Como ser um afiliado: o que é, tipos de afiliados e muito mais!

Em dúvida sobre como ser um afiliado? Veja aqui estratégias úteis para promover produtos e serviços online, ganhar comissões e obter uma fonte de renda.

O que é um afiliado

Se você já ouviu falar em afiliado, mas não sabe exatamente do que se trata, entenda que esse nome é dado a pessoas ou empresas que ganham dinheiro recomendando produtos ou serviços de terceiros pela internet.

Basicamente, elas indicam os itens por meio de um blog ou redes sociais e recebem uma comissão quando um usuário faz uma compra.

Trabalhar dessa maneira oferece várias vantagens como flexibilidade e liberdade para realizar atividades em diferentes momentos, elas podem ser feitas nos dias e horários que preferir.

Também consiste numa forma de negócio que não requer grande investimento. Além disso, existem inúmeros tipos de mercadorias e programas para participar.

No entanto, embora qualquer internauta possa empreender nessa área, para obter uma boa renda é preciso ter um público engajado.

Sendo assim, neste texto, você encontrará informações valiosas sobre como ser um afiliado de sucesso, com diversas técnicas para atrair usuários e aumentar as chances de venda. Portanto, continue lendo!

Como ser um afiliado?

Como ser um afiliado

Ser afiliado consiste numa excelente oportunidade de conseguir obter uma renda online, mas é necessário se dedicar para construir um negócio estável.

Então, confira as estratégias abaixo para saber como empreender da melhor maneira.

Escolha e estude o seu nicho

As pessoas costumam adquirir produtos recomendados por quem conhece bem um determinado assunto. Por essa razão, é aconselhável que você procure se especializar em um ramo específico para ser bem sucedido como afiliado.

Pense num segmento que mais se alinha com seus interesses, habilidades e objetivos.

Também faça buscas por nichos que estão em crescimento online e apresentam baixa concorrência. É possível obter esse tipo de informação realizando pesquisas com termos relacionados a área em sites, como Ubersuggest e Google Adwords.

Assim, ao escolher um setor que goste e conhece, será mais fácil se dedicar e vencer os desafios.

Dependendo do nicho, também pode valer mais a pena trabalhar com plataformas próprias de afiliados como a Amazon, Awin e Lomadee, por exemplo.

No entanto, verifique se essas plataformas aceitas afiliados pessoas físicas ou apenas jurídicas também. Veja mais sobre em Afiliado precisa ter CNPJ?

Defina com que produtos quer trabalhar

Ao iniciar um negócio como afiliado, é recomendável que você avalie vários produtos e serviços que tenham relação com seu nicho.

Sempre leve em consideração o perfil do seu público-alvo, pense de que maneira o item oferecido tem a probabilidade de ser útil para os usuários, que tipo de problemas ele resolve.

Além disso, verifique a qualidade e a reputação da empresa por trás dele. Faça pesquisas, leia as avaliações e opiniões de clientes para ter certeza de que se trata de algo de qualidade.

Também não se esqueça de analisar a concorrência, pois caso muitas organizações comercializem a mercadoria, as oportunidades de venda são menores.

Faça suas personas

Persona é um termo utilizado no marketing digital para descrever o perfil fictício de um usuário que tem chances de adquirir o produto ou serviço sugerido.

Para montar essa representação, basta obter informações importantes sobre esse tipo de seguidor, como idade, sexo, interesses, preferências, objetivos, desafios, hábitos de compra e outros.

Depois que conseguir esses dados, você pode criar estratégias que atraiam a atenção desse personagem.

Por exemplo, é possível desenvolver anúncios personalizados, saber em qual plataforma realizar publicações ou que forma de conteúdo pode ser mais eficaz na conversão de vendas para um determinado programa de afiliado.

Faça um blog

Criar um blog para trabalhar como afiliado é uma boa ideia. 

Um site consiste num meio de comunicação que muitas pessoas usam para obter informação a respeito de um produto ou serviço. Entretanto, é essencial investir tempo e esforço na criação de conteúdo de qualidade que seja relevante para seu público.

Procure apresentar análises, dicas, tutoriais e comparativos das mercadorias que recomenda, assim os usuários farão a compra de modo consciente.

Além disso, não se esqueça de utilizar as técnicas de SEO para aumentar a possibilidade das suas páginas serem exibidas nas primeiras posições das pesquisas do Google.

Tenha um e-mail marketing

O e-mail marketing consiste em enviar mensagens para uma lista de contatos com intuito de estimular os recebedores a realizarem alguma ação.

Com esse método, é possível construir um relacionamento com o público. Quando o programa de afiliado aceita, ele também serve para você divulgar os produtos ou serviços.

Contudo, é necessário solicitar a autorização dos usuários antes de encaminhar esse tipo de mensagem. Oferecer incentivos para as pessoas se inscreverem, como um e-book gratuito, sorteio de brindes e acesso a conteúdo Premium costumam ser maneiras eficazes de conseguir a permissão.

Não deixe de atualizar as redes sociais

As redes sociais são uma das plataformas mais utilizadas por afiliados para se aproximar de um público maior e potencialmente interessado nos produtos que eles indicam.

Portanto, é aconselhável que você faça o mesmo e procure engajar seus seguidores com frequência, postando conteúdo relevante e de valor.

Além disso, fique atento às tendências e oportunidades que, muitas vezes, surgem nesses canais. Pesquise e acompanhe hashtags referentes ao seu ramo para descobrir quais assuntos estão sendo discutidos e são mais populares no momento.

Seguir influenciadores relacionados ao seu nicho também não deixa de ser excelente tática.

Invista em conteúdo relevante e de boa qualidade

A indicação dos produtos ou serviços pode ser feita por meio de um blog, pelas páginas das redes sociais, vídeos e mais. Contudo, em qualquer local é indispensável apresentar conteúdo útil para os usuários.

Para montar um material de qualidade você só precisa fazer pesquisas e publicar as informações de modo detalhado com técnicas de SEO.

Fora isso, é importante tenha um bom equipamento que evite perda de tempo com travamentos ou lentidão e consiga rodar os programas necessários para produzir uma alta quantidade de postagens com frequência.

Aliás, se você não possui um computador adequado para trabalhar como afiliado confira também os melhores notebooks.

Tipos de afiliados no mercado

Tipos de afiliados

No mercado, existem vários tipos de afiliados, cada um com características e abordagens diferentes. Então, continue lendo e descubra qual modelo pode ser mais interessante para você e como aplicá-lo.

Autoridade

Alguém que possui experiência e conhecimento especializado em um determinado nicho pode ser chamado de autoridade.

Geralmente, esse tipo de afiliado tende a criar e compartilhar conteúdo de alta qualidade com informações confiáveis e recomendações honestas nos seus canais, como blogs, sites, podcasts, vídeos ou redes sociais.

Graças a isso, ele consegue atrair usuários e estabelecer uma boa renda praticamente sem qualquer investimento.

Para se trabalhar dessa forma, basta empregar da melhor maneira técnicas de SEO, desenvolver boas práticas de e-mail marketing e remarketing.

A desvantagem de atuar assim está no fato que leva muito tempo para alcançar esse nível.

Investidor

Nessa categoria estão os afiliados que se concentram em se aproximar do público por meio de anúncios pagos.

Normalmente, eles indicam os produtos e serviços exibindo propagandas em plataformas, como Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, YouTube Ads e outros. Quem atua desse modo costuma ser especialista em mídias pagas.

Também conhecem diversas técnicas para montar campanhas de marketing digital que realmente se tornam em vendas.

Eles sabem produzir conteúdo copywriting de alta qualidade, além de entenderem bem de retornos sobre investimentos. Todavia, é necessário ter capital financeiro para conquistar os melhores resultados.

Apresentador

Aqueles que possuem um número alto de seguidores em canais de conteúdo em vídeo ou áudio, como YouTube, Instagram, TikTok e podcasts se encaixam no perfil apresentador.

Para ser afiliado desse jeito, é aconselhável que você tenha equipamentos, como câmeras, microfones, sistemas de som, fones de ouvido, etc.

Também é importante possuir conhecimento na produção de conteúdo nesses formatos. Esse mercado está em crescimento, principalmente no que se refere a tutoriais e o público é mais engajado, por isso oferece ótimos rendimentos. 

No entanto, para atingir os objetivos requer dedicação e investimento.

Renda extra

Algumas pessoas participam de programas de afiliados apenas para conseguir uma renda extra. Nesse caso, elas não investem nenhum dinheiro e nem se dedicam o suficiente para trazer novos usuários para seus canais.

O rendimento que obtêm, na maior parte das vezes, é oriundo da divulgação de links dos produtos feita a amigos e parentes.

Após o cadastro efetuado em sites, como a Amazon Afiliados, Hotmart, Eduzz e Monetizze, elas indicam os itens pessoalmente ou por redes sociais.

Para se destacar nessa atividade é importante conhecer um grande público e acima de tudo, ser capaz de manter a perseverança a cada recomendação.

Cientista

Há afiliados que utilizam todos os tipos de estratégias para tornar seu negócio um sucesso.

Eles fazem campanhas pagas, postam nas redes sociais e blogs conteúdo orgânico, a fim de aumentar as possibilidades de venda.

Empreender desse modo requer diversas habilidades, entre elas está a capacidade de gerenciar bem o gasto com anúncios.

O material escrito ou publicado em áudio ou vídeo também tem que ser relevante, do contrário não compensará o esforço.

Outros conhecimentos aprofundados que cientista possui são as técnicas de SEO e copywriting. Contudo, para chegar a esse patamar é necessário alguns anos de empenho.

Saiba como ser um afiliado e comece a trabalhar!

Ser um afiliado se trata de uma ótima oportunidade para empreender no mundo digital.

Com dedicação e estratégia você pode construir um negócio lucrativo e sustentável. Basta usar algumas técnicas, como escolher um nicho de mercado adequado, selecionar produtos de qualidade e conhecer seu público.

A partir daí, encontre a melhor plataforma e poste conteúdo de qualidade.

Lembre-se de que o sucesso depende não apenas do conhecimento e das habilidades adquiridas, mas também do comprometimento e da paixão que você deposita na atividade, bem como estar com seu negócio regularizado.

Com planejamento, organização e o apoio de uma contabilidade experiente, como a Tactus, é possível evitar os riscos fiscais e garantir a conformidade da sua empresa. 

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Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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