MORAR FORA DO BRASIL E TER NEGÓCIO DIGITAL: DICAS PRÁTICAS PARA GANHAR DINHEIRO

MORAR FORA DO BRASIL E TER NEGÓCIO DIGITAL: DICAS PRÁTICAS PARA GANHAR DINHEIRO

 Muita gente que vai para o mercado digital ou que já está atuando nesse segmento tem um grande sonho: morar fora do Brasil.

Imagem que represente viagem.
Desafios são englobados ao optar ter um negócio digital

E existem várias razões que levam a uma pessoa a ter essa aspiração:

  • Segurança;
  • Qualidade de vida;
  • O próprio “glamour” que envolve morar em outra País;
  • Ter acesso a outras culturas e aprendizados; 
  • Trabalhar melhor uma segunda língua.

São vários fatores positivos que influenciam nesse sonho mas, morar fora do País também traz muitos desafios.

Vou exemplificar, se um cantor brasileiro de sucesso resolve morar em qualquer outro País, ele perde a sua base em que está performando, acaba abrindo espaço para que outras pessoas tomem essa parcela.

Você perde a visibilidade no seu mercado, pois é muito mais difícil participar de um programa de televisão, fazer shows com maior frequência e ter mais acesso da mídia estando fora do seu País de origem.

E trazendo isso para o mercado digital, a situação não é muito diferente.

ENVOLVIDO COM O SEU NEGÓCIO

Quando o empreendedor está no Brasil, já tem uma estrutura física ou mesmo que trabalhe à distância, mas trabalha com o mesmo fuso horário, tem um alinhamento melhor, participa dos eventos que acontecem a todo tempo.

Principalmente quando o seu negócio atinge níveis de performance que exigem que o empreendedor efetivamente tenha uma estrutura para dar suporte a essa performance. Quando um negócio chega a esse nível, é muito mais desafiador viver fora do País e pensar no nomadismo digital.

QUAL ESTRUTURA VOCÊ PLANEJA TER?

Para mim é muito clara a questão do nomadismo digital, porque está muito mais alinhado ao processo de simplificação da sua estrutura.

Os nômades digitais que estão performando, de modo geral, tem uma estrutura relativamente pequena. Envolve, talvez, abrir mão de um crescimento maior em relação ao seu negócio.

Um exemplo clássico dentro do mercado digital que pode te ajudar a entender um pouco mais sobre isso é o do Érico Rocha.

O Érico Rocha durante um tempo morou na Espanha e tocava o seu empreendimento à distância, mas, é nítido que a performance do negócio dele aumentou significativamente quando ele de fato veio para o Brasil.

Ele trocou a morada do exterior, por férias no exterior.

Imagem que represente empreendedora que está de férias
A possibilidade de trabalhar viajando

Isso é perfeitamente possível em qualquer negócio. Estar presente no Brasil, ter uma estrutura, performar melhor aqui e tirar suas férias, quantas vezes desejar por ano em outro País, mas mantendo uma estrutura física presente no País.

O nível do Érico se elevou definitivamente depois que ele optou por estar presente na ignição digital.

UMA VISÃO REAL DO PROCESSO

Além de tudo terá que pensar burocraticamente na sua empresa e onde ela ficará instalada, na Tactus temos muitos clientes que são nômades digitais e para resolver essa questão utilizam a sede virtual que oferecemos gratuitamente aos clientes.

imagem que represente unidade sede virtual
Possibilidade de gerenciar o crescimento do seu negócio

Mas, esses clientes normalmente tem outros negócios fora do Brasil e o empreendimento brasileiro é apenas uma parcela do seu negócio completo.

Se optar por trabalhar deste modo com a Tactus, você tem a parte burocrática garantida com a nossa sede virtual, além dela temos uma estrutura especializada que garante ao seu negócio um processo de segurança.

Paralelo a isso, você tem que contar com uma estrutura para atender a todas as demandas no Brasil e entender que não é possível morar em outro País e vender no Brasil sem ter o processo de entrega, tributação, conta bancária, movimentação e tudo o que acontece na sua empresa sediado no Brasil.

Quem opta por essa linha de trabalho deve ter clareza de que terá que seguir regras próprias no Brasil.

Da mesma forma que se for construir um negócio em outro País terá as regras próprias e particularidades, isso deve ser respeitado.

E quando você se divide neste processo de morada consequentemente também tende a se dividir em relação aos resultados que podem ser obtidos.

 O COMPORTAMENTO ATUAL DOS NÔMADES DIGITAIS

O empreendedor deve ser muito estratégico para manter os resultados do seu negócio ao optar para morar em outro País.

O que eu vejo, na prática, com alguns nômades digitais que estão performando num nível bem interessante, é que eles são nômades digitais mas sempre estão presentes no Brasil, fazem alguns Países e voltam para uma temporada no Brasil se alternando.

Eles não moram fora definitivamente.

Isso não quer dizer que ser um nômade digital “raiz” que viaja em tempo integral não te traga bons resultados, só observo que é muito mais desafiador, na minha concepção, conduzir todo o seu negócio completamente à distância.

Essa é a minha visão a partir da experiência que temos na Tactus de atender centenas de empreendedores digitais.

Pense nestes fatores antes de tomar uma decisão e procure a Tactus! Somos especializados neste tipo de negócio e temos um time preparado para orientá-lo da melhor forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *