Emprego em empresa de Contabilidade

Emprego em empresa de Contabilidade

Você está cursando a faculdade de contabilidade e não sabe como iniciar a sua carreira?

Quer começar a trabalhar em uma empresa contábil?

É normal que um estudante de contabilidade tenha certos questionamentos que envolvem como conseguir ingressar nesta área.

A primeira coisa que esse estudante precisa entender é que é importante ingressar o quanto antes dentro do mercado contábil.

Quanto mais cedo ele começar mais cedo terá experiência. A experiência prática é muito diferente da acadêmica, que é adquirida na universidade.

O primeiro diferencial que tem trabalhando em uma empresa de contabilidade é o acesso a informações muito mais abrangentes comparadas ao que estuda.

A empresa de contabilidade atende diferentes tipos prestadores, isto trará a possibilidade de contato com diferentes situações.

Uma empresa contábil atende o comércio, prestadores de serviço, indústrias e etc. e isso ajuda que o estudante tenha uma visão mais ampla do que pode fazer em relação à contabilidade.

A empresa contábil permitirá conhecer outras áreas
O atendimento a diferentes tipos de prestadores lhe permite uma visão mais ampla

Existem também outras áreas muito importantes numa empresa e quando um estudante é contratado deve fazer o possível para não se limitar aos aspectos que são relacionados somente a área contábil.

É preciso também olhar para outras áreas como, por exemplo, a área fiscal e tributária.

Esse tipo de contato diverso trará noções práticas sobre cálculo de tributos e sobre o que uma empresa do simples nacional, lucro presumido e até lucro real precisam no âmbito contábil.

Existe um ciclo que deve ser respeitado e para ter uma visão clara dele é fundamental se envolver na maior quantidade de áreas possível.

Trabalhar em uma empresa contábil, que permite essa visão diversificada, será importante pois vai ajudar que o estudante tenha uma performance maior em relação a carreira.

Ingresse o quanto antes no mercado de trabalho.

Muitas vezes o profissional que está cursando contabilidade já tem uma carreira em outra empresa, numa outra função, e se faz a seguinte pergunta:

Vale a pena me sujeitar a ganhar um pouco menos começando do zero
em uma empresa contábil?

Essa é uma escolha que o profissional tem que fazer pensando no peso que ela trará a longo prazo.

Na minha opinião, se a diferença não for tão significativa e se existir a possibilidade financeira mesmo que menos confortável, escolher trabalhar em uma empresa contábil vai ajudar muito o profissional.

Sem a graduação completa e sem registro de CRC existe possibilidade de trabalhar como estagiário, onde a remuneração acaba sendo menor, mas em contrapartida trabalha-se menos horas ou como auxiliar contábil.

Optando por qualquer uma das funções, estagiário ou auxiliar, o estudante terá uma visão mais ampla sobre os papéis de uma empresa contábil na prática.

Ingresse o quanto antes na área, mesmo que para isso seja necessário aceitar uma remuneração menor.

O que pode ser visto como ônus inicialmente trará ganhos imensuráveis para uma futura carreira.

Contratando um profissional contábil

Para a empresa não faz muita diferença como está a formação inicial do profissional, porque ele ainda está estudando.

Nós sabemos que um estudante precisa ser moldado e na Tactus, por exemplo, consideramos muito os aspectos relacionados as características comportamentais no momento da contratação.

Em uma entrevista de emprego são considerados como pontos importantes: a capacidade de comunicação do profissional, o fato dele conseguir mostrar o motivo de estar ali e se ele tem informações sobre a empresa que está se candidatando.

No caso da Tactus por exemplo temos vasta informação disponível na internet.

Se um candidato a uma vaga na nossa empresa chegar até a entrevista sem saber nada sobre ela não será contratado.

Isso porque na nossa concepção o estudante precisa ter a iniciativa de procurar prévia informação referente ao que fazemos, sobre os nossos serviços e etc.

Ele precisa se dar ao trabalho de analisar tudo isso e mostrar um bom diferencial do ponto de vista comportamental para nós.

Nós vamos analisar também como ele lida com o trabalho em equipe, se é uma pessoa comunicativa e se está conectado com a tecnologia.

As empresas contábeis hoje estão completamente voltadas para tecnologia.

Eu inclusive sou autor de um dos livros que fala sobre tecnologia para o mercado contábil e como ela está o transformando.

O livro “Como a tecnologia está mudando as empresas contábeis”, é leitura indispensável para quem está ingressando no mercado.

Uma pessoa que não é ligada a tecnologia não vai se encaixar na cultura de trabalho de uma empresa contábil online como a nossa, por exemplo.

É preciso de fato buscar as habilidades que farão diferença para que tenha sucesso no processo seletivo.

O que pode ajudar muito também é a realização de cursos complementares.

Quais cursos fazer?

Existem cursos de rotinas contábeis que podem ajudar o estudante a entender o funcionamento das rotinas dentro de uma empresa contábil.

Fazendo um curso deste tipo será possível apresentar ao entrevistador ou no próprio currículo uma validação do seu diferencial.

É muito importante contar com cursos práticos que se aplicam a uma empresa contábil, dentre eles existe também o de rotinas ficais que é igualmente enriquecedor.

Procurar conhecimento e formações adicionais só trarão ganhos a alguém que está iniciando no mercado contábil.

Esteja preparado com cursos práticos que se aplicam a rotina contábil
Busque um diferencial por estudar as mudanças do mercado

Concluindo, as dicas que posso deixar para você são:

· Busque ingressar numa empresa contábil para adquirir experiência.

· Entenda que a empresa contábil é uma grande escola prática, busque diferentes níveis de conhecimento no mercado para impulsionar a sua carreira na contabilidade.

·Entenda que a tecnologia está mudando as empresas contábeis e a profissão como um todo, por isso é preciso estar alinhado com a tecnologia.

·Busque formações complementares. Elas vão valorizar o seu currículo fazendo grande diferença no momento de um processo seletivo.

·E por fim tenha características comportamentais positivas como: Comunicação, trabalho em grupo e facilidade em lidar com clientes.

Na Tactus por exemplo contratamos nossos profissionais baseados nos pontos que apontei neste conteúdo.

Levando isso em consideração tenho certeza que terá maiores chances de conseguir um emprego em uma empresa de contabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente