Como contratar uma empresa de contabilidade

Como contratar uma empresa de contabilidade

Como contratar um serviço de contabilidade e o que o empreendedor precisa levar consideração neste processo?

A primeira coisa que o empreendedor precisa entender é se, de fato, tem a necessidade de um serviço especializado para atender a sua empresa.

Digo isso porque muitas atividades não precisam de um atendimento especializados, pois são muito comuns.

Ao montar um comércio de alimentos, por exemplo, terá uma atividade muito comum, de modo geral, se forem empresas de pequeno porte.

Não importa se é um supermercado, uma mercearia, uma quitanda ou algo assim, são atividades muito próximas e o profissional contábil não precisa de uma especialização para atender, ele não precisa conhecer particularidades do negócio, pois é um atendimento comum.

Por outro, lado existem outros negócios onde é importante e essencial que o profissional contábil conheça profundamente as especificidades, senão ele pode cometer alguns erros no atendimento prejudicando de forma grave a empresa.

Mercado Digital

Essas especificidades acontecem muito no mercado de marketing de afiliados.

Alguns mercados digitais têm especificações de trabalho muito diferenciadas, e uma pessoa que não trabalha com nada disso não tem familiaridade com as operações com plataformas não conseguirá entender a transação toda e nem as relações que existem entre os diferentes agentes desse modelo de negócio.

Alguns negócios necessitam de um atendimento especializado
Mercados digitais exigem um atendimento específico

Portanto, neste caso, será um erro contratar “qualquer” empresa, que não conhece este mercado.

Mesmo o que você não enxergue, o que é feito contabilmente gera um grande impacto se for feito errado.

Essa possibilidade de erros acontece em todos os nichos que exigem alguma especificidade.

Assim, é preciso reconhecer que algumas empresas precisam de atendimento mais específico e outras, com um atendimento mais geral, será suficiente para vencer as suas demandas.

Além de reconhecer se a sua atividade tem ou não demandas específicas é preciso entender o que você espera para a sua empresa no que se relaciona à prestação de serviços contábeis.

Para avaliar o que você precisa procure responder alguns simples questionamentos como:

  • Você quer um atendimento que seja feito na empresa contábil presencialmente?
  • Você espera que alguém retire ou não os seus documentos na sua empresa?
  • Você sente a necessidade de conversar com alguém presencialmente para resolver essas demandas?
  • Você precisa de mais informações para a sua tomada de decisões?
  • Você precisa de um balancete mensal?
  • Ou o seu balancete só será usado para imposto de renda, lucros e para ter isenção tributária?
  • Você precisa falar com uma pessoa de forma virtual, mas com uma pessoa de fato ou será suficiente ser atendido por tickets?

Existe uma infinidade de formas de uma contabilidade prestar serviços e algumas empresas contábeis utilizam diferentes possibilidades de atendimento.

Qual tipo de contabilidade contratar?

O que você precisa entender é: qual o modelo que te trará maior conexão com o seu negócio para, então, fazer a melhor contratação.

Se você gosta de ser atendido presencialmente e a empresa contábil só atua de forma digital isso não vai dar certo, a empresa não vai te entregar o que você espera no fim do processo.

Identifique qual é o melhor modelo de atendimento para o seu perfil
Deve existir uma afinidade entre o seu negócio e o modelo de contabilidade contratada

Portanto, você precisa entender como quer ser atendido, para depois contratar o tipo de contabilidade que se encaixa melhor com a sua empresa e o que de fato quer contratar.

É muito comum que o empreendedor se “encante” pelas empresas que oferecem serviços de contabilidade online, esse tipo de empresa propõe uma prestação de serviços por um preço muito baixo.

Ao contratar este tipo de serviço você acha que está tendo uma grande vantagem ao pagar um valor tão baixo mensalmente, mas não entende que é você quem executa grande parte do serviço que seria de responsabilidade da empresa, se o serviço estivesse no formato de contabilidade digital, que é “concorrente” deste formato.

Numa empresa online o cliente precisa:

  • Inserir todas as informações;
  • Fazer toda a categorização de despesas;
  • Puxar o seu próprio imposto;
  • Fazer a sua própria apuração;
  • Gerar as suas próprias guias.

Em contrapartida você tem os formatos de contabilidade digital que fazem isso para você e ainda fornecem a sua empresa informações adicionais, com uma diferença de preço que vale muito a pena quando comparada ao ganho de tempo e de informações que são muito superiores.

Contratar uma empresa contábil que “trabalha” para você, vale muito mais a pena. Só é preciso saber o que você está contratando.

Tenha claro que existem diferentes modelos de negócios contábeis no Brasil e diferentes necessidades de clientes.

O cliente tem que entender o modelo que mais atende a empresa dele.

Não existe milagre no mercado, se um preço é baixo demais, quando comparado ao praticado normalmente no mercado, alguma coisa essa prestação de serviços tem de “diferente”.

Geralmente ou esse serviço utiliza prioritariamente a tecnologia e não te dá acesso às pessoas ou você vai fazer o serviço por eles.

Após essas definições há uma outra consideração importante: você realmente sabe se essa empresa que está contratando é regular?

Segurança ao contratar uma contabilidade

Existem formas para que você saiba disso. Basta acessar o site regional de contabilidade do seu estado e consultar o profissional pelo nome.

Uma recente resolução obriga que as peças de publicidade de uma empresa contábil ou de um profissional da contabilidade tenha o número desse registro.

Esse é um fator facilitador também para a sua consulta, pois, pelo número saberá se a empresa existe e está regular.

Sempre que consultar perceba que vai existir o registro da empresa e do profissional responsável, que pode ser mais de um.

O profissional que faz o fechamento contábil é responsável por aquela escrituração e ele tem que ser registrado no conselho.

O registro do profissional garante que ele passou por uma qualificação técnica para exercer a função. Assim como um médico são profissões regulamentadas.

Verifique se a contabilidade contrata está corretamente regulamentada
Consulte o registro do profissional de contabilidade para verificar se está regularizado

Portanto, sempre consulte se o profissional realmente está regulamentado e registrado e se a empresa pode te atender e, por fim, se profissional realmente é da contabilidade.

Se o empreendedor considerar esses fatores já terá possibilidade de fazer uma boa escolha dos seus serviços contábeis.

Ainda tem dúvidas sobre essa escolha? Entre em contato conosco agora mesmo!!

Nossa equipe terá o prazer de atendê-lo e tirar as dúvidas sobre como contratar uma empresa de contabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente