Como conquistar Leads com e-mail marketing

Como conquistar Leads com e-mail marketing

Conquistar leads qualificados utilizando programas de e-mail marketing

Não importa que tipo de negócio você tem, seja ele online ou não, sempre será de suma importância conquistar novos clientes, pois, são eles que fazem você crescer e ser reconhecido em seu mercado.

Por esse motivo, toda estratégia pensada no crescimento do seu empreendimento deve ter foco na arrecadação de informações de seus clientes potenciais.

Novos clientes
Eficiência de e-mail marketing

O que é lead e como conquistar suas informações usando um programa de e-mail marketing

Um lead é alguém que entra em contato com sua empresa em busca de mais informações sobre seu produto ou serviço.

É um consumidor em potencial que demonstra interesse por sua marca, esse interesse é entendido a partir do momento que o usuário realiza o preenchimento de formulários de inscrição para receber suas ofertas, novidades ou até mesmo um boletim informativo (newsletter).

O preenchimento do formulário significa a conquista do e-mail desse potencial cliente e uma chance de fazer contato regularmente com ele.

Este processo de captação de leads pode ser facilmente estruturado com ajuda de um programa de e-mail marketing que disponibiliza desde o formulário para coleta de dados, a “landing page” ou página de destino e ferramentas analíticas que te permitem conhecer tudo o que você precisa saber sobre este cliente em potencial.

Contudo, a verdade é que nem todos devem ser abordado pela equipe de vendas, existem aqueles que estão prontos para conversão, ou seja, que já identificaram o seu problema e estão em busca de uma solução, e estão aqueles que apenas procuram por informação e precisam de uma nutrição antes de ser abordados para efetivar a venda.

Envio de email para lead
Diferentes tipos de Leads

Podemos classificar os leads em qualificados e não qualificados de acordo com o seu estágio no funil de vendas. Essa classificação pode ser resumida em três grandes grupos:

  • Leads que estão com intenção de compra clara, possuem grande potencial de conversão a curto prazo;
  • Leads que ainda não estão no momento certo da compra, mas que demonstram real interesse pelo seu produto ou serviço;
  • Leads ruins para vendas (geralmente pessoas que apenas estão interessadas no seu conteúdo, mas que não conseguiriam converter por diferentes motivos)

Os Leads do primeiro grupo são os ideais de serem passados para o time de vendas.

Este grupo é chamado de leads qualificados: Alguém que está realmente considerando comprar seu produto ou contratar seu serviço

Já os Leads do segundo devem passar por um processo de nutrição antes que os vendedores entrem em contato.

E os Leads do Terceiro são aqueles que demostram interesse ou até gostam do seu conteúdo, mas pode não se encaixar no seu tipo de cliente.

Uma vez identificados os leads qualificados é preciso que o conteúdo de suas ações seja mais específico para convencer de que você oferece a melhor solução para seu problema.

Mas atenção! Para construir uma boa lista de contatos qualificados, você precisa tanto de autorização por parte do usuário quanto do seu engajamento, por tanto, jamais compre listas de e-mail! As pessoas nessas listas não solicitaram (muito menos autorizaram) receber e-mails da sua empresa.

A consequência será uma péssima imagem e uma enorme insatisfação por parte dos usuários.

Para evitar mal-entendidos e garantir a qualidade dos contatos adquiridos, as plataformas de e-mail marketing disponibilizam a ferramenta Opt-in, a qual se utiliza para que seus assinantes confirmem seu cadastro por e-mail de forma automatizada.

Desta forma a qualidade do seu banco de dados é assegurada e não precisa se preocupar mais com isso.

Busque qualidade no serviço
Saiba diferenciar o Lead, para enviar o conteúdo correto.

Como utilizar o Inbound Marketing numa plataforma de envio de e-mails massivos

O Inbound Marketing é uma estratégia inovadora que atrai as pessoas pelo interesse, e não pela oferta de bens de consumo.

Ele trabalha fortemente ligado ao marketing de conteúdo, criando conteúdos únicos e direcionados para o seu público, que, sentindo-se atraído pela qualidade e relevância do material, passa a se comprometer e a se engajar com a sua marca.

O grande diferencial desta técnica é construir uma relação entre o lead e sua marca de forma natural e com benefício mútuo, mas não é só isso, a estratégia visa atrair e captar estes leads para seu negócio de maneira mais assertiva.

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de nutrição de leads, ou seja, um veículo de comunicação que mantém o seu prospecto informado a respeito da sua marca, portanto, combinado com uma estratégia de Inbound Marketing, ele se torna mais do que isso: O e-mail marketing passa a levar conteúdos cada vez mais personalizados para seu lead, instigando-o a respeito de como solucionar aquele “problema” que o assombra.

7 passos para garantir o sucesso de suas campanhas utilizando Apps de e-mail marketing

Alguns dos contatos adquiridos demonstraram maiores níveis de engajamento com o conteúdo produzido, que podem ser medidos através da plataforma de e-mail marketing.

Alguns dados relevantes podem ser coletados através dela, como quantos links foram clicados, o tempo que o usuário permaneceu consumindo o conteúdo recebido e quantos e-mails foram lidos ou direcionados para caixa de spam.

Em resumo, a plataforma de e-mail marketing te permite avaliar de forma profissional e objetiva que clientes possuem um nível de engajamento elevado e estão mais sucintos a realizar uma compra.

A seguir veremos sete passos que podem ser realizados na aplicação de e-mail marketing para conquistar o sucesso de suas campanhas, desde a captação de informações até a fidelização do usuário:

  1. Crie um formulário para cadastro no site: Inserido em todas as páginas, em alguma parte específica ou no final de uma postagem do seu blog, o formulário deve ser o mais simples possível, somente “Cadastre seu e-mail”, sem nome, telefone ou qualquer outro campo. Recordando que um formulário curto normalmente gera mais conversões, caberá depois a outra estratégia captar as demais informações.
  2. Utilize Pop-ups para atrair atenção e contatos: Os Pop-ups usados de forma correta trazem resultados positivos para sua empresa. Utilize iscas como cupons de descontos para atrair contatos a seu funil de vendas.
  3. Crie landing pages responsivas: Use as landing pages para aumentar a conversão de contatos em sua base. Nessa página você deve colocar apenas as informações mais importantes para conquistar o cadastro do contato, sem distrações, foco no formulário e o botão de conversão em destaque.
  4. Faça disparos de e-mail com objetivos específicos para cada pessoa: Baseie os tipos de e-mail de acordo com o estágio do funil no qual a pessoa está.
  5. Promova um e-mail marketing específico para cada lead: Pense em uma sequência baseada em um evento ou uma característica pessoal do seu público.
  6. Envie newsletter: Mande conteúdos que possam educar e qualificar cada vez mais seu lead.
  7. Crie um relacionamento com seus clientes e leads atuais: Estabeleça intervalos de tempo para enviar e-mail, não envie todo o conteúdo de uma vez só. Crie um vínculo saudável e próspero a longo prazo.
Conquistar clientes
Disparo de e-mail marketing pode trazer um grande numero de novos Leads

No marketing digital, criar uma lista de e-mails é absolutamente essencial.

Se você não começou a captar leads, não adie mais.

Comece o quanto antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
%d blogueiros gostam disto: