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COPYWRITING E MARKETING DIGITAL

Tactus COPYWRITING E MARKETING DIGITAL

Qual a importância do copywriting dentro do marketing digital?

Para falar um pouco mais sobre isso, estive com Victor Palandi, que começou muito cedo nessa área e hoje é autoridade no assunto.

Vitor começou no digital quando tinha 13 anos e tinha a vontade de ser jornalista, como ele gostava muito de internet enxergou ali uma possibilidade para treinar essa técnica.

Ele escrevia para blog e começou a pensar na situação dos blogueiros profissionais, se perguntando se alguém pagaria pelos seus textos.

Ele entendeu que sim, e começou a escrever como freelancer através de uma plataforma que entregava clientes, uma coisa foi levando a outra.

imagem que represente jovem escrevendo conteúdo
A experiência do copywriter vai crescendo conforme ele coloca a escrita em prática

 

Como começou a escrever profissionalmente com 15 anos, conseguiu ganhar bastante experiência, com 16 abriu seu próprio site o victorpalandi.com e lá começou a fazer marketing digital.

Naquela época não se falava muito sobre copy, o termo não era conhecido, falava-se mais de artigos e textos.

O termo copy veio com Albertoni, que começou a falar sobre isso.

Vitor percebeu que seus clientes começaram a pedir texto para venda, foi aí que viu a plataforma da Hotmart começar a crescer.

Ele começou a escrever e estudar copy, fez muitos cursos – até internacionais- sobre o tema.

O perfil do jovem empreendedor

Victor começou muito jovem, e podemos perceber que o jovem hoje tem no geral muita iniciativa e pouca experiência.

Para quem é jovem e quer começar no digital, perguntamos ao Victor se fosse estabelecer um fluxo de trabalho com os primeiros passos, o que diria para esse jovem?

Victor diz que a primeira dica é não ser muito perfeccionista no início, sempre fazer com carinho mas não se cobrar tanto.

É possível desenvolver muita coisa errando.

Outro ponto é não ter medo de se posicionar como expert.

Mesmo que esteja começando, se posicione como alguém grande.

Tenha sempre um norte, saiba onde quer chegar para não ficar perdido.

É muito fácil da gente se perder com oportunidades que vão surgindo o tempo todo ou novas temáticas.

Hoje no digital existe uma infinidade de temas que podem fazer você se perder e não conseguir evoluir, quando se divide em várias coisas perde o posicionamento.

imagem que represente pessoa fazendo escolha
Uma verdade na internet é que tudo dá dinheiro, mas tem que escolher no que tem mais aptidão

Pense sempre a médio e longo prazo, se não criar um posicionamento, autoridade e uma prova social não vai conseguir ter essa vantagem competitiva sobre os outros.

Trabalhar com copy traz dinheiro?

Copy hoje em dia é uma das profissões mais valiosas, existem poucos bons no Brasil e quando uma empresa encontra ela paga bem.

Como a oferta é pequena e a demanda é grande, isso faz subir o valor.

Muitas empresas já entenderam a força de uma boa copy e estão investindo em profissionais e equipes voltadas completamente para isso.

Esse é um mercado muito bom porque a oferta ainda é baixa, e existe uma variedade muito grande para atuar.

Uma das dificuldades que podem existir é que o copywriter precisa de experiência, nesse ramo não tem como pular etapas, ou seja, é preciso ganhar experiência e estudar cada vez mais!

Acima de tudo, todo copywriter tem que ter uma experiência com projeto próprio, porque é muito diferente lidar com o dinheiro dos outros e dar com o seu dinheiro.

E aí que você cresce, começa a perder dinheiro e é preciso entender que pode errar e vai ganhando cada vez mais experiência para trabalhar melhor com os clientes.

A copy está inserida hoje não somente no texto de uma carta de vendas, ela está inserida no anúncio, no site na loja como um todo.

Desenvolva suas habilidades em copy

A melhor forma de desenvolver é testando.

A copy pode ser um pouco traiçoeira, porque às vezes você escreve uma copy que segue todos os scripts só que não dá certo.

A copy é cheia de conceitos mas também é muito abstrata, é difícil mensurar o que vai dar certo de que não vai dar…é preciso testar muito!

Para isso, recomendamos que faça segmentação e testes, para ver o que dá certo, estudar copy no geral e principalmente ganhar cases.

É importante entender que a copy também não é criatividade pura, muitas vezes você tem uma inspiração e pode adaptar alguma.

Storytelling

Um conceito muito utilizado hoje é o storytelling.

O storytelling é uma estratégia de marketing, os copywriters perceberam que a história é a melhor forma de persuadir.

Se uma pessoa está passando por um problema, é complicado saber a forma certa de abordar oferecendo uma solução para o problema, e o storytelling faz isso.

A abordagem através de uma história, quando é possível transmitir a mesma mensagem de uma forma muito mais leve e assertiva.

Dessa forma, você pode contar a história de outra pessoa, de alguém que venceu depois de ter ido ao fracasso faz com que a pessoa se identifique com a história.

Você consegue passar pela barreira de proteção e a mensagem chega muito clara para essa pessoa.

“O storytelling para mim hoje é a melhor ferramenta de persuasão que a gente tem e está se popularizando cada dia mais a utilização de storytelling como ferramenta.”

-Victor Palandi

Muita história acaba indo para o lado da mentira, isso não é legal, então é preciso tomar cuidado e a depender do nicho o público percebe quando é algo muito fantasioso.

O legal do storytelling é que você consegue fazer uma venda muito mais natural sem fazer tanta força.

A história conecta pessoas

O storytelling mais famoso que temos é a jornada do herói.

Hoje em dia, de modo geral, se a história se conecta mesmo que ela não siga um caminho, ela vai dar certo também.

Por isso, o ponto principal da história é conhecer o seu público.

imagem que represente pessoa interessada em conteúdo
Conhecer bem o seu público é saber o que me deixa a pessoa acordada a noite

Quando descobre o pesadelo do seu público e traz uma solução para isso, cria fortes conexões.

Quanto mais você consegue entender a emoção do seu público, mais história conecta.

Ao fazer uma copy precisa identificar o ponto de dor que a pessoa tem para ser persuasivo depois. A seguir vamos responder às principais perguntas que as pessoas têm sobre esse tema e que contamos com a especialidade do nosso convidado para responder a seguir. Confira!

Leva muito tempo para se tornar um bom copywriter?

Muita gente já vende muito bem, a diferença dessas pessoas para um copywriter é que pessoas como o Victor Palandi sabem aplicar conceitos no momento certo e organizar isso de um jeito persuasivo, mas não é nada muito novo.

O uso de gatilhos mentais se popularizou, qual a importância de colocar os gatilhos certos para empilhar isso dentro de uma copy?

Os gatilhos são essenciais, mas muita gente vê como “peças de lego”, não é bem assim, o ideal é que os gatilhos venham de uma forma natural. 

Uma tendência natural da copy no mercado é vender sem parecer que está vendendo.

Isso porque as pessoas estão criando cada dia mais uma blindagem, e criam uma barreira quando percebem que alguém está tentando vender algo a elas.

Uma copy longa, mesmo que as pessoas não leiam tudo, ainda ajuda no processo de conversão?

Sim!

A parte estética da copy também é importantíssima.

Os grandes best sellers mundiais nos ensinam isso.

Numa copy longa, você escreve um texto bem escrito, mesmo que seja algo mais pesado a pessoa vai rolar e ler as partes importantes isso vai ajudar muito na conversão.

Analise de fato seu o negócio sob ponto de vista de vendas, o quanto você pode ganhar de cada um, o quanto cada pessoa pode reverter a médio e longo prazo, até porque isso ajuda também no custo de aquisição.

Atração e retenção de clientes

A Tactus Contabilidade Digital, por exemplo, escreve sempre pensando em tudo isso. O serviço de contabilidade acaba sendo um pouco frio, é natural que seja um desafio conseguir criar a essência de comunidade na contabilidade.

Os mercados que não têm muita experiência em copy e tem uma dificuldade natural de entender o quanto eles podem ser persuasivos através das estratégias de copy, existe muito aprendizado para todos esses mercados.

Como contador é muito técnico, a copy dele era  a proposta padrão.

Ele sempre utilizou o resumo de um contrato, desde quando nós começamos a atender 2001/2015 digital reformulamos fortemente isso na Tactus Contabilidade Digital.

Sempre foi forte a ideia que só era possível vender contabilidade fazendo uma negociação presencial.

Nós mostramos para o mercado que é possível vender o serviço de contabilidade fazendo toda negociação através de WhatsApp ou através de uma ferramenta.

Acumulamos quase 3.000 conversões que não foram presenciais, existe algumas quebras de paradigma que o pessoal acabou notando que efetivamente era possível em um processo de transformação.

Olhe as fraquezas com muito carinho e também olhe as coisas que as pessoas têm de melhor. Isso porque no momento de montar uma oferta consegue deixar as suas fraquezas mais silenciosas e dá mais peso aos seus diferenciais, aumentando a sua conversão.

Não busque imediatismo no mercado digital!

Os resultados não são imediatos, dependem de muitos fatores e principalmente dão muito trabalho.

Para quem está no zero começando alguma coisa no mercado digital, quais cuidados precisa ter para ter sucesso?

Não se torne refém de uma única estratégia.

Isso porque você corre o risco de se perder nessa estratégia e não pode ser refém também de uma plataforma ou de uma ferramenta, tenha sempre uma lista de e-mail segura.

Quem está começando deve entender a importância de investir.

Você pode até começar com essencial, mas alguma coisa vai ter que comprar, nem que seja o seu domínio.

É possível investir um pouco e caminhar com uma visão, sem se frustrar com a falta de resultados imediatos.

Seja realista, não seja refém de ferramentas!

O mercado digital é promissor, mas para ter resultados é essencial ter consistência na direção certa.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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