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APRENDA COM OS ERROS NO EMPREENDEDORISMO

Tactus APRENDA COM OS ERROS NO EMPREENDEDORISMO

Uma das coisas fundamentais que se deve saber ao ser empreendedor é que inevitavelmente vai cometer erros. Além de cometer erros, muita coisa pode dar errado, mesmo que você não seja diretamente responsável por isso.

A postura do empreendedor digital

Qual deve ser a sua postura, como gestor do negócio, diante dos erros que surgem no dia a dia?

É comum que o empreendedor não tenha o processo de auto responsabilidade, não aceitando que como empreendedor pode cometer erros.

Isso é ruim, com certeza ele vai começar a ter alguns problemas em relação aos resultados,  pelo fato de não aceitar isso.

Um exemplo é que muitas vezes as pessoas que estão à sua volta percebem que está errando e querem te ajudar a entender que uma decisão não está muito certa.  

Mas por não reconhecer e não aceitar a opinião dos outros – muitas vezes e achando imune a erros – o empreendedor comete erros!

imagem que represente empreendedor autoritário
Muitos gestores acreditam que são melhores que todos por estar numa posição privilegiada na empresa

A autoconfiança exagerada pode ser perigosa para o seu negócio.

Quando se acha o dono da razão, acaba ignorando conselhos ou não dando a oportunidade das pessoas lhe darem conselhos que podem ser importantes.

Reconhecer a nossa limitação pessoal é fundamental

Isso já aconteceu comigo na Tactus Contabilidade Digital, há algum tempo, quando resolvemos trocar de software em determinado momento.

O software é o coração de uma empresa contábil, ali são processadas todas as informações do cliente. Na época conheci um novo software, a empresa fez um pitch legal, tomei a decisão de trocar de software sem consultar a minha operação.

Depois de poucos meses de implantação, a operação me chamou e disse que não tinha condições de trabalhar com aquela ferramenta.

O que poderia acontecer se eu fosse teimoso e não aceitasse que aquilo não estava dando certo?

Eu poderia ter prejuízos muito maiores se continuasse insistindo na minha decisão.

O meu time conseguiu me provar por A mais B que eu tinha tomado uma decisão errada, em um fator de alta relevância.

Eu tive que voltar atrás e assumir o prejuízo de ter gasto dinheiro com aquele sistema e refazer coisas que já tinha feito em outro sistema.

Em pouco tempo voltamos para o sistema antigo e foi um prejuízo, mas poderia ter sido muito pior caso eu não reconhecesse os meus erros.

Processo de aprendizagem contínua

Muitas vezes não damos razão para pessoas que podem nos trazer um direcionamento, tudo isso por achar que somos os melhores, os mais entendidos, estudados e conhecedores do nosso negócio.

Mas, com esse perfil de teimosia e soberba, podemos ter muitos problemas.

O empreendedor precisa reconhecer que as pessoas sabem mais do que ele.

Um gestor de sucesso sabe que o caminho é colocar o melhor time a sua volta, como processo de complementaridade das suas habilidades.

imagem que represente admiração entre profissionais
Foque em contratar uma pessoa para fazer coisas melhor do que você faz

Tenha próximo pessoas ainda melhores que você, para que possa ter melhores resultados.

Como empreendedor busco fazer isso, porque sei que essas pessoas vão entregar mais do que eu sou capaz de entregar e ao mesmo tempo, na minha posição, preciso ouvir essas pessoas para tomar as decisões como um todo.

O gestor deve ter uma visão sistêmica do seu negócio, conhecendo sobre o mercado, a própria empresa, pessoas, times, sobre a parte tributária, gestão e a parte financeira sobretudo.

É comum que ele não consiga ter uma visão detalhista sobre cada aspecto da sua empresa conforme ela fica maior. Por isso é essencial a capacidade de ouvir as pessoas, reconhecendo que ele pode realmente contar com ajuda de pessoas nessa jornada para tomar decisões acertadas.

Reconheça os seus e a sua incapacidade de dominar todos os assuntos!

Não é uma tarefa fácil mas é necessária, isso nos ajuda muito a ter resultados.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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