O QUE É A ITG 1000?

O QUE É A ITG 1000?

Você sabe o que é a ITG 1000? 

Confira esse artigo que preparamos para explicar o que é, para quem aplica e para que conheça os principais aspectos desse modelo contábil

A sigla ITG significa Interpretação Técnica Geral e se trata de um modelo contábil aplicável para microempresas e empresas de pequeno porte.

CONHEÇA ESSE MODELO CONTÁBIL

A ITG 1000 é uma forma de contabilidade simplificada para as microempresas e empresas de pequeno porte, como: a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada ou o empresário que se refere o Art.966 da Lei nº 10.406/02. No caso, para as empresas que faturam até R$ 4.800.000,00, pode ser aplicado o modelo contábil ITG 1000, não havendo necessidade de mostrar um maior detalhamento de informações.

Podemos afirmar também que o plano de contas é menor, constando apenas as contas mais básicas. As demonstrações contábeis também são simplificadas, constando o Ativo, Passivo e DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) onde constam os lucros e prejuízos, não necessitando de uma DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido) onde constam o capital social e distribuição de lucro ou o DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa) que é o relatório que detalha exatamente quanto entrou e saiu de dinheiro no caixa (movimentação do caixa).

Nas demonstrações financeiras é possível elaborar uma nota explicativa mais resumida de todas as operações, sem a necessidade de demonstrar a movimentação de todas as contas, apenas das que apresentaram um movimento significativo.

 imagem que represente pessoa recebendo orientação, esclarecimento
É uma grande vantagem ser uma norma mais simples, todas as informações são passadas de uma forma clara para que os empresários possam entender

A Tactus solicita o envio da movimentação financeira mensalmente para realizar os lançamentos contábeis, diferente da empresa de grande porte, quem se beneficia da ITG 1000 não necessita de um balanço detalhado, porém não está isento a obrigatoriedade da escrituração contábil.

EMPRESAS QUE NÃO SE ENQUADRAM

Conforme explicamos anteriormente, no caso das microempresas e empresas de pequeno porte que não se enquadrem às regras da ITG 1000, devem adotar a NBC TG 1000 ou as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas Gerais completa.

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO

A partir do dia 1 de janeiro de 2012 a ITG 1000 começou a ser aplicável e o início de sua vigência estabelecida no exercício do mesmo ano.

A elaboração do texto foi feito de forma colaborativa, com a participação de órgãos governamentais e diversos outros setores da economia brasileira.

imagem que represente relógio
Engana-se quem pensa que tudo foi elaborado rapidamente

Quando elaborada, a minuta foi submetida à audiência pública, para que o Conselho Federal de Contabilidade analisasse todas as sugestões.
Após o encerramento da audiência pública , o CFC juntamente com o GT (Grupo de Trabalho) avaliou todas as sugestões recebidas e complementou à minuta. Direcionando, portanto, para a Câmara Técnica do CFC, que definiu e aprovou o texto final, homologado pelo Plenário do CFC.

POR QUÊ ESCOLHER A TACTUS?

 Na Tactus, adotamos a contabilidade para todos os clientes que se enquadram nas normas que visam a diminuição dos custos relativos à escrituração contábil para micro e pequenas empresas.
Entre em contato conosco agora mesmo para esclarecer suas dúvidas deixando seu comentário nesse artigo, ou solicite uma proposta comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente