e também precisa haver um processo de adaptação aos novos modelos, entre eles o que deve fazer em relação a destinar férias de um colaborador, os prazos que você tem para fazer o registro e tudo mais.

Com o eSocial não é mais possível para o empresário conceder férias a um colaborador e registrá-las no final do mês.

É preciso entender que é necessário seguir as regras e esse processo de adaptação junto com as fases citadas acima ajudará ao empresário a compreender que precisa adotar uma nova postura em relação a parte trabalhista da sua empresa.

Mas temos também uma contrapartida, com o eSocial o governo poderá dar multas para as empresas que não seguirem as diretrizes.

O governo tem autoridade para exigir desde a informação que tem que ser inicialmente prestada, o modo como essa informação será prestada, o momento em que deve ser prestada e até apontar irregularidades que forem identificadas.

Por exemplo, uma irregularidade trabalhista dependia da fiscalização do ministério do trabalho, que teria que ir até a empresa, hoje esse cenário já mudou.

A ausência de uma documentação relativa a parte do ministério do trabalho no que tange a segurança do trabalho poderá trazer problemas a empresa a curto prazo?

Sim, pois a informação estará disponível de maneira online, consequentemente a empresa corre o risco de ser penalizado de forma automática.

É essencial a compreensão de como o governo está mudando todo esse processo.

As informações relativas a débitos são processadas de maneira muito mais rápida, mas não será muito diferente do que já está acontecendo hoje.

Atualmente já contamos com uma velocidade muito maior no processamento de informações e cobrança de empresas, e isso tende apenas a se intensificar.

O que você precisa saber sobre eSocial?

O primeiro ponto que deve ser compreendido pelo empresário é que ele precisa colaborar ativamente com o trabalho do contador, só assim o profissional contábil que atende a empresa vai conseguir fazer o eSocial da sua empresa.

O segundo ponto é essencial para que tudo seja feito de modo correto, não se pode deixar de lado as fases do eSocial, se deixar para a sua empresa correr atrás das informações com prazos muito curtos não terá tempo hábil de entregar e isso será um problema.

Todos os prazos pré-estabelecidos para entrega do eSocial não devem ser prorrogados, por isso a importância de seguir de forma correta o cronograma, essa disciplina e organização livrará a sua empresa de futuros problemas.

Ensine os responsáveis
Seguir cada passo do eSocial é fundamental para evitar problemas na justiça com relação aos funcionários da sua empresa.

Começar a ter novos cuidados em relação a sua empresa é muito importante.

É preciso mudar a sua postura em relação a sua empresa, em relação ao que você manda para a contabilidade, quando você manda e como você manda.

Se mandou a informação de forma incompleta não será possível para o escritório contábil fazer o serviço, desse modo a sua empresa vai ficar irregular com funcionários sem registro e isso pode gerar problemas para você.

Inicialmente haverá um trabalho mais “pesado”, porém, depois que tudo estiver funcionando e organizado o eSocial trará muitos benefícios.

As informações dos seus colaboradores, as informações importantes da sua empresa estarão atualizadas junto ao governo.

E isso permite também a todos aqueles que querem e têm a devida permissão o acesso a informações mais organizadas e precisas, todos farão isso de uma forma muito mais prática pois o eSocial unifica todas essas informações.

Não deixe tudo para última hora, tome os devidos cuidados para que a sua empresa não fique irregular e se beneficie com a chegada do eSocial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
%d blogueiros gostam disto: