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Como vender na internet: 7 passos usados pelos maiores vendedores digitais

Imagem mostra jovem mulher sentada no sofá à frente do notebook e comemorando uma venda, pois agora ela sabe como vender na internet

Se você está buscando como vender na internet, saiba que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Para ter sucesso nas vendas, basta seguir um processo como qualquer outro que você já tenha aprendido na escola ou no seu trabalho formal.

Com base na nossa experiência de mais de 10 anos no mercado digital, vamos mostrar para você o passo a passo mais simples e rápido para vender na internet.

1) Defina o que você deseja vender na internet

A internet é um oceano de oportunidades, mas você precisa ter foco para não se afogar em meio a tantas informações disponíveis.

Por isso, deve dedicar um tempo especial para criar um plano e segui-lo à risca, fazendo adaptações conforme vai aprendendo durante o processo.

O primeiro a se fazer é definir qual tipo de produto ou serviço você deseja vender, como:

Produtos físicos

Hoje os consumidores preferem comprar mais pela internet do que nos comércios tradicionais.

E para começar a vender na internet produtos físicos, você não precisa sequer ter este produto em estoque.

É possível se afiliar a Programas de Afiliados como da Amazon e Parceiro Magalu

Ou até mesmo escolher um produto na Monetizze e em outras plataformas digitais para divulgar e ganhar uma comissão pela venda.

Outra possibilidade é você cadastrar seus produtos em marketplaces (Mercado Livre, OLX, Amazon etc.) ou criar seu próprio e-commerce em plataformas como Tray e Nuvemshop.

Infoprodutos 

Você pode também optar por vender infoprodutos, como cursos online e e-books.

Em plataformas digitais como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Kiwify, existe uma infinidade de produtos para você se afiliar e fazer a sua divulgação.

Com certeza você conhece pessoas que desejam emagrecer, ganhar uma renda extra, melhorar a qualidade do sono e até mesmo cuidar de plantas.

Acredite: para tudo isso (e muito mais) existe um infoproduto pronto para você divulgar e se tornar um afiliado de sucesso.

E, claro, você pode também criar o seu próprio Infoproduto e disponibilizá-lo nessas plataformas digitais.

Serviços

Você já parou para pensar que pode usar suas próprias habilidades — ou aprender algo novo — para prestar serviços digitais?

Essa, sem dúvidas, é a forma mais rápida e fácil de vender na Internet, pois os empresários têm sofrido bastante com mão de obra precária.

Alguns serviços que você pode aprender rapidamente e já começar a vender para seus primeiros clientes:

  • Suporte para lançamentos digitais;
  • Secretária virtual;
  • Social Media;
  • Gestor de tráfego;
  • Copywriter;
  • E outros.

E você pode também vender na internet os serviços em que você já é especialista, como professor, nutricionista e até mesmo higienização de estofados, dentre outros.

O mercado na internet é amplo e permite a qualquer pessoa vender qualquer serviço, desde que seja capacitada e respeite os processos a seguir.

2) Defina o mercado em que deseja atuar

Quando você busca como vender na internet, verá que existem milhares de possibilidades em mercados diferentes.

Para não perder o foco, procure entender quais desses produtos/serviços têm mais a ver com você.

Isso vai facilitar para gerar conexão com o seu público e te deixar mais à vontade para explicar sobre este produto/serviço, se for necessário.

Alguns exemplos de mercados com alta demanda são:

Para fazer essa escolha, você deve entender que quanto maior for o faturamento do mercado, maior será a concorrência.

E quanto mais segmentado for o seu nicho, menor será a concorrência. Mas também a procura pelo seu produto/serviço será reduzida.

3) Defina seu público comprador

Não caia no erro de achar que seu produto/serviço é para todo mundo.

Na internet existe uma guerra pela atenção das pessoas. E a regra é: quem fala para todo mundo, não fala para ninguém.

Você deve entender quem é seu público, quais seus medos, desejos e necessidades e como seu produto/serviço os beneficia na prática.

Algumas dicas para você encontrar essas respostas são:

  • Com que tipo de público eu consigo me conectar com mais facilidade?
  • Qual é o público majoritário das minhas redes sociais e do meu Whatsapp?
  • Meu produto/serviço “conversa” com esse público?
  • Quais são os desafios enfrentados por essas pessoas no dia a dia?
  • Quais são os grandes desejos dessas pessoas?
  • Meu produto/serviço soluciona esses desejos?
  • Qual é o nível de renda do meu público? Eles comprariam um produto de maior valor agregado ou apenas soluções mais baratinhas?

É importante você refletir sobre essas questões para construir uma estratégia de conteúdo que vai prender a atenção dessas pessoas, para depois realizar a venda.

4) Defina seus canais de divulgação

Agora que você já tem um produto/serviço na mão, é preciso entender quais serão seus canais de divulgação.

Caso seja um produto com forte apelo estético ou financeiro, por exemplo, o Instagram e o Tik Tok podem ser um ótimo canal de divulgação.

Já se o seu produto será vendido para empresas (B2B), o Linkedin e o Google são canais mais atrativos.

Mas você não deve se prender apenas a essas opções. Existem diversos canais que você pode utilizar, como:

  • Instagram (orgânico e tráfego pago);
  • Facebook (orgânico e tráfego pago);
  • Tik Tok;
  • Whatsapp;
  • Google (orgânico e tráfego pago);
  • Google Meu Negócio, para negócios locais;
  • Linkedin (orgânico e tráfego pago);
  • Pinterest;
  • Seu próprio site;
  • Etc.

5) Crie uma página de vendas

Existem produtos e serviços que você conseguirá fazer a venda diretamente pelo seu Whatsapp ou pelas suas redes sociais.

Mas não se pode negar que suas chances aumentam muito quando se tem uma página de vendas contendo:

  • Chamada com a principal promessa do seu produto/serviço;
  • Benefícios;
  • Quais problemas ele resolve;
  • Como ele soluciona esses problemas;
  • Quais são seus diferenciais em relação à concorrência;
  • Qual é a garantia;
  • E outras informações que seu público vai considerar antes de comprar.

Você pode criar uma página de vendas em um site WordPress ou em outras plataformas gratuitas, como Wix.

Caso você vá vender um Infoproduto, as próprias plataformas digitais oferecem ferramentas para construir sua página de vendas.

E muitos Infoprodutores disponibilizam aos seus afiliados páginas prontas apenas para eles copiarem e iniciarem a sua divulgação.

6) Gere tráfego para sua página de vendas

Pense na página de vendas como uma vitrine inteligente da sua loja, que além de exibir o seu produto, ainda traz argumentos que vão direcionar para a venda.

Mas de nada adianta uma vitrine sem que haja público para apreciá-la, concorda?

Para isso você vai precisar de algumas estratégias para gerar tráfego para essa página, como:

  • Criação de conteúdo nas redes sociais;
  • Campanhas de tráfego pago (Google Ads, Meta Ads, Linkedin Ads etc.);
  • SEO (Search Engine Optimization), que é a criação de conteúdos estratégicos em seu site para rankear organicamente no Google;
  • Mensagem direta no Whatsapp;
  • Dentre outras estratégias.

7) Não desista e aprimore este processo continuamente

Por mais que você se planeje e siga o plano à risca, a verdade é que na maioria das vezes terão desafios no caminho que não estavam no script.

Não se desespere se o seu esforço não for recompensado de imediato.

O processo de vender produtos na internet é um aprendizado contínuo, que requer testes, dedicação e aprimoramentos até encontrar o caminho certo.

Por isso, não acredite em facilidades, mas também não desista diante dos primeiros desafios.

Da mesma forma que você já aprendeu diversas outras habilidades na sua vida, nada lhe impede de também dominar o processo de como vender na internet. 

8) Formalize seu negócio online

Para vender na internet, você pode até começar de maneira informal, recebendo seus ganhos como pessoa física.

Mas conforme os resultados forem crescendo, é fundamental formalizar o seu negócio para regularizar esses ganhos e pagar menos impostos.

Neste momento, você poderá contar com a nossa Contabilidade especializada no mercado digital e se juntar aos nossos mais de 3 mil clientes digitais.

E se você já tomou essa decisão de abrir a sua empresa ou trocar de contador, agende agora uma conversa com nossos especialistas no mercado digital.

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Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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