Mude seu produto antes que ele morra

Mude seu produto antes que ele morra

Os mercados evoluem continuamente e, concomitante a essa evolução, nosso público desenvolve novas necessidades, e isso acaba gerando novos produtos.

O que é sucesso hoje pode simplesmente desaparecer em pouco tempo, em razão desse processo de evolução.

Neste conteúdo quero falar um pouco sobre o porque o empreendedor não deve “morrer abraçado” ao seu produto ou conteúdo.

Reinventando o produto

O mercado, como dito acima, está em constante evolução e vou citar um exemplo do que aconteceu comigo há algum tempo.

Uma das coisas que eu fiz durante muito tempo foi produzir DVDs. Produzi cerca de 20 temas diferentes em formato de DVD dos meus cursos.

Os dispositivos de armazenamento passaram por uma evolução com o crescimento da tecnologia
Com o avanço da tecnologia foram desenvolvidos novos dispositivos de armazenamento

Esses DVDs eram vendidos através da internet e também presencialmente nas palestras que eu fazia.

Ao fazer uma palestra eu levava uma mala de DVDs e livros para vender, a cada evento eu montava uma espécie de banca onde eu comercializava os meus produtos e isso deu certo durante algum tempo.

Mas com a evolução tecnológica o DVD tornou-se obsoleto e “morreu”, a venda de DVDs em palestras praticamente está morta, salvo alguns casos específicos.

Na época dos DVDs tínhamos uma empresa própria que fazia a venda de centenas de produtos todos os meses.

E hoje em dia nós não trabalhamos mais com o DVD, isso porque ele foi substituído pelo curso online.

Todos os DVDs que o cliente comprava, aguardava receber, poderia receber errado ou nem receber ou mesmo enfrentar um erro no disco na hora da reprodução. Por isso foram substituídos pelo curso online.

Distribuição de conteúdos em grande proporção
Conteúdos disponíveis através da internet em grande proporção

Num curso online ao fazer a compra o cliente terá acesso imediato ao conteúdo, que é muito maior hoje em dia, com um custo muito mais baixo.

Dentro de um disco era possível gravar aproximadamente 40 minutos de conteúdo e ao vender um combo de 5 DVDs, o que era bastante comum, eu colocava um tempo limitado de conteúdo, o que hoje em dia acabou se tornando ilimitado na internet.

O valor de cada curso online pode ser inferior ao valor que era cobrado em um curso através de DVD, porém é possível ter uma escala muito maior.

Hoje em dia existem plataformas que distribuem o conteúdo, são plataformas de produtos digitais que entregam conteúdo através da internet.

Com esse cenário faria sentido para mim ficar “abraçado” ao modelo de DVD?

É claro que não! É preciso desprender-se e ousar nos novos modelos.

Benefícios da tecnologia

Eu também vendia nas minhas palestras meus livros, como citei acima, e hoje cada vez mais os livros são vendidos através da internet.

Se eu tivesse mantido o meu foco somente em “carregar livros” e focado somente nessa estratégia deixaria de vender meus produtos através da estratégia que o e-commerce nos proporcionou.

Hoje as pessoas compram meu livro através da internet e eu mando para elas o livro autografado, que é um diferencial que criei.

E esse livro depois me proporciona a venda de outros produtos digitais.

Quem compra meu livro, após recebê-lo, é abordado com a possibilidade de comprar um curso que é baseado no livro, que é um conhecimento mais prático e complementar ao livro.

Isso ajuda a alavancar os negócios.

Caso eu pensasse que a única alternativa de vender meus livros era através de uma livraria ou mesmo dentro das palestras que eu fazia eu também teria limitado os meus resultados.

Com a utilização dos e-books, que cresce cada dia mais, se eu não migrasse o meu negócio eu perderia muitas possibilidades.

E isso não aconteceu somente no meu nicho.

Durante muito tempo atendemos na Tactus clientes que trabalhavam com fotografia, e você sabe o que aconteceu com a fotografia de um tempo pra cá: a fotografia impressa não morreu, nem foi substituída pela digital 100%, porém, ela ficou restrita a situações específicas.

Ainda é comum que as pessoas façam álbuns de casamento, de festas, quadros ou a impressão de fotos pontuais, mas não são feitos mais os álbuns de fotografia como eram feitos antigamente.

Não faz mais sentido, nós, em razão da tecnologia, uma vez que podemos tiramos milhares de fotos.

Hoje é muito mais fácil registrar um momento e depois transferir essas imagens para o armazenamento em nuvens.

Não faria sentido algum imprimir todas as fotos que tiramos no nosso celular, pois, o número é infinitamente maior.

Mas, algumas empresas acabaram “morrendo abraçadas” aos seus produtos porque não evoluíram, elas não conseguiram enxergar que as coisas mudaram.

Muita gente não soube reinventar a empresa e entender o processo de mudança, e que para isso é preciso mudar o mindset dos fundadores da empresa, a forma de ver as coisas e se reposicionar antes da substituição por completo.

O seu negócio pode ser favorecido com as transformações do mercado
Compreenda como as mudanças do mercado podem favorecer o seu negócio

Em todos os mercados isso acontece.

No mercado contábil, que é o nosso mercado, isso também se dá.

O nosso mercado está mudando, pois a tecnologia está presente de forma muito mais expressiva que antes.  

A tecnologia na contabilidade existe há algum tempo, mas ela não era como hoje.

Então fique atento, pois quem não evoluir e transitar para uma empresa contábil mais tecnológica também vai acabar morrendo.

Transformações serão essenciais para o seu negócio contábil
As mudanças são inevitáveis inclusive na área contábil

O empreendedor atual deve olhar o que está acontecendo no seu mercado hoje, mas deve sempre vislumbrar o que vai acontecer no futuro.

  1. O que a tecnologia pode mudar no seu mercado?
  2. Quais as evoluções de produtos?
  3. Quais as evoluções de serviços?
  4. Quais as evoluções possíveis na entrega?

A visão mais importante de um negócio atual é entender o que pode fazer para ajudar a ter melhores resultados acompanhando a evolução.

Considerando isso será possível perdurar no mercado e ter sucesso a longo prazo na sua empresa.

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